Direto do túnel do tempo (59)

527743_490108021042600_438351898_nRIO DE JANEIRO – Mais uma daquelas fotos cujo registro não pode passar impune: Curva do Gasômetro, circuito de Monte-Carlo, 1955. Alberto Ascari, o grande bicampeão italiano, aqui flagrado a bordo de sua Lancia D50 durante a disputa daquela corrida.

Na 81ª volta de um total de 100 (isso mesmo, 100 voltas!), o piloto vinha em segundo atrás de Stirling Moss, quando perdeu o controle da D50 na saída do túnel e caiu no mar com carro e tudo. Homens-rã foram acionados para salvar Ascari, que naquele dia 22 de maio disputaria coincidentemente sua 32ª e última corrida de Fórmula 1. O piloto morreu quatro dias depois em Monza, durante testes particulares, deixando órfãos os torcedores de seu país, que nunca mais viram um italiano campeão do mundo.

Há 58 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • No filme Grand-Prix, com carros F1 de 1965 esse acidente foi lembrado, só que com outro carro, no mesmo lugar, Eu tenho um diorama escala 1/43 da Auto Story, peça 029 de 1500 produzidas que usa miniatura da italiana Brumm trabalhada e com piloto que reproduz a cena, o carro n. 26 com a frente já dentro da água e a traseira no ar. Aproveito o post para sugerir outros 2 temas para a seção direto do tunel do tempo, ambos carros com motor Ford Cosworth: Gulf Mirage que tb venceu em Le Mans com Ickx e Berta LR argentino usando motor cosworth copiado e desenvolvido pelo Mago de Alta Gracia, em Córdoba e pilotado por Luis Di Palma. Outra coisa legal seria contar a história do Ford Cosworth, feito com 2 motores 1.5 litro de F3 já DOHC por ele desenvolvido, onde Keith Duckworth apenas projetou uma carcaça inferior para juntar os dois blocos e novo virabrequim mais longo. Isso é coisa antiga, bugatti 8 cilindros em linha eram dois motores de 4 enfileirados, mesma coisa Porsche 917 boxer 12 cil com 2 motores de 911 , BRM H 16 de 3 litros, de 1966 com dois V8 de 1.5 unidos e deitados,