Escárnio, parte 3

1989-Highlights-01-JacarepaguaRIO DE JANEIRO – Como o fim de semana foi agitado e de muitas corridas, passei batido por um assunto que me incomodou – muito – quando tomei conhecimento do mesmo no site da revista britânica Autosport.

Consta em matéria publicada – sem assinatura – na manhã de ontem que Bernie Ecclestone garante que o GP do Brasil de Fórmula 1 pode mudar de local, passando de São Paulo para… o Rio de Janeiro!

O todo-poderoso dirigente da categoria máxima teria afirmado ao jornal The Mail que a Cidade Maravilhosa teria condições de receber uma corrida em 2016, no ano dos Jogos Olímpicos por aqui. Só que estamos sem autódromo. E será que Bernie sabe disso? Jacarepaguá foi arrasado nas nossas barbas e até agora não houve – e duvido que haverá – um circuito substituto àquele demolido.

Mas o pior é ler isto aqui:

“O prefeito me disse que pode fazê-lo”, garante Ecclestone – referindo-se, claro, ao GP do Brasil e não ao novo autódromo. “As instalações de Interlagos precisam de longas e grandes reformas. É uma super pista, mas não estamos contentes com ela”, teria dito o baixinho inglês.

Enfim, eu não acredito. Como carioca, adoraria ver a Fórmula 1 de volta à minha cidade após quase 30 anos fora. Tudo isso não passa de blefe do Bernie, que é puta velha, espertíssimo, para fazer Interlagos se remodelar. Só que tem um problema: o Ecclestone é mercenário. Sente o cheiro do dinheiro de longe. Se abanarem uma maleta varada de euros, não duvidem: ele faz qualquer coisa para o GP do Brasil mudar de cidade e autódromo.

Mas, como eu disse no parágrafo acima, não acredito. Tem gente que quer ver como vai ficar minha cara se a corrida voltar. Beleza… podem tirar sarro à vontade. Só que, conhecendo o modus operandi deste prefeito que aí está e principalmente a leniência da CBA diante da questão de Jacarepaguá, melhor achar que o Ecclestone não sabe bem com quem está lidando.

Ou sabe?

Vai entender…

Comentários

  • Como carioca também não acredito nisso. Aliás, ontem rendeu uma discussão no meu twitter (novidade) de gente defendendo a ideia, até dizendo que o Bernie não falou em autódromo. Oi? Vão fazer no aterro do flamengo igual a exibição da Ferrari? Era só o que faltava…

  • Ok, cariocas sabem melhor da situação e não vou nem querer discutir.. Rio sem condições de receber nada relacionado a automobilismo no momento!
    Agora, falando como brasileiro morador de outra cidade, fora do eixo Rio – São Paulo… Interlagos tá muito abaixo em relação aos outros circuitos não? Conheço só um, o de Montreal, que tem um problema sério de asfalto, talvez tenha sido por alguns anos o pior asfalto da temporada, mas é um circuito lindo! Como é um parque vc pode visitar de carro, bike ou até correr a pé e o que se vê é um cuidado nos mínimos detalhes. Fico imaginando os outros circuitos, que são novos, deve ser desanimador chegar aqui no Brasil!

    • Pelo que sei, os problemas de asfalto de Interlagos ou não existem mais, ou foram muito reduzidos ao longo dos anos. Além disso, os pilotos gostam do traçado. O problema estaria no paddock, muito acanhado para os padrões atuais da F1, onde entra o projeto das obras na reta oposta, com um novo complexo de boxes. Tbm já ouvi falar sobre questionamentos no que diz respeito ao tamanho da pista, tida como curta tbm para os padrões atuais da categoria, mas realmente não sei se essa segunda informação procede.

  • É puro blefe…. ele fez isso a vida inteira …a pista e traçado são sempre elogiados, a organização esportiva idem, mas as instalações e espaço são precários para as exigências atuais da F1… Ele quer a reforma, só isso.

  • Rodrigo, tb acho que ele tá pressionando São Paulo, mas, por outro lado, acho melhor não duvidar do baixinho. e outra coisa, se sair, pode apostar que a idéia dele é fazer essa corrida na rua, e provavelmente, final de tarde, começo da noite, como é em ABU DHABI. Aguardemos.

  • São todos safados, mentirosos, era só não ter destruído o Autódromo de Jacarepaguá.
    Agora todo mundo quer “SALVAR” a merda que fizeram.
    Vão pa porra!!!!!!!!!!!!!

    Fitti

  • A f1 nao pode sair de interlagos , de longe a pista que mais proporciona emocoes e ultrapassagens no pais e talvez ate da categoria , sou do PR e seria muito melhor por exemplo uma corrida no novo autoromo do beto carreiro , mas tenho que concordar que o tracado de interlagos e praticamente imbativel , que os orgaos competentes pelo autodromo tratem logo de reformar o circuito

  • não duvido que façam o gp do Rio em 2016,só que será uma pista mal feita vai ficar cheia de ondulação,vai esfarelar o asfalto,os box,quando chover vão ser inundados,e depois vai ficar a pista cheia de mato alto as cercas enferrujadas as marcas da pista vão ficar difícil de se ver,e a obra vai ser feita com uma empreiteira que ajudou o governo na campanha politica,e muitos vão ganhar propina em cima.

  • O que precisa acontecer, é a CBA ser organizada e séria, e mobilizar o automobilismo Brasileiro em prol de uma agenda que atenda suas as necessidades, temos 23 anos sem um titulo na F1 e ainda sim somos o 3º Pais em numero de titulos, e o unico autodromo que tem condições de receber a F1 no pais é interlagos, isso é um absurdo, os Governos estaduais estão se lixando para a questão porque a CBA não se movimenta politicamente, se ninguem levantar a questão os governos e os politicos não vão adivinhar o que precisa de atenção e quem tem que capitanear isso é a CBA, tem que se aliar com a Confederação de Motovelocidade e ir a luta.