Fórmula Truck 2013: tudo pronto para começar

RIO DE JANEIRO – Vai começar domingo a temporada 2013 da Fórmula Truck. A categoria dos caminhões mais velozes do país continua sua trajetória de sucesso, grids cheios e excelente público. Talvez seja o evento de automobilismo mais bem organizado do país – cortesia do legado deixado por Aurélio Baptista Félix, comandado por Neusa Navarro, que sucedeu com competência o marido e fundador da categoria.

Não por acaso a Truck movimenta o noticiário com novidades e caras novas que estarão presentes no grid da primeira etapa no veloz circuito gaúcho de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre. São sete marcas envolvidas na disputa – Iveco, Volvo, Scania, Ford, Mercedes-Benz e a recém-chegada MAN, além da Volkswagen, ainda presente com quatro cabines Constellatiom, mas com a mesma mecânica do novo caminhão, com 12 litros de capacidade cúbica. O TGX estreará com o tricampeão Felipe Giaffone.

O atual campeão brasileiro e sul-americano Leandro Totti, que corria de Mercedes, deixou a marca da estrela de três pontas e foi reforçar a equipe de Renato Martins (agora apenas chefe de equipe), responsável por alinhar os Volkswagen e o novo MAN. Outros pilotos, como Paulo Salustiano e Luiz Lopes, trocaram também de marca e equipe em 2013. Salu foi para a Mercedes e Luiz agora vai de Iveco.

Agora, o campeonato traz também diversas caras novas. Edu Piano, fera das competições off-road, que ganhou muitas provas com caminhão no Rali dos Sertões, alinhará um Ford por sua própria escuderia. O cascavelense Diogo Pachenki faz sua primeira corrida na Truck com um Mercedes e terá a ilustre companhia de outro filho da terra, David Muffato, que substitui o velho Pedro, convalescente de uma cirurgia. Ronaldo Kastropil, piloto do Brasileiro de Gran Turismo e da Porsche GT3 Cup Challenge, também estreia na Truck, com um Scania da equipe de Roberval Andrade.

Nos caminhões Volvo, três novidades: Alberto Cattucci fará a temporada completa; Jansen Bueno entra como substituto do pai Diumar Bueno, ainda em recuperação do pavoroso acidente sofrido em Guaporé ano passado; e o goiano Rogério Castro – que não vai correr em Tarumã porque destruiu seu Truck num acidente durante os primeiros treinos do ano.

O grid deve ter mais novidades a partir da segunda etapa, marcada para 7 de abril em Londrina, no Paraná. Uma delas, ao que parece, vem da Itália: é o ex-piloto de Fórmula 1 Alex Caffi, de 48 anos, que faz aniversário dentro de onze dias. Vazou a informação de que Caffi será um dos pilotos da Iveco ao longo do campeonato.

A transmissão da Fórmula Truck continua na Band, com imagens em alta definição e a mesma equipe, com um reforço: narração de Teo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério e Vytor Zeidan.

Eis os inscritos para a etapa de Tarumã:

#0 ALBERTO CATTUCCI SP
ABF/Volvo
Volvo

#2 VALMIR “HISGUÉ” BENAVIDES SP
Scuderia Iveco
Iveco Stralis

#3 GERALDO PIQUET DF
ABF/Mercedes-Benz
Mercedes-Benz Axor 2044

#4 FELIPE GIAFFONE SP
MAN Latin America
MAN TGX

#6 WELLINGTON CIRINO PR
ABF/Mercedes-Benz
Mercedes-Benz Axor 2044

#7 DÉBORA RODRIGUES SP
MAN Latin America
Volkswagen Constellation

#8 ADALBERTO JARDIM SP
MAN Latin America
Volkswagen Constellation

#10 RONALDO KASTROPIL SP
Ticket Car Corinthians Motorsport
Scania G470

#11 JANSEN BUENO PR
DB Motorsport
Volvo

#12 JOSÉ MARIA REIS GO
Original Reis Competições
Scania G470

#14 JOÃO MAISTRO PR
Clay Truck Racing
Volvo

#15 ROBERVAL ANDRADE SP
Ticket Car Corinthians Motorsport
Scania G470

#22 DAVID MUFFATO PR
Muffatão
Scania G470

#44 EDU PIANO SP
Território Motorsport
Ford Cargo

#51 LEANDRO REIS GO
Original Reis Competições
Scania G470

#55 PAULO SALUSTIANO SP
ABF Racing Team
Mercedes-Benz Axor 2044

#72 DJALMA FOGAÇA SP
72 Sports/Ford Racing Trucks
Ford Cargo

#73 LEANDRO TOTTI PR
MAN Latin America
Volkswagen Constellation

#77 ANDRÉ MARQUES SP
MAN Latin America
Volkswagen Constellation

#80 DIOGO PACHENKI PR
ABF Racing Team
Mercedes-Benz Axor 2044

#83 RÉGIS BOESSIO RS
ABF Desenvolvimento Team
Mercedes-Benz LS1938

#88 BETO MONTEIRO PE
Scuderia Iveco
Iveco Stralis

#99 LUIZ LOPES SP
Lucar Motorsports
Iveco Stralis

Comentários

  • Texto perfeito, só acrescentaria que são os mais rápidos do planeta, pois a velocidade maxima dos europeus, equivalem a mínima dos brasileiros, 160km/h

  • Como ja disse em outro post seu…uma categoria que não é organizada pela Vicar, cuja etapa paulistana acontece no meio do inverno, com frio e garoa (foi assim nas duas últimas edições…), e ainda assim lota o autódromo. Além de boa cobertura televisiva, tudo isso sem figurar na telinha do plim plim…bem diferente daquela que se diz “a maior categoria do automobilismo brasileiro”.
    Ao pessoal que organizou aquela “coisa” que fui assistir em Interlagos no último domingo, é melhor começar a rever os conceitos.

  • A F Truck serve de exemplo mesmo. Exemplo de profissionalismo, aliado a lucro, SIM, isso é possível. A F Truck é a maior categoria do automobilismo brasileiro. Bem organizada, grids cheios, bom retorno aos patrocinadores, reforma em circuitos por onde passa, um grande barato, e agora, o que para mim é a cereja do bolo: Sem precisar da Globo.
    Eu disse isso lá atrás, e sei que para alguns parece óbvio, mas, a associação da Stock com a Globo – num passado não tão distante assim – foi o início do fim da categoria.
    Ok, alguns amigos irão rebater com o argumento que associar a categoria a maior emissora de TV no país, era algo impossível de se recusar. Tudo bem, mas uma coisa é você firmar uma parceria, outra, é tornar-se refém, submetendo tudo e todos, aos caprichos televisivos da emissora platinada. Horários absurdos, compactos e provas, alguns minutos do início e outros do fim da prova, para passar “o rei da praia”….
    A melhor resposta vem da F Truck e da Rede Bandeirantes. Canal aberto, provas inteiras, bem narradas pelo amigo da velocidade.
    É isso que esperam, pilotos, equipes, patrocinadores e nós, público de arquibancada ou TV.

    • Discordo, não vejo muita graça na Truck não…e olha que eu gosto realmente de automobilismo!!!! Sou muito mais a Stock!!!

      • Eduardo, faço minhas, as palavras do amigo Wallace, no post anterior, mas, respeito vosso gosto.
        “Se já tivesse ido em uma corrida da Truck não tava falando isso.”

      • Concordo. Também não era dos fãs mais entusiasmados. Até ir pela primeira vez assistir uma corrida. Fiquei louco.

    • Nunca quis comentar dessa forma mas, lá vai:
      “Faço das minhas palavras as suas.”

      Ok. A Pirelli e o ego de “maior e mais popular” estão lá.
      Resta saber se o “canal campeão” ou Cleiton Pinheiro vão salvar a estoque…

      Abr

  • A F Truck é o que considero ¨O Automobilismo¨.Independencia , Tv , patrocinadores, ações que integra o público com o evento, e talvez o mais importante: envolvimento direto das fábricas com engenheiros, testes de componentes e marketing direto das fábricas.Iniciativa de um apaixonado que não se conformou com o estabelecido no automobilismo nacional.Formou pessoas capazes de gerir a categoria mesmo após sua morte.Aurélio Félix foi ¨punk¨no bom sentido, no Do it yourself.Devemos dar valor a quem merece , e acho que nos últimos 10, 15 anos, claro , com apoio forte dos envolvidos, ninguem fez mais pelo automobilismo que a familia Batista Felix, reformando e até viabilizando a construção de autódromos no Nordeste, agregando mais espectadores na pista.Duvido que a CBA tenha feito um décimo do que a Truck fez nos ultimos anos pelo automobilismo.Enquanto a Truck começou do zero e cresceu, a CBA não soube manter a boa maré impulsionada pelos pilotos fora de serie que tivemos na F1 e as outras categorias estão na UTI.