Mais duas vitórias dos Holden em Melbourne

RIO DE JANEIRO – Ainda dá tempo de falar do que aconteceu na V8 Supercars em seu evento extracampeonato no circuito de Melbourne. Após as duas vitórias de Fabian Coulthard na sexta-feira, a categoria voltou à pista do Albert Park sábado e domingo para mais duas baterias. E os Holden VF Commodore saíram invictos do fim de semana.

No sábado, antes do temporal que atrapalhou a qualificação da Fórmula 1, os pilotos da categoria de turismo largaram para 12 voltas de prova e o traçado parecia um sabão de tão escorregadio. Como sói, em condições tão difíceis, não faltaram rodadas, saídas de pista, totós e batidas. Quem lidou melhor, e muito melhor que todos os outros, com a pista molhada, foi Shane Van Gisbergen, que venceu com absoluta folga sobre Craig Lowndes – mais de 12 segundos de vantagem. Foram quatro Holden nos quatro primeiros lugares, graças ao terceiro posto de Jonathon Webb e o quarto de Fabian Coulthard.

O melhor Ford ficou em 5º com David Reynolds e Michael Caruso foi o mais eficiente entre os pilotos com Nissan Altima, terminando em nono lugar. Naquela oportunidade, nenhum dos Erebus Mercedes terminou sequer entre os vinte melhores.

Todavia, de acordo com uma informação que recebi via twitter, nada menos que oito pilotos foram punidos pelos mais variados motivos – incluindo-se aí os três primeiros colocados: Van Gisbergen, Lowndes e Webb, o que deixou Fabian Coulthard com a terceira conquista seguida no fim de semana em Melbourne.

Na quarta e última bateria, que se disputou horas antes do GP da Austrália de Fórmula 1, a pista ficou seca durante toda o tempo de corrida, apesar do tempo ameaçador. E quem emergiu para a vitória foi Scott McLaughlin, da escuderia de Garry Rogers, deixando para trás Craig Lowndes, Fabian Coulthard e David Reynolds, que completaram os quatro primeiros.

Desta vez, dois dos quatro Altima L33 da Nissan terminaram no top 10, com Todd Kelly em 7º e James Moffat em décimo. O melhor dos Erebus Mercedes foi o de Lee Holdsworth, num distantíssimo 20º lugar.

A próxima corrida para valer da V8 Supercars será em rodada tripla, dias 6 e 7 de abril, a Tasmania 360 no circuito Simmons Plains Raceway, em Launceston.

Comentários