Rast coloca Audi na pole em Nogaro
RIO DE JANEIRO – O primeiro pole position da temporada 2013 do FIA GT Series é um alemão: René Rast, a bordo do Audi R8 LMS Ultra #12 da equipe Belgian Audi Club Team WRT, conquistou a posição de honra para a corrida classificatória que acontece amanhã. Uma surpresa, pois ele é da classe Pro-Am, já que forma dupla com o austríaco Niki Mayr-Meinhof.
Com uma volta perfeita, Rast marcou 1’26″091 na Superpole. Mas, por muito pouco, o germânico não foi suplantado por um “local”. Mike Parisy, com uma das McLaren MP4-12C GT3 do time de Sébastien Loeb, ficou a apenas nove milésimos do rival.
O português Álvaro Parente, parceiro do multicampeão dos Ralis, conseguiu a 3ª melhor marca da Superpole, a 0″119 de René Rast. A equipe WRT, chefiada por Vincent Vosse, além de ter seus três carros na disputa pela pole, ainda viu Frank Stippler ser o quarto mais rápido e Stéphane Ortelli, o aniversariante do dia, o quinto.
César Campaniço também mostrou boa performance a bordo de mais um Audi R8 LMS Ultra, este alinhado pela equipe portuguesa Novadriver. Qualificou-se com o 6º tempo, logo à frente da BMW #0 dos brasileiros Cacá Bueno/Allam Khodair. O pentacampeão da Stock, escalado para a Superpole, marcou 1’27″110 – a 1″019 do tempo de Rast, seguido do surpreendente Nissan de Alex Buncombe/Lucas Ordoñez.
O grid, porém, terá uma modificação: o Audi de Campaniço/Vieira foi punido com a perda de 10 posições e terá que largar em 16º, beneficiando todo mundo que vinha atrás dele. Cacá/Khodair vão portanto alinhar na terceira fila e Buncombe/Ordoñez abrem a quarta.
Assim, fecham o top 10 o Audi de Anthony Kumpen/Enzo Ide, o Mercedes-Benz de Alon Day/Maximilian Bukh e a BMW #21 de Sérgio Jimenez/Ricardo Zonta, 11ª colocada no Q2, que quase foi repescada para a Superpole, por conta de um problema com o carro da HTP Gravity Charouz, que não foi para a pista no treino final. Mas a expectativa não se confirmou.
Durante os treinos, que começaram inclusive com a pista molhada pela chuva que caiu mais cedo, as marcas foram baixando consideravelmente. Os tempos começaram na casa de 1’38” e a melhor marca do Q2, de Laurens Vanthoor, foi 1’26″670. Estes tempos praticamente definiram o grid para a corrida classificatória: o Ford GT de Cláudio Ricci/Matheus Stumpf ficou em 13º no combinado dos tempos – 1’28″334 – enquanto Felipe Tozzo/Raijan Mascarello sairão da 21ª posição, com 1’31″522.
Amanhã, a corrida classificatória larga às 14h15, hora local. Porém, dentro do horário de verão, que entra em vigor justamente neste domingo, dia 31 de março. Assim, os relógios em relação ao Brasil serão adiantados em uma hora e aqui serão 9h15, horário de Brasília. O site oficial do FIA GT Series transmite tudo ao vivo via live streaming.
Vamos ao grid:
1ª fila
#12 René Rast/Niki Mayr-Meinhof (Pro-Am)
Belgian Audi Club Team WRT – Audi R8 LMS Ultra
1’26″091
#10 Mike Parisy/Andreas Züber (Pro)
Sébastien Loeb Racing – McLaren MP4-12C GT3
1’26″100
2ª fila
#9 Álvaro Parente/Sébastien Loeb (Pro)
Sébastien Loeb Racing – McLaren MP4-12C GT3
1’26″210
#13 Frank Stippler/Edward Sändström (Pro)
Belgian Audi Club Team WRT – Audi R8 LMS Ultra
1’26″528
3ª fila
#11 Stéphane Ortelli/Laurens Vanthoor (Pro)
Belgian Audi Club Team WRT – Audi R8 LMS Ultra
1’26″779
#0 Cacá Bueno/Allam Khodair (Pro)
BMW Sports Trophy Team Brasil – BMW Z4 GT3
1’27″110
4ª fila
#35 Alex Buncombe/Lucas Ordoñez (Pro-Am)
Nissan GT Academy Team RJN – Nissan GT-R
1’27″436
#5 Anthony Kumpen/Enzo Ide (Pro)
Phoenix Racing – Audi R8 LMS Ultra
1’27″474
5ª fila
#1 Maximilian Bukh/Alon Day (Pro)
HTP Gravity Charouz – Mercedes-Benz SLS AMG GT3
sem tempo na Superpole
#21 Sérgio Jimenez/Ricardo Zonta (Pro)
BMW Sports Trophy Team Brasil – BMW Z4 GT3
1’27″860
6ª fila
#28 Jan Seyffarth/Karun Chandhok (Pro)
Seyffarth Motorsport – Mercedes-Benz SLS AMG GT3
1’27″920
#25 Hari Proczyk/Dominik Baumann (Pro-Am)
Grässer Racing – Lamborghini Gallardo LP600+
1’28″147
7ª fila
#7 Cláudio Ricci/Matheus Stumpf (Pro-Am)
Rodrive Competições – Ford GT
1’28″334
#2 Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen (Pro-Am)
HTP Gravity Charouz – Mercedes-Benz SLS AMG GT3
1’28″397
8ª fila
#32 Mark Shulzhitskiy/Wolfgang Reip (Pro-Am)
Nissan GT Academy Team RJN – Nissan GT-R
1’29″050
#14 César Campaniço/Carlos Vieira (Pro-Am)
Team Novadriver – Audi R8 LMS Ultra
1’26″862 (punidos com a perda de 10 posições)
9ª fila
#6 Julien Jousse/Armaan Ebrahim (Pro-Am)
BMW Sports Trophy Team India – BMW Z4 GT3
1’29″145
#31 Fabién Barthez/Gérard Tonelli (Gentlemen Trophy)
SOFREV-Auto Sport Promotion – Ferrari F458 Italia
1’29″426
10ª fila
#16 Niclas Kentenich/Daniel Keilwitz (Pro)
Dörr Motorsport – McLaren MP4-12C GT3
1’29″463
#30 Soheil Ayari/Jean-Luc Beaubelique (Pro-Am)
SOFREV-Auto Sport Promotion – Ferrari F458 Italia
1’29″656
11ª fila
#8 Felipe Tozzo/Raijan Mascarello (Gentlemen Trophy)
Rodrive Competições – Ford GT
1’31″522
#3 Jan Stovicek/Petr Charouz (Gentlemen Trophy)
HTP Gravity Charouz – Mercedes-Benz SLS AMG GT3
1’39″063
12ª fila
#51 Filip Salaquarda/Fabio Onidi (Pro-Am)
AF Corse – Ferrari F458 Italia
sem tempo cronometrado
Boa noticia sobre os brasileiros, coisa que está difícil ver noticia a respeito desse campeonato na impressa nacional, vale ressaltar a correção a respeito do Caca no texto, não é tetra e sim Penta campeão na stock
grande abraço!
Obrigado. Vou corrigir.
Excelente resultado de Rast, torcendo muito pelos R8 Ultra! Torcendo também pelo bimmer dos brasileiros! Enfim, será uma bela corrida!
Com certeza amanhã irei conferir a primeira largada da “nova categoria”…só é meio estranho a corrida na segunda-feira, mas ja foi assim no ano passado.
O Audi de 14 de César Campaniço/Carlos Vieira (Pro-Am)
daTeam Novadriver perdeu 10 posições e larga em 16o
Então Cacá e Khodair largam em 6o e Zonta e Jimenes largam em 10o
http://www.ttverde.com/noticias/128-outrosmotores/6633-fia-gt–nogaro-qualificacao …
Obrigado pela informação.
…divertida sessao de classificacao…com brasileiros na terceira, quarta e quinta filas….meu Nissan num sanduiche de BMWs. Pena que nao ficamos no lugar devido, dois problemas..superpole com pneu usado apos perder um trem por roda danificada na Q2, e uma marcha errada na volta rapida. Amanha promete…
abracos
Ricardo Divila
O mestre participando do ótimo blog do Mattar. Façamos reverência.
Tapete vermelho para o Divila, sempre.
Também deixo aqui minha reverência ao grande mestre!