Safety Car e acidentes ditam vitória de Wehrlein em Monza

RIO DE JANEIRO – Chuva torrencial neste domingo de Fórmula 3 Europeia em Monza e a corrida #2 da rodada tripla inaugural da temporada foi prejudicada pelo excesso de água na pista, pela presença do Safety Car e principalmente por um acidente forte envolvendo quatro pilotos, no início da 12ª volta. A corrida acabou no tempo máximo de 35 minutos e a vitória foi do alemão Pascal Wehrlein, a nova joia da Mercedes no automobilismo.

Não foi fácil para o piloto da Mücke Motorsport chegar ao topo do pódio. Logo após a bandeira verde, Wehrlein perdeu o controle do carro na segunda perna da lendária curva de Lesmo e seu carro escorregou para o acostamento. O vencedor da primeira corrida do campeonato, o italiano Raffaele Marciello, aproveitou-se do vacilo do rival e roubou-lhe a liderança.

Wehrlein foi em busca da liderança perdida: fez uma ótima sequência de voltas rápidas e, quando Marciello menos esperava, atacou o rival, ultrapassou e ficou até o fim em primeiro, porque na 12ª passagem nada menos que quatro carros bateram na freada da chicane no fim da reta dos boxes e um deles, o do sueco Mans Grenhagen, foi completamente demolido numa capotagem cinematográfica. Confira o acidente no vídeo abaixo.

Felizmente, nem o nórdico e os outros três pilotos envolvidos – Jordan King, William Buller e Mitch Gilbert – sofreram danos físicos.

O acidente determinou o encerramento da corrida em regime de Safety Car  e a corrida, além de terminar no tempo limite de 35 minutos, teve cinco voltas a menos que o previsto e uma média horária ao redor de apenas 130 km/h. Com o acidente, o brasileiro Pipo Derani terminou a disputa em nono, atrás de Josh Hill, filho do campeão mundial de F-1 em 1996 Damon Hill. Só que acabou punido por não respeitar uma sinalização de bandeira, com acréscimo de tempo de 10 segundos. Acabou despencando para a 19ª posição e os pilotos Sven Muller e Dennis Van De Laar foram beneficiados.

O resultado da corrida #2 da Fórmula 3 Europeia em Monza:

1º Pascal Wehrlein (Mücke Motorsport) – 14 voltas
2º Raffaele Marciello (Prema Powerteam) – a 2″569
3º Tom Blomqvist (Eurointernational) – a 3″018
4º Felix Rosenqvist (Mücke Motorsport) – a 5″160
5º Harry Tincknell (Carlin) – a 6″964
6º Alex Lynn (Prema Powerteam) – a 7″888
7º Felix Serrales (Fortec Motorsports) – a 8″804
8º Josh Hill (Fortec Motorsports) – a 9″279
9º Sven Müller (MaCon) – a 10″584
10º Dennis Van De Laar (Van Amersfoort Motorsport) – a 11″095

Situação do campeonato:

1º Marciello 43 pontos; 2º Wehrlein 40; 3º Tincknell 20; 4º Auer 18; 5º Blomqvist 15; 6º Serrales 14; 7º Rosenqvist, Lynn e Buller 12; 10º King 6; 11º Hill 4: 12º Van De Laar 3.; 13º Müller 2; 14º Cheever III 1 ponto.

Comentários