Treinos coletivos ELMS, dia #1: Morand na frente

RIO DE JANEIRO – Foram realizados hoje os primeiros ensaios coletivos da temporada 2013 do European Le Mans Series, que começa daqui a duas semanas em Silverstone, na Inglaterra. Doze bólidos dos quinze inscritos anunciados pela LMEO (Le Mans Endurance Organisation) estiveram na pista de Paul Ricard, na França, nesta terça-feira.

L9-IMG_2932

De cara, uma surpresa: o Morgan LMP2 Nissan #43 da Morand Racing começou com o melhor tempo. O carro partilhado por Natacha Gachnang/Franck Mailleux/Karim Aljani registrou a marca de 1’48″153, superando por 0″078 o Zytek Z11SN Nissan do Team Jota Sport, tripulado por Simon Dolan/Oliver Turvey.

L9-IMG_2506

O Alpine da Signatech, guiado por Tristan Gommendy/Nelson Panciatici/Pierre Ragues marcou o mesmo tempo do bólido britânico – mas como o tempo foi obtido depois, ficaram com o 3º posto na folha de tempos, deixando a Thiriet by TDS Racing em quarto, mais de um segundo atrás.

L9-IMG_2487

Os três Oreca FLM09 LMPC do Team Endurance Challenge participaram do primeiro treino e o mais rápido foi o #48 de Anthony Pons e Soheil Ayari, com uma diferença de pouco mais de quatro segundos em relação ao melhor tempo da sessão.

L9-IMG_2929

A LMGTE viu apenas as duas Ferrari F458 Italia da RAM Racing na pista e o #52 de Johnny Mowlem/Matt Griffin foi oito décimos melhor que o #53 de Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo.

L9-IMG_3109

Mais cedo, foi registrado o único acidente dos ensaios, quando o Oreca Judd #34 da Race Performance, com o suíço Patric Niederhauser a bordo, sofreu uma saída de pista e danificou toda a parte dianteira do carro. A equipe helvética já embalou tudo e faz a viagem de volta à oficina, para a reconstrução do carro a tempo de poderem participar da abertura do campeonato da ELMS dia 13 de abril em Silverstone.

Comentários