Vídeos históricos – DTM e mestre Edgard Mello Fº (1995)

RIO DE JANEIRO – Dica do Renato Paes via twitter, que não posso deixar passar em branco: eu felizmente sou da época em que o automobilismo tinha muito espaço na TV aberta nos anos 90. A saudosa Rede Manchete teve, entre 94/95, um programa chamado “A Grande Jogada”, uma espécie de Show do Esporte deles, onde o esporte a motor era um dos carros-chefe da atração.

E entre as categorias que passavam no extinto canal estava o DTM, na época chamado de Deutsche Tourenwagen Meisterschaft. As corridas – quase todas sensacionais – com Mercedes, Opel, Alfa Romeo e até algumas BMW E36 e uns Mustangs que frequentavam a rabeira – tinham narração de Edgard Mello Fº.

Narração, uma ova! Narração e aulas contínuas de automobilismo dadas por quem entendia do riscado (porque esteve lá: Edgard foi campeão brasileiro de Divisão 3 em 1974 derrotando com um Opala da equipe Itacolomy-Safra o lendário Maverick de 500 HP da Hollywood preparado por Oreste Berta, além de faturar o título da Divisão 1, também com Opala, em 77 ou 78, não estou certo do ano). E com tiradas que faziam o mais incauto dos telespectadores morrer de dar risada.

As transmissões do Edgard eram uma delícia de se ouvir e acompanhar porque, além do vasto conhecimento e do ótimo humor, iam direto ao ponto do que a gente queria saber. E o DTM era um senhor campeonato.

Para relembrar, escolhi a etapa de Avus/Berlim da temporada de 1995. Preparem-se para uma aula – e para rir um bocado com o mestre.

Edgard Mello Fº, a você, a minha mais sincera e profunda admiração!

Comentários

  • Parabéns, justo comentario a respeito do melhor narrador de automobilismo que a TV teve no Brasil!
    Quanto a notável carreira de piloto profissional (Mestre) do Edgard de Mello Filho podemos acrescentar sua trajetoria de piloto de testes da GM onde contribuiu muito para a qualidade, desempenho e segurança dos veiculos da epóca!
    Alem disso uma grande personalidade humana, destacando-se sua humildade com todos, o Edgard de Mello Filho, merece um livro sobre sua trajétoria no mundo do automobilismo!

  • Rodrigo. Não perdia uma corrida dessas e narrada pelo genial Edgard Mello Filho. Aliás, tenho vários vídeos dessas corridas que eu gravei no video K7 e guardadas até hoje. Lembro-me de um piloto chamado Johnny Winter (aliás, o mesmo nome de um ídolo meu, um texano blues man e que tive o prazer de ver um show dele em Goiânia), corria com Opel Calibra e numa corrida numa dessas retas, me parece que na pista do primeiro video, errou a freiada ou perdeu os freios, não me lembro direito e deu uma panca incrível. É uma pena que programas como este e narrado por quem entende do riscado não existam mais. Jovino

  • Show de bola! Parabéns pelo post!
    Edgar sempre será O mestre.
    Vi muitas corridas na extinta TV Manchete.
    O cara narrava de tudo: DTM, BTCC, Australian V8, kart, carrinho de rolimã. Sempre com a mesma emoção e babando ao microfone.
    Sem falar nos apelidos: Allan Cardápio, Sr. Queijo, etc.
    Legal eram os resumões que ele fazia antes das provas (VT de primeira), criando um clima.
    Tb tem um texto dele sobre uma volta com o Ayrton em interlagos, a bordo de um Audi.
    Vida longa ao mestre Edgar!

  • Pô,voçê pegou pesado,com a gente esse post é tudo de bom,dá uma saudade desse tempo,em que tinhamos algo de interessante para ver,e não esses “locutores”,que só falam bobagens,nesse tempo eu fiquei alucinado com a alfa 155,uma vermelha com (roda-calota aerodinâmica,branca),se não me engano,o alessandro nanini,é que a pilotava.

  • Chovendo no molhado:
    Edgard Mello Filho é simplesmente o melhor dos melhores!!
    E faz uma falta danada nos dias de hoje, onde somos obrigados a aturar cada figura. . .
    Zé Maria

  • Como fica fácil de ver pelas respostas acima, o Edgar é praticamente uma unanimidade…
    Ei Rodrigo, será que não dava para tentar uma entrevista com o cara, para ser publicada aqui no blog? Quem sabe com algumas perguntas dos leitores?

  • Sou muito fã do Edgar de Melo Filho… não perco uma “loucos por automobilismo”. Além de ser um cara muito bem humorado, entende muito, sabe o que fala.. esteve “ali” dentro desses foguetes (como ele mesmo fala). Dá detalhes técnicos como poucos…
    Valeu pelo vídeo Rodrigo!

  • Sem esquecer que o Mestre narrou as superbikes também, UNICO narrador que teinha conhecimento pleno do falava, apaixonado por motores, GRANDE EDGAR

  • Mattar!
    Que belo post. Linda homenagem ao melhor narrador de corridas de automóvel do Brasil.
    Parabéns pelo seu trabalho e humildade em reverenciar um cara que tanto fez pelo automobilismo.
    Sobre o DTM (e logo depois ITC).
    Foi, na minha modéstia opinião, o mais fantástico campeonato de carros de turismo até hoje. Mercedes, Alfa Romeo e Opel possuíam equipes de fabrica e alguns times privados que davam muito trabalho (Zackspeed e Alfa Alemã). Os pilotos eram experientes e a maioria com passagens pela F1 (Schneider, Larini, Nannini, Modena, Danner, etc…)
    Me lembro de uma grande narração do Edgar numa etapa no antigo Hockenheim… Dario Franchiti teve sua Mercedes AMG incendiada.
    O DTM de hoje é um campeonato muito interessante (na minha opinião, junto com o V8 Supercars Australia), mas faltam pilotos de renome…
    Pra quem quser matar a saudade do cara, o Grande Edgar continua por aí… Esteve a alguns anos atras na extinta RACETV.com e agora da suas opiniões no LOUCOS POR AUTOMOBILISMO (parceria do site autoracing e da Just.tv).
    Vida longa ao Edgar!
    Abraços a todos.

  • Edgar Mello Filho é uma lenda do automobilismo brasileiro, por sua atuação como piloto e sua carreira como o melhor narrador de esporte a motor que vi no Brasil.

  • Sensacional o post, Rodrigo!
    Bateu uma bela saudade dessa época. Assim como alguns já disseram, aprendi muita coisa de automobilismo assistindo o DTM na Manchete, com o Edgard narrando. O Dennis sugeriu que você tentasse uma entrevista com o mestre. Junto-me ao Dennis no pedido :)
    Abraços,

  • Xará, tive o prazer de conhecer ele pessoalmente.
    Certa vez em Interlagos, eu estava na torre de comando, ao lado da sala onde ele narrava a corrida pela RaceTV. Ao ver ele sair da sala, disse:

    – Seu Edgard, gostaria de dizer ao senhor que, graças às suas narrações da Nascar e da DTM nos anos 90, aprendi o que é realmente gostar de automobilismo…

    Ele ficou surpreso, feliz, me puxou e me deu um baita abraço. No que expliquei a ele que meu pai havia visto muitas vezes ele correr de Divisão 3 em Interlagos, ele mandou um abraço ao meu pai e me deu outro baita abraço…

  • Lembro de algumas de ter visto algumas corridas da NASCAR na época, o canal ficava fora do ar quase o tempo todo, mas quando dava certo de ver a NASCAR eu pirava. Agora me pergunto o que aconteceu com o automobilismo, hoje assistimos a um massacre de futebol na grade de todos os canais que tem esporte em sua programação, o Fox Sports passa 5, 6 jogos de futebol no domingo mas passa um resumo de 1h da NASCAR. O Sportv passa 2 reprises do campeonato de curling mas o LInha de Chegada passa de madrugada. O que acontece? Parece até que existe algum tipo movimento para eliminar qualquer coisa que possa concorrer com futebol, enquanto vejo programação de outros países vejo que tem opção para todos os gostos aqui vemos só mais do mesmo em todos os canais, chega ao ponto de um jogo estar ao vivo em 3 canais diferentes.

  • caros, tenho buscado de forma infrutífera um vídeo do pega mais longo e emocionante que já vi entre 2 carros, creio que foi na dtm entre 94 e 96, com uma bmw branca, com ceccoto, e um Peugeot amarelo, acho que com wilkenhock. esse pega durou mais de 15 voltas com o Peugeot batalhando para passar a bmw. tenho dúvidas se era dtm ou marcas, já que a Peugeot é francesa, mas era, quase certeza, chamado de dtm. alguém pode me ajudar. att, hélio amaral