Wilson Fittipaldi, o Barão (1920-2013)

RIO DE JANEIRO – Triste notícia para começar a semana: morreu nesta madrugada, aos 92 anos, o radialista Wilson Fittipaldi, o Barão, pai dos pilotos Wilson Fittipaldi Jr. e Emerson Fittipaldi, avô do também piloto Christian Fittipaldi.

Embora a família tenha pedido para não divulgar a causa mortis do Barão, sabia-se que ele estava internado havia duas semanas no CTI do Copa D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro, com a informação de que ele enfrentava problemas respiratórios.

Nascido em Santo André e descendente de italianos, da região de Basilicata, Wilson Fittipaldi trabalhou dezenas de anos na Rádio Panamericana (depois rebatizada Jovem Pan), além de promover e organizar inúmeras corridas de carros e motos no Brasil. Numa das 24 Horas de motocicletas, em que resolveu participar em 1953, narrando e comentando ao mesmo tempo, sofreu um acidente que quase o tirou da vida. Sobreviveu para implementar as Mil Milhas Brasileiras, cuja ideia vinha da Mille Miglia Italiana e também para fundar a Confederação Brasileira de Automobilismo, com Raymond Von Buggenhout.

Recentemente, quando a CBA completou 50 anos, um ainda lúcido Barão surpreendeu no discurso após a homenagem que a entidade fizera a ele nos salões do Copacabana Palace, cobrando atitude dos dirigentes sobre o Autódromo de Jacarepaguá. Lamentavelmente as palavras do fundador não foram levadas a sério.

Wilson narrou os dois títulos mundiais de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1 e o primeiro, conquistado em 1972, tem uma das narrações mais emocionantes de todos os tempos. Você pode ouvi-la neste vídeo abaixo, do YouTube.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=aqzKXJ5IhXM]

Ao Barão, esteja onde estiver a partir de agora, o meu, o seu, o nosso muito obrigado por tudo o que fez pelo esporte a motor no Brasil.

Comentários

  • O pai narrando com o máximo de imparcialidade e profissionalismo a coroação do filho foi um dos momentos mais emocionantes do esporte brasileiro. Um presente nenhum fã de automobilismo deve esquecer. Após os 40 anos do título, merecida a reportagem do globo esporte (linda a emoção do Emerson), pelo menos por registrar o momento em canal aberto para um “país” com perca de memória.

    “É o Brasil ganhando o campeonato mundial de automobilismo. Venceu o Brasil, minha gente!” Honestamente nem precisa daquela musiquinha. Missão cumprida Sr. Wilson Fittipaldi!

  • Hoje no programa da rádio teremos de dedicar uma parte a essa figura excepcional, que mesmo no final da vida ainda tinha forças para lutar contra a incompetência dos dirigentes do esporte a motor.

  • AGORA O CÉU ESTÁ FELIZ COM AYRTON SENNA, JOSÉ CARLOS PACE, LUIZ PEREIRA BUENO, SID MOSCA, GILLES VILLENEUVE, SID WATKINS, ROLAND RATZENBERGER E AGORA O WILSON BARÃO FITTIPALDI. QUE DEUS OS TENHAM EM UM BOM LUGAR.

    ESSE É O MEU SINCERO SENTIMENTO. OBRIGADO.

  • O que dizer a respeito do Barão, a sua história nos traduz tudo o que representou em todos os âmbitos enquanto esteve aqui presente. O meu singelo pesar à família Fittipaldi.

  • Já o disseram TUDO, especialmente o granito. . .
    Faço de todos as minhas palavras, o legado doBarão ficará para sempre em nossas memórias e nossos corações.
    Zé Maria

    PS: prof Pasquale sugerindo:”Embora a família tenha pedido para não divulgar. . .” Tks