As novidades do DTM para 2013

RIO DE JANEIRO – O DTM começa o campeonato de 2013 no próximo dia 5 de maio com duas novidades no regulamento técnico, uma vez que o desportivo permanece o mesmo em relação ao ano passado. A categoria de turismo adota, a partir de Hockenheim, o uso obrigatório de dois compostos de pneus produzidos pelo fornecedor, a coreana Hankook.

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Foi aprovada a introdução de um pneu “option”, mais ou menos ao estilo do que acontece na Fórmula 1 e na GP2. Em determinado momento da prova, quer seja na largada ou próximo do fim, os pilotos poderão usar os compostos mais macios, que serão identificados com uma faixa amarela na lateral. Os pneus “prime” não terão identificação alguma, logicamente.

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Outra – e mais polêmica – novidade é a introdução de um sistema Drag Reducing System (DRS) para os carros da categoria. Diferentemente dos Fórmula 1 e dos carros da World Series, que abrem a asa traseira, o aparato dos carros de turismo se abaixará para facilitar as ultrapassagens.

Há quem duvide que tais mudanças vão melhorar as corridas da categoria e outros acham o contrário. E vocês, leitores: acham que o DRS é compatível com carros de turismo? A utilização de pneus “option” pode ajudar na dinâmica das corridas? O debate está aberto nos comentários. O espaço é de vocês.

Comentários

  • Os carros do DTM são bacanas pra caramba. Falta um pouco mais de esfrega-esfrega entre os caras. Não dá pra sair batendo em todo mundo mas acho que falta um pouco mais de agressividade. Vamos ver se os carros andam mais juntos neste ano e torcer pelo Farfus um dos caras mais boa praça do meio!

  • não gosto de uma coisa nem outra,o que queria é tirar o limitador de RPM dos carros,colocar câmbio sem ser automático,para que o piloto mostre realmente o seu valor.

      • é eu esqueci,mas a lembrança que vem em minha mente sobre mudanças de marchas num carro de competição,é daquele vídeo do Johnny Herbert pilotando um Mazda 787 B em Le Mans,o homem trabalhou bonito,imagine volta após volta.

  • Até DTM agora com essa palhaçada de DRS, ninguém mais se arrisca em ultrapassagens, é só esperar a zona de DRS e pronto….

  • As corridas da DTM estavam muito chatas, agora com essas mudanças acho q vai melhorar bastante.

    Mas, se não estou enganado, o DRS da World Series funciona ao contrário da f1, ao invés de abrir, a asa fecha.

  • Não tenho certeza de que as provas vão melhorar, mas que todos vão assistir as primeiras provas por causa das mudanças isso com certeza vai acontecer…

  • Acho o lance dos pneus válido, justamente por implementar o quesito estratégia, mas esse lance de DRS para esse tipo de carro… sei não!

  • Parabéns aos organizadores. Mais uma categoria a aderir a essa palhaçada de pneus que se desgastam rápido e asa que se abre. É tudo uma questão de como é projetado o carro se eles vão dar vácuo ou não. E não querendo ser simplista mas é algo que os engenheiros top das montadoras sabem como fazem se o regulamento os obrigassem de forma a tornar o carro com mais ou menos arrasto. É só a FIA ou qualquer empresa organizadora contratar um grupo de engenheiros e estudar em cima disso. É só olharmos as disputas em categorias como V8 Supercars, Super GT e GT3 por exemplo. Existe um certo vácuo a se pegar. Agora eu continuo sem entender como é que uma fábrica de pneu ganha em imagem com seu pneu soltando os pedaços ? Eu não consigo, desculpem a minha limitação. No geral artifícil para ultrapassagem não me agrada. Aliás já que é touring car deveria partir de carros de fábrica mesmo e não de monocoques da mesma empresa. Só muda suspenssão, aerodinmica e motor, e não me importa se os carros iriam ficar mais lentos, o que importa é que iriam ficar mais parecidos com os de rua apenas com um “kit” de corrida. A DTM já perdeu o status de touring.

  • Juro que ainda não consegui entender como raios um asa móvel pode facilitar algo em um carro com tanta superfície de atrito com o ar, se a asa fosse bem mais alta pelo menos, até faria algum sentido.

    • Pois é, tbém acho. E, de fato, a despeito da alta tecnologia do DTM, é bem mais monótono que outros campeonatos de turismo, vide o BTCC, por exemplo, que é “pega pra capar” o tempo todo.

      • Exatamente, o DTM conquista pelo charme, outros campeonatos de turismo fervem com muito mais facilidade.

  • Rodrigo,
    Está não é a primeira vez que a DTM usa uma asa móvel.
    Acho que em 1994 ou 1995, a OPEL do Manuel e do Sr. Queijo possuia um aparato semelhante!

  • Caros amigos, sou kartista até hoje e, acompanho tudo isso há décadas, com foco nas questões técnicas. Infelizmente, concordo com um leitor acima que chama essas asas móveis e esses pneus ridículos de ¨palhaçada.¨. mas o povo quer circo, então que tenha circo. É o povão que dá audiência…tudo fica parecendo video game. A F1 era um show de técnica, virou showlzinho infanto-juvenil. Uma pena.