MENU

9 de abril de 2013 - 19:54Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (64)

jaguar-e1331583124644

RIO DE JANEIRO – Um dos mais belos carros que já correu em qualquer tempo é este da foto: o Jaguar XJR-8 que disputou e ganhou o Campeonato Mundial de Resistência em 1987. Com um poderoso motor V12 de 7 litros de capacidade cúbica, com quase 800 HP, este protótipo era capaz de passar com folga dos 350 km/h.

Muito bem: quem andou neste torpedo foi Raul Boesel. O curitibano, na época com 29 anos, alcançou a maior glória de sua carreira. Naquele ano da graça de 1987, assinou em branco com Tom Walkinshaw após um teste realizado em Paul Ricard, na França, por US$ 80 mil mais as despesas de viagem. Com este carro, venceu em Silverstone, Brands Hatch, Nürburgring e Spa-Francorchamps, ganhando o título mundial de pilotos por antecipação.

Raul foi o terceiro brasileiro a vencer um campeonato do mundo sob a égide da FIA. Os dois primeiros, é claro, foram Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Ao Boesel, querida e simpática figura do nosso automobilismo, o nosso respeito e apreço.

Há 26 anos, direto do túnel do tempo.

Compartilhar

9 comentários

  1. José Ayres disse:

    E hoje o Boesel é DJ, e dos bons

  2. Alexandre Senges Esse disse:

    RM, como que se fazia a troca dos pneus trazemos nesse carro se as rodas traseiras eram cobertas? Isto não acarretavam pits mais demorados?

  3. Zé Maria disse:

    Pecado que pouca gente por aqui, nesse Brasilzão que só valoriza a F1, tem noção do fato e da relevância dessa conquista. . .
    Mas que o Raul tenha a plena certeza de que, para aqueles que acompanham de verdade o mundo da velocidade, seu nome para sempre estará gravado entre os dos grandes campeões do automobilismo mundial.
    Zé Maria

  4. Renato de M. Machado disse:

    o tema foi abordado,de forma limpa e clara,disse tudo em resumidas linhas,o cara pilotou muito esse Jaguar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *