GT Open: pole da Seyffarth; brasileiros bem colocados

merc

RIO DE JANEIRO – Choveu em Paul Ricard nesta manhã de treinos classificatórios para o International GT Open, que abre ainda hoje a temporada 2013 da categoria. Com o tempo chuvoso e o asfalto molhado, saiu-se muito bem a equipe Seyffarth Motorsport, que tem experiência de sobra em competições no circuito de Nürburgring, onde o tempo é quase sempre traiçoeiro. Por isso o carro #61 conquistou a pole position para a primeira prova da rodada dupla inaugural. O holandês Renger Van der Zande, escalado para o classificatório, superou Jan Magnussen por menos de dois décimos de segundo e garantiu o primeiro posto no grid de 24 carros.

Renger virou em 2’22″702, média de 147,379 km/h, enquanto o dinamarquês fez sua melhor volta em 2’22″897 com o carro #53 da Kessel Racing que dividirá com o compatriota Johnny Laursen. A terceira colocação, primeira entre os oito inscritos da divisão Super GT, ficou com o Corvette C6-R big block qualificado pelo holandês Diedrich Sitjhoff, virando em 2’22″926.

Mais experientes do que os brasileiros Rafael Suzuki e Luiz Razia neste tipo de carro, Giorgio Pantano e Chris Van der Drift, companheiros deles na Bhai Tech Racing, posicionaram bem as McLaren MP4-12C GT3 do time do engenheiro Roberto Costa. Pantano foi o 4º mais veloz em 2’23″124 e o neozelandês ficou com a quinta posição do grid em 2’23″333. O belga Enzo Ide, no único Aston Martin inscrito, foi o sexto com a marca de 2’23″577.

Num grid tão misturado, onde os carros da subclasse GTS deram as cartas, o segundo melhor dos bólidos da Super GT foi a Ferrari F458 #3 de Andrea Montermini/Luca Filippi, num distante 15º lugar, a mais de cinco segundos da pole position. Os bielorussos Talkanitsa, pai e filho, fizeram ainda pior: ficaram com o 21º tempo nesse primeiro treino oficial, mais de nove segundos atrás do carro de Van der Zande/Toril. Detalhe: tanto Montermini/Filippi quanto Talkanitsa/Talkanitsa Jr. foram os mais velozes dos dois treinos livres de ontem – quando ainda não chovia.

A largada para a prova #1 do campeonato será às 11h da manhã, horário de Brasília. A corrida, com 70 minutos de duração, pode ser assistida no site oficial do International GT Open, neste link aqui.

Comentários