Mais uma tentativa

RIO DE JANEIRO – Todo mundo sabe desde os meus blogues anteriores que eu sou apaixonado por corridas longas. Especialmente por confrontar modelos parecidos com os vistos nas ruas com os chamados Esporte-Protótipos.

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No Brasil, infelizmente, a coisa não decola. Temos material humano, gente competente, mas isso pouco tem adiantado. A Top Series, criada ano passado, sequer chegou ao fim. E sem promotor nenhum para tomar conta, o Campeonato Brasileiro de Endurance deixa sempre aquela dúvida se vai acontecer ou não.

A Confederação Brasileira de Automobilismo, através de sua assessoria, divulgou o calendário com seis etapas para a temporada 2013, com largada no próximo dia 14 de abril em Tarumã, no veloz circuito localizado na Grande Porto Alegre. De acordo com o regulamento técnico publicado pela entidade, serão cinco categorias em disputa, a saber:

Categoria 1 – Força Livre (GTs Nacionais e Importados e Protótipos Nacionais com motores sobrealimentados até 2,1 litros e aspirados com cilindrada superior a 4 litros, com oito ou 16 válvulas)

Categoria 2 – Protótipos Nacionais com motores de 4 cilindros, com 8 ou 16 válvulas, aspirados até 1,5 litros (peso mínimo de 540 kg) ou até 2,1 litros (peso mínimo de 600 kg)

Categoria 3 – Protótipos Nacionais com motores de 4 cilindros, com 8 válvulas, aspirados até 2,1 litros (peso mínimo de 620 kg)

Categoria 4 – Silhouette/Turismo/Turismo com motor Sobrealimentado/Maserati Trofeo/GT3 com fabricação até 2008, com motores 2,1 até 3,5 litros (peso mínimo de 920 kg); com motores 3,5 até 4,5 litros (peso mínimo de 1100 kg) e com motores acima de 4,5 litros (peso mínimo de 1180 kg)

Categoria 5 – Turismo com motores de 8 válvulas até 1650cc (peso mínimo de 720 kg); acima de 1650cc até 2100cc (peso mínimo de 800 kg); acima de 1650 até 2100cc com 16 válvulas (peso mínimo de 900 kg).

Os combustíveis permitidos para todas as categorias são gasolina, álcool e diesel. Proibido o uso de gás veicular (GNV) e metanol avgas.

A pontuação contempla 100 pontos para o vencedor de cada corrida, 80 para o 2º colocado, 65 para o terceiro, 55 para o quarto, 50 para o quinto, 45 para o sexto, 40 para o sétimo, 35 para o oitavo, 30 para o nono e 25 pontos para o 10º colocado. Receberão os pontos os pilotos que completarem 75% da distância em cada categoria e na última etapa a pontuação é dobrada.

Os pilotos e carros do Rio Grande do Sul devem ser maioria absoluta na primeira corrida do campeonato. Veremos se desta vez o Brasileiro de Endurance vinga de uma vez por todas.

O calendário é este:

1º etapa – 14 de abril
Tarumã

2ª etapa – 16 de junho
Interlagos

3ª etapa – 21 de julho
Curitiba

4ª etapa – 11 de agosto
Interlagos

5ª etapa – 6 de outubro
Cascavel

6ª etapa – 15 de dezembro
Tarumã

Comentários

  • Rodrigo, A CBF mais uma vez comeca com o pe esquerdo, pois anunciar um campeonato com seis etapas, sendo a primeira etapa daqui 10 dias… e’ querer que o campeonato nao aconteca mais uma vez. Prova de longa duracao requer tempo de preparacao dos carros, tempo para se obter patrocinadores, contratacao de equipe de box, etc….. Outro erro no calendario eh programar 3 provas para um periodo de 2 meses…… Em um pais onde nao temos inverno rigoroso, um campeonato desse poderia ser melhor planejado e ter 5 provas distribuidas ao longo do ano com uma prova a cada 2 meses….. Vamos ver se o campeonato chega na terceira etapa…

      • Acho que ele digitou errado heim. Alias, o calendário do certame já foi divulgado a tempos e todos envolvidos no automobilismo já sabem do certame “promovido” pela CBA. Tanto que a MC Tubarão irá levar pro BR de Endurance o seu prototipo, um Audi A3 e um Volvo. E terá uns gaúchos com um MRX com motor Audi Turbo.