Mais uma vitória da Audi no FIA GT Series

winner

RIO DE JANEIRO – O modelo R8 LMS Ultra da Audi é, à primeira vista, o carro a ser superado em ritmo de corrida no FIA GT Series. Em três provas disputadas, é a segunda vitória da marca dos quatro anéis de Ingolstadt. Hoje, na Bélgica, deu o carro #11 guiado por Laurens Vanthoor/Stéphane Ortelli, da equipe local Belgian Audi Club Team WRT.

Com sol e temperatura muito baixa no circuito de Zolder, vinte carros largaram para a corrida de uma hora de duração, com o Lamborghini Gallardo LP600+ da Reiter Engineering, guiado por Stefan Rosina na pole position. O eslovaco sustentou o quanto pôde sua liderança, mas antes mesmo da janela de pit stop para troca de pneus e pilotos, foi superado por Laurens Vanthoor. Rosina também perdeu a segunda posição para René Rast, noutro Audi da mesma escuderia que o líder, enquanto lá atrás, Álvaro Parente – último no grid após desclassificação técnica – passava todo mundo, ou quase: no afã de superar a BMW Z4 de Sérgio Jimenez, tocou no carro do brasileiro.

Com as trocas, Ortelli assumiu o volante do #11 e sustentou a dianteira até o fim, com boa vantagem para Peter Kox. Niki Mayr-Melnhof entrou no lugar de René Rast e, além de voltar dos boxes atrás do holandês do carro #24, levou um tremendo “calor” na briga pela terceira colocação, do McLaren #10 de Andreas Züber/Mike Parisy. Na briga de compatriotas, Mayr-Melnhof levou a melhor.

Pelo toque no carro de Jimenez, o McLaren de Parente/Loeb foi punido com um drive through e, perto do fim, quando o carro #9 estava em 14º lugar, foi detectado um problema e o multicampeão dos ralis foi obrigado a parar nos boxes e desistir. A dupla do #21 também não teve muita sorte: o toque pelo visto afetou a porta da BMW e Jimenez, quando trocou com Zonta, teve muita dificuldade para fechá-la. Depois, reportando problemas de freio, eles abandonaram.

A melhor dupla brasileira na corrida acabou sendo Cacá Bueno/Allam Khodair, que tiveram um sábado bastante atribulado. Fica claro que a BMW Z4, apesar de ser um carro bem equilibrado, tem também evidentes problemas de falta de potência, que deixaram a dupla em 11º lugar na geral e nono entre os competidores da Pro-Cup.

Matheus Stumpf/Cláudio Ricci chegaram em décimo-quarto e não foi fácil para a dupla do Ford da Rodrive conquistar tal posição. “Estavamos com um carro muito bom, na primeira volta tivemos um toque que quebrou nossa direção hidráulica, daí em diante foi tentar fazer o melhor porque em pista com varios S a direção eh muito importante. Mesmo assim vinhamos acompanhando o pelotão a frente.. Terminamos em 5º na categoria”, disse Stumpf. A dupla gaúcha corre na Pro-Am Cup, onde o carro mais bem-classificado foi o Mercedes-Benz SLS AMG GT3 de Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen, sexto na quadriculada.

Já Felipe Tozzo/Raijan Mascarello, com problemas técnicos, nem largaram. Duda Rosa/Paulo Bonifácio estrearam e também não completaram a disputa. Mesmo com a porta do carro insistindo em abrir sozinha – duas vezes, aliás – os tchecos Jan Stovicek/Petr Charouz terminaram à frente entre os carros da classe Gentlemen Trophy.

Amanhã, a corrida principal tem largada às 9h15 de Brasília e o blog A Mil Por Hora terá, mais uma vez, o vídeo com a transmissão ao vivo do FIA GT Series direto de Zolder, com a narração de Jack Nicholls e os comentários de John Watson.

Resultado da corrida classificatória em Zolder:

1º #11 Laurens Vanthoor/Stéphane Ortelli
Audi R8 LMS Ultra – Pro Cup
39 voltas

2º #24 Stefan Rosina/Peter Kox
Lamborghini Gallardo LP600+ – Pro Cup
a 10″332

3º #12 René Rast/Niki Mayr-Melnhof
Audi R8 LMS Ultra – Pro Cup
a 15″928

4º #10 Mike Parisy/Andreas Züber
McLaren MP4-12C GT3 – Pro Cup
a 16″427

5º #13 Frank Stippler/Edward Sändström
Audi R8 LMS Ultra – Pro Cup
a 17″355

6º #2 Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen
Mercedes-Benz SLS AMG GT3 – Pro-Am Cup
a 17″846

7º #1 Maximilian Bukh/Alon Day
Mercedes-Benz SLS AMG GT3 – Pro Cup
a 18″666

8º #5 Anthony Kumpen/Enzo Ide
Audi R8 LMS Ultra – Pro Cup
a 29″446

9º #51 Fabio Onidi/Filip Salaquarda
Ferrari F458 Italia – Pro-Am Cup
a 40″709

10º #28 Karun Chandhok/Jan Seyffarth
Mercedes-Benz SLS AMG GT3 – Pro Cup
a 41″157

11º #0 Cacá Bueno/Allam Khodair
BMW Z4 GT3 – Pro Cup
a 43″268

12º #25 Dominik Baumann/Hari Proczyk
Lamborghini Gallardo LP600+ – Pro-Am Cup
a 1’01″771

13º #14 César Campaniço/Carlos Vieira
Audi R8 LMS Ultra – Pro-Am Cup
a 1’13″774

14º #7 Cláudio Ricci/Matheus Stumpf
Ford GT – Pro-Am Cup
a 1’29″870

15º #32 Wolfgang Reip/Mark Shulzhistkhiy
Nissan GT-R – Pro-Am Cup
a 1 volta

16º #3 Petr Charouz/Jan Stovicek
Mercedes-Benz SLS AMG GT3 – Gentlemen Trophy
a 5 voltas

17º #9 Álvaro Parente/Sébastien Loeb
McLaren MP4-12C GT3 – Pro Cup
a 6 voltas

18º #35 Alex Buncombe/Lucas Ordoñez
Nissan GT-R – Pro-Am Cup
a 6 voltas

19º #21 Sérgio Jimenez/Ricardo Zonta
BMW Z4 GT3 – Pro Cup
a 10 voltas

20º #29 Duda Rosa/Paulo Bonifácio
Mercedes SLS AMG GT3 – Gentlemen Trophy
a 17 voltas

21º #8 Felipe Tozzo/Raijan Mascarello
Ford GT – Gentlemen Trophy
não largaram

Comentários

  • Mesmo dando um enorme desconto ao ufanismo e torcida do time que fez a transmissão da corrida hoje pela TV, não engoli até agora a história da porta. O Parente acertou (de leve, diga-se) a porta direita do BMW do Jimenez. Não discuto a punição, acho que o drive through foi justo, mas a porta que não fechava era a esquerda. Dizer que o carro todo entortou com aquela batida do Parente me parece mais um argumento que força a barra. Muito ruim a transmissão, carente de informações, confusa nos nomes dos pilotos, marcas dos carros e até ‘brigando’ com a imagem em alguns momentos. Para quem entende inglês, a melhor opção mesmo é o streaming. Se é para ficar ouvindo o nome Cacá Bueno a cada 30s, prefiro assistir a Stock Car mesmo.

  • A transmissão realmente foi fraca. Parecia que os narradores haviam caído de páraquedas na corrida, sem saber quem era quem, quem pilotava o quê, etc. Ri muito quando na janela dos boxes um carro estava entrando e o piloto que iria assumir já estava preparado do lado mais afastado (confesso que naum lembro quem), e o narrador me manda “olha a alegria do mecânico!”

  • Olha, eu acredito muito naquela coisa chamada Intercâmbio. Tenho certeza de que todos os envolvidos com a essa categoria estão aprendendo muito. Assisti e também achei algumas pérolas pelo meio do caminho, porém, vamos dar um voto de confiança a todos afinal nunca é tarde para se aprender algo nessa vida.