O exemplo britânico

itv4-UKRIO DE JANEIRO – A internet tem coisas fantásticas em meio a um universo amplo de barbaridades e mediocridades. Uma delas é o oferecimento de torrents de transmissão de corridas internacionais. Sou cadastrado num site – cujo nome vou omitir – de onde baixo vários dos vídeos que gravo para DVD e nesse fim de semana, um deles me chamou a atenção: a cobertura completa da iTV4 realizada no domingo passado em Brands Hatch.

E quando digo completa, é completa MESMO! Duvidam? Então lá vai: gravei num mesmo DVD nada menos que seis horas de automobilismo, com três baterias do British Touring Car Championship (BTCC), uma de Fórmula Ford, duas de Renault Clio Cup, uma de Porsche Carrera Cup, uma do Ginetta Junior Championship e outra da Ginetta GT Supercup.

Façam as contas, então: nove provas em quase seis horas no ar. Com exceção da corrida #1 da Renault Clio Cup e a prova da Fórmula Ford (que já tivera uma bateria no sábado), todas as outras com transmissão ao vivo. E não só isso: com entrevistas, com informação e sem frescura. Pódio? Que nada. O que vale é carro na pista. E isso a cobertura da iTV4 mostrou de lavada.

Ao escrever um post como este, deixo minha admiração aos ingleses, os verdadeiros papas do automobilismo moderno, que tratam o esporte como ele merece. Tá: a iTV tem quatro canais ou qualquer coisa que o valha? E daí? Fazem bem feito e isso é o que importa.

Nesta postagem, não quero cobrar absolutamente nada de emissora alguma de televisão no Brasil. E quem sou eu para fazer isso? Só quero deixar claro que, quando há vontade, desprendimento e principalmente competência, seis horas de automobilismo na televisão passam bem rápido. O exemplo da iTV está nos torrents da vida, para quem quiser ver.

Comentários

  • Nós aqui com VTs e resumos da Nascar pelo canal que é deles… O Famigerado FOX Sports. Bristol Sprint Cup em compacto! A tão alardeada cobertura televisiva pelo SPORTV, do Dream Team BMW Brasil de Antonio Hermann se limitou a segunda corrida, creio que só passou ao vivo porque era segunda-feira, dia útil no Brasil as 9h15 da manhã. Só consegui ver a primeira corrida aqui no Blog pelo Link que o Rodrigo colocou. Falaram que a Band vai transmitir a GT Brasil,
    já dá prá imaginar a transmissão sendo cortada para mostrar algum time de 3a divisão chegando no estádio, ou aquela tela dividida em dois com jogo e corrida… Ainda teremos de aguentar Luciano do Valle na Sampa Indy e na Indy 500. A Grand Am A Fox passou mais de 20 dias depois de madrugada compacto da prova de Austin. Prefiro a Rede TV, pois sempre transmitiu Copa Montana, Brasileiro de Marcas e GT Brasil no horário. Ahhh.. mas eles não passam futebol, no país que já foi do futebol

    • sobre as provas da Grand Am realmente a FOX SPORTS pisou na bola justo este ano que tem a maior participação de brasileiros, mas se não me engano o canal ESPN+ tambem ta transmitindo as provas pois vi no site na grade de programação, pena que esse canal não tem na minha cidade
      sobre a FOZ SPORTS existte uma promessa de lançarem o FOX SPORTS 2 no segundo semestree, quem sabe no meio de tantos VT’s de futebol coloquem a NASCAR, V8 SUPERCARS E GRAND AM sem ser nas madrugadas… não custa sonhar

  • alienados os Brasileiros a maioria deles são assim,mas por falta de educação,quem não tem educação,não se importa com nada,aceita tudo,não cobra nada,não pensa logo não existe,para essas pessoas tem programação certa na televisão,são as novelas,e os programas de auditório moderno,desses que reforma casa,carro da dinheiro se fizer isso ou aquilo,novelas sem pé nem cabeça,exatamente para pessoas desse modelo,muito diferente da tv da década de 70 a meados da de 80,em que o brasileiro tinha um Q.I mais elevado.

  • O site onde tu baixou as corridas (o qual eu sei, mas não digo o nome também) já tem as 12 horas de Sebring de 2013 ? Eu lembro que em 2012 no domingo já tinha a corrida completa seja em partes ou em full

      • Esse site eu acho que sei qual é. É um cujo nome, no Brasil (mesma grafia em inglês), também soa como ofensa às mulheres? Se for, é realmente muito bom. Tenho conta lá faz uns cinco ou seis anos. Já consegui várias relíquias para aumentar meu acervo, como o GP de Mônaco de 1980 (transmitido pela Band e narrado pelo Galvão Bueno, com comentários do saudoso Giu Ferreira), o filme “O Fabuloso Fittipaldi” e o fatídico GP da Holanda de 1973, incluindo reportagens sobre a morte do Roger Williamson. Tudo na íntegra.

      • Não trata-se desse. Nesse aí eu também sou cadastrado. É outro. Tipo “corridas para mim”. Sacou?

  • O mais engraçado é ver os canais de tv brasileiros se dizendo “amigos” do esporte a motor…a Band interrompe até a Indy 500 – o maior evento automobilístico do planeta – para por no ar a entrada de um time de futebol em campo, ou até mesmo uma entrevista com algum técnico ou jogadorzinho qualquer…Vale lembrar que a audiência do futebol na Band é a migalha da emissora dona dos direitos de transmissão, ou seja, enquanto o jogo no “plim plim dá 35 pontos, na Band dá 5…
    A “toda poderosa” do plim plim, por sua vez, transforma a Stock Car em Stock Cacá (nada contra o piloro, mas a categoria possui outros 33 competidores, é de bom tom citá-los também de vez em quando…) e ainda por cima impõe horários “adequados” para a transmissão ao vivo como as 09:30 da manhã , onde a categoria que ja foi considerada maior do nosso automobilismo leva “pau”, literalmente, no ibope de atrações como Pica-Pau e Chaves, já que não pode ocupar o horário habitual de corridas nacionais por conta de “excelentes” atrações como a Turma do Didi ou o tal do Esquenta…agora está no “canal campeão”…nem perco meu tempo.
    Quanto a este site, vou procurar…se tem carros na pista, canecos roncando, tô dentro.

  • Na Inglaterra se transmitiu os testes de pré-temporada da F1, enquanto aqui até Curling tem mais tempo de exibição que o esporte a motor.

  • A narração dos gringos é muito legal. Sabem o que estão falando, é divertido, eles sabem prender a atenção de quem assiste.

    A turma do Eurosport UK tambem da show na transmissão do Campeonato Britânico de Superbike. Igual ao Bandsports… (a Sportv melhorou bastante as transmissões da MotoGP, mas ainda falta um bom narrador)

  • Bom dia Rodrigo. Te respeito demais como blogueiro, jornalista, comentarista. Não escrevo e nem reclamo em causa própria porque, afinal, tenho sérios problemas com a minha visão. Você iniciou bem o seu post, talvez muitos não tenham essa visão da Internet.
    Mas, omitir o nome de um site? Não entendo…Você foi ameaçado de morte se fizesse isso?
    Voltando no tempo, lá no início do Orkut, quando só era permitido a entrada através de um convite de algum membro. Eu não consigo imaginar nada mais ridículo do que aquilo. O lado negro dos usuários da internet sempre se manifesta de tempos em tempos. E da mesma maneira. O que tem de especial tornar algo exclusivo, restringindo o acesso? Ainda mais sendo informação esportiva. Ah!! eu tenho e você não tem…..E ainda acham que o Kiko do Chaves, é apenas um personagem de um programa humoristico.Você deve ter lido o post do Olegário Teixeira. Eu acho que ele teve uma síncope cardiaca ao descobrir que fazia parte do clubinho também……. Eu repito novamente, tenho sérias restrições visuais, no PC eu preciso usar a lente de aumento (Lupa), eu não vou conseguir assistir essas imagens do site. Então vamos fazer da Internet o que dela se esperava há anos atrás. Compartilhar o que se tem de melhor.
    Abraços do seu lerdo mas, fiel leitor.

    Sergio

      • Dennis e Sergio, se o site ao qual o Rodrigo se refere for o mesmo que estou imaginando (onde tenho conta), ele não mencionou o nome não porque foi proibido, e sim porque existe um acordo entre os que possuem conta no tal site, para que o endereço não seja divulgado em blogs, redes sociais etc., sob o risco de você ser banido da comunidade.

        Isto porque muita coisa que tem lá é de propriedade das emissoras e também da FOM (leia-se, Bernie Ecclestone). E nesse caso, o risco de essa turma mandar derrubar o site e acabar com a festa é muito grande. Daí, quanto menos exposição na web, menor a chance de o site aparecer nas buscas do Google.

        Se quiserem (e vocês manjarem de download de arquivos no formato torrent), me mandem um e-mail – [email protected] – que eu respondo com o link do site. O resto é com vocês.

  • O nivel daqui tá ruim mesmo…
    Nessa transmissão do mundial de GT da Sportv a coisa berou o ridiculo..
    O narrador só sabe mesmo é do Cacá, várias vezes o cara tava sendo ultrapassado e o narrador dizendo que o Brasileiro estava fazendo ótima ultrapassagem, depois na troca de pilotos ainda falava que o piloto era o Cacá, quando não era mais…
    Fora outras barbariedades que deixam qualquer um sem entender nada do que o tal Nsrrador falava…
    O sportv “” precisa rever isso”” com urgencia… do jeito que tá não tem condições de ver corrida..
    A gente se esforça pra prestigiar o canal mas, assim não dá,..é melhor ver via internet….
    Ainda mandam embora os que sabem o que falam.. Tá feia a coisa…

    • Essa narração da Sportv foi ridícula mesmo. O cara naum sabia quem era quem. Confundia os carros de forma que parecia que tinha caído de paraquedas no meio da corrida, sem saber quem era quem…

    • A única coisa boa no Sportv é os comentários do Lito Cavalcante e agora também do Fábio Seixas, os dois principais narradores que narram corridas são paga pau do Cacá e alguns pilotos mais da StockCar , Felipe Massa e Felipe Nasr e dos comentáristas