Poles britânicas na Fórmula 3 em Silverstone

FIA Formula 3 European Championship, round 2, Silverstone (GB)

RIO DE JANEIRO – A chuva que deu as caras no primeiro dia de atividades em Silverstone, onde correrão o Mundial de Endurance (WEC) e o European Le Mans Series (ELMS) atrapalhou também os pilotos da Fórmula 3 Europeia, que pela programação já tiveram que realizar hoje os dois treinos que definem o grid de largada das três corridas do fim de semana.

E com a pista molhada, os pilotos da casa dominaram as sessões cronometradas. Harry Tincknell, da Carlin, fechou o primeiro treino, que definiu o grid para as corridas #1 e #2 com a pole position, três décimos mais rápido que o compatriota Alex Lynn, da Prema. O sueco Felix Rosenqvist, melhor que todos nos ensaios livres, ficou com a 3ª posição do grid, seguido por Raffaele Marciello, líder do campeonato. O canadense Nicholas Latifi e o austríaco Lucas Auer completaram os seis mais velozes no circuito.

O treino, interrompido com bandeira vermelha a 1min23seg do fim, teve o brasileiro Pipo Derani com a 10ª posição a bordo do carro #12 da Fortec, colocando-se a nove décimos da pole. Michael Lewis, escolhido para substituir Pascal Wehrlein, que foi para o time oficial da Mercedes-Benz no DTM, não foi além do 20º posto num grid de 28 carros, mercê as ausências da italiana Michela Cerruti (envolvida com o Blancpain Endurance Series em Monza) e do russo Dmitry Suranovich.

No segundo treino, realizado inteiramente com pista molhada, alguns pilotos arriscaram pôr slicks no fim e quem se deu bem foi Alex Lynn, que conquistou a pole para a corrida #3 com quase um segundo de frente para Raffaele Marciello. Portanto, um 1-2 da Prema na primeira fila. Felix Rosenqvist foi o 3º mais rápido, seguido por Jordan King, Nicholas Latifi e William Buller. Pipo Derani enfrentou problemas e ficou apenas com a 21ª colocação. Três pilotos – Andre Rudersdorf, Sandro Zeller e Tom Blomqvist – não conseguiram marcar tempo na sessão.

O grid de largada para as corridas #1 e #2 em Silverstone:

1 – Harry Tincknell (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’54″098
2 – Alex Lynn (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’54″421
3 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’54″471
4 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’54″602
5 – Nicholas Latifi (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’54″728
6 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’54″783
7 – Eddie Cheever (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’54″832
8 – William Buller (Dallara-Nissan) – Tsport – 1’54″963
9 – Mans Grenhagen (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 1’54″977
10 – Luis Derani (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’55″058
11 – Jordan King (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’55″160
12 – Tom Blomqvist (Dallara-Mercedes) – Eurointernational – 1’55″300
13 – Sven Muller (Dallara-Volkswagen) – MaCon – 1’55″348
14 – Dennis Van De Laar (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 1’55″384
15 – Antonio Giovinazzi (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’55″481
16 – Joshua Hill (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’55″628
17 – Mitchell Gilbert (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’55″652
18 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’55″677
19 – Jann Marcenborough (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’55″719
20 – Michael Lewis (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’55″928
21 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’56″095
22 – Lucas Wolf (Dallara-Mercedes) – URD – 1’56″467
23 – Roy Nissany (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’56″725
24 – Gary Thompson (Dallara-Mercedes) – Romeo Ferraris – 1’56″807
25 – Richard Goddard (Dallara-Nissan) – Tsport – 1’57″349
26 – Sandro Zeller (Dallara-Mercedes) – Zeller – 1’58″426
27 – Andre Rudersdorf (Dallara-Volkswagen) – MaCon – 1’58″541
28 – Tatiana Calderon (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’58″710

O grid de largada para a corrida #3:

1 – Alex Lynn (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’03″859
2 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’04″706
3 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’04″821
4 – Jordan King (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’05″084
5 – William Buller (Dallara-Nissan) – Tsport – 2’05″221
6 – Nicholas Latifi (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’05″347
7 – Harry Tincknell (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’06″623
8 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’06″952
9 – Dennis Van De Laar (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 2’07″149
10 – Sven Muller (Dallara-Volkswagen) – MaCon – 2’07″605
11 – Gary Thompson (Dallara-Mercedes) – Romeo Ferraris – 2’07″823
12 – Jann Marcenborough (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’08″173
13 – Michael Lewis (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’08″447
14 – Lucas Wolf (Dallara-Mercedes) – URD – 2’08″881
15 – Antonio Giovinazzi (Dallara-Mercedes) – Double R – 2’08″953
16 – Joshua Hill (Dallara-Mercedes) – Fortec – 2’09″033
17 – Richard Goddard (Dallara-Nissan) – Tsport – 2’09″098
18 – Eddie Cheever (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’09″607
19 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – Fortec – 2’09″949
20 – Mans Grenhagen (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort – 2’10″112
21 – Luis Derani (Dallara-Mercedes) – Fortec – 2’10″736
22 – Sean Gelael (Dallara-Mercedes) – Double R – 2’10″841
23 – Mitchell Gilbert (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’11″417
24 – Tatiana Calderon (Dallara-Mercedes) – Double R – 2’11″446
25 – Roy Nissany (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’11″458
26 – Andre Rudersdorf (Dallara-Volkswagen) – MaCon – sem tempo
27 – Sandro Zeller (Dallara-Mercedes) – Zeller – sem tempo
28 – Tom Blomqvist (Dallara-Mercedes) – Eurointernational – sem tempo

Comentários