Quem é quem, WEC – LMGTE-PRO/LMGTE-AM

RIO DE JANEIRO – Mantendo a tradição do blog em apresentar as equipes participantes de competições de longa duração, vamos passar revista em quem estará presente no fim de semana de abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A competição que regressou após um hiato de 20 anos começa mais uma temporada com alguns problemas, especialmente relativos à crise econômica que já tirou de combate duas escuderias da LMP2. Esperamos que a situação não piore daqui para a frente.

Vamos começar a resenha com os times das duas subclasses de Grã-Turismo – LMGTE-PRO, onde se avizinha um duelo sensacional entre Ferrari, Aston Martin e Porsche, com o novo 991, pelo título; e LMGTE-AM, onde são aceitos modelos construídos até 2012, com dois pilotos menos graduados na tripulação.

Equipes LMGTE-PRO:

AF CORSE
Sede: Piacenza (Itália)
Chefe de equipe: Amato Ferrari
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (#51) e Toni Vilander/Kamui Kobayashi (#71)

L9-IMG_5231

Melhor equipe entre as inscritas na LMGTE-PRO ano passado, a AF Corse tem como trunfo a ligação umbilical com a Ferrari, que considera o time de Piacenza como oficial de fábrica. O time de Amato Ferrari mantém sua principal dupla, renovando com Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella, já bastante bem entrosados. A novidade está no carro #71: a estreia do “mito” Kamui Kobayashi, a pé na Fórmula 1 por não ter conseguido verba para pagar por um cockpit. O japonês, que tem uma enorme legião de fãs, terá a parceria de Toni Vilander, excelente piloto finlandês, em seu primeiro ano no WEC. Teoricamente, começam o ano como favoritos.

PORSCHE AG TEAM MANTHEY
Sede: Meuspath (Alemanha)
Chefe de equipe: Olaf Manthey
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin
Pilotos: Jörg Bergmeister/Patrick Pilet/Timo Bernhard (#91) e Richard Lietz/Marc Lieb/Romain Dumas (#92)

L9-IMG_5237

Em poucos meses, a Porsche mostrou que é possível montar um time oficial de fábrica e disputar o WEC. Foram quatro meses desde o anúncio oficial até o momento em que o carro vai estrear nas pistas neste fim de semana em Silverstone. O time escolhido para alinhar o novo modelo 911 (991) GT3 RSR, que entre outras inovações tem um câmbio paddleshift que substitui o sistema tradicional de alavanca sequencial, é o Team Manthey, que representou muito bem a marca em competições como o GT Open e as 24 Horas de Nürburgring.

Para mostrar que não está para brincadeiras, a Porsche trouxe para a equipe de Olaf Manthey um timaço de pilotos: até Le Mans, o carro #91 será ocupado por Jörg Bergmeister e Patrick Pilet, que são os pilotos titulares, além do alemão Timo Bernhard. No #92, o austríaco Richard Lietz e o alemão Marc Lieb terão a companhia de Romain Dumas. No segundo semestre, o francês e Bernhard começam os testes dinâmicos do LMP1 híbrido-gasolina da turma de Stuttgart, com estreia prevista para 2014.

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Chefe de equipe: George Howard-Chappell
Carro: Aston Martin Vantage V8
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Stefan Mücke/Darren Turner/Bruno Senna (#97) e Fréderic Makowiecki/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana (#99)

Sebring

A Aston Martin voltou para a classe principal de Grã-Turismo da Endurance ano passado após o tremendo fracasso do seu modelo LMP1 em 2011. E saiu-se muito bem: mostrou progressos no desenvolvimento do Vantage, um carro excelente em qualificação e que deixava a desejar em ritmo de corrida, principalmente com a questão do consumo de combustível. O desempenho melhorou e no fim do ano a AMR venceu as 6 Horas de Xangai na LMGTE-PRO.

Neste ano, o construtor britânico aumenta o investimento e vem com dois carros. O torcedor brasileiro vai ficar de olho no desempenho do carro #97, pois Bruno Senna – anteriormente inscrito no #99 – foi realocado para correr com a melhor tripulação da casa, formada pelo britânico Darren Turner e pelo alemão Stefan Mücke. Parece que a boa apresentação nas 12h de Sebring rendeu frutos. E com isso, o #99, onde Bruno correria, recebe o experiente português Pedro Lamy, que formará a trinca com o francês Fréderic Makowiecki e com o canadense Paul Dalla Lana, estreante no WEC.

Equipes LMGTE-AM:

LARBRE COMPETITION
Sede: Val de Vienne (França)
Chefe de equipe: Jack Lecomte
Carro: Chevrolet Corvette C6-R
Motor: Corvette “small block” 5,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Julien Canal/Patrick Bornhauser/Fernando Rees (#50)

L9-IMG_6445

Bicampeões das 24 Horas de Le Mans em sua subcategoria e vencedores da LMGTE-AM ano passado, os franceses da Larbre Competition pretendem dar sequência à competitividade demonstrada nas duas últimas temporadas. Neste ano, receberam um chassi 2012 do Corvette C6-R e vão com ele para as pistas do WEC. O trio já se conhece de outros carnavais: os franceses Julien Canal e Patrick Bornhauser vão ter a companhia do brasileiro Fernando Rees na maioria da temporada. Existe uma indefinição quanto a Le Mans, pois Pedro Lamy – que assinou com a Aston Martin – é quem correria no #50. O caminho, apesar disto, está aberto para a estreia do piloto brasileiro em Sarthe. Vamos aguardar.

KROHN RACING
Sede: Braselton, Georgia (EUA)
Chefe de equipe: Tracy Krohn
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Tracy Krohn/Nic Jönsson/Maurizio Mediani (#57)

2

A equipe do simpático Tracy Krohn vem para mais uma temporada no WEC disposta a derrubar o favoritismo da Larbre Competition. O time estadunidense, que montou uma base na Inglaterra, mantém a mesma estrutura técnica, com David Brown na engenharia e o mesmo carro, a Ferrari F458. Como novidade, a saída de Michele Rugolo, que de acordo com a graduação atualizada pela FIA no fim do ano não pode mais guiar na LMGTE-AM. Em seu lugar, entrou outro italiano: Maurizio Mediani, de 44 anos. Tracy Krohn segue também como piloto, assim como o sueco Nic Jönsson.

AF CORSE
Sede: Piacenza (Itália)
Chefe de equipe: Amato Ferrari
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (#61)

L9-IMG_6038

O time de Amato Ferrari se mantém na LMGTE-AM a exemplo do ano passado com um carro, mas sem repetir a parceria com Michael Waltrip e Rob Kauffmann, que se cansaram da brincadeira. O veloz Marco Cioci, de 37 anos, foi escalado por seu bom conhecimento e experiência para dividir o carro #61 com seus novos parceiros, o sul-africano Jack Gerber e o irlandês Matt Griffin, de 31 anos.

IMSA PERFORMANCE MATMUT
Sede: St. Jean du Cardonnay (França)
Chefe de equipe: Franck Rava
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin
Pilotos: Jean-Karl Vernay/Raymond Narac/Christophe Bourret (#76)

L9-IMG_5802

Uma das boas aquisições do WEC para 2013 é a vinda do time IMSA Performance Matmut com um modelo Porsche 911 (997) GT3 RSR do ano passado. A equipe do concessionário Centre Porsche Rouen Raymond Narac, já bastante ‘cascudo’ em competições do gênero, promete vir para incomodar. Além do patrão, o time terá o gentleman driver Christophe Bourret, que ano passado correu o WEC pela Larbre Competition e o veloz e competente Jean-Karl Vernay, de 25 anos, campeão da Indy Lights em 2010 e 2º colocado na classe LMGTE-PRO na última edição das 24h de Le Mans, ao lado do brasileiro Jaime Melo e do compatriota Fréderic Makowiecki.

8STAR MOTORSPORTS
Sede: Pompano Beach, Flórida (EUA)
Chefe de equipe: Enzo Potolicchio
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Enzo Potolicchio/Rui Águas/Philipp Peter (#81)

L9-IMG_5692

Novidade absoluta no WEC, a equipe do venezuelano Enzo Potolicchio firmou uma parceria com a AF Corse, que empresta know-how e sua base na Itália para preparar a Ferrari F458 com que o time estreará na temporada 2013. A 8Star Motorsports foi criada pelo piloto de 44 anos após um desentendimento com Peter Baron, para quem Potolicchio guiou – e venceu – na LMP2 ano passado. Ele era o proprietário do HPD ARX-03b que agora está na Extreme Speed Motorsports. Além de Enzo, a tripulação da 8Star Motorsports conta com o competente moçambicano Rui Águas, de 41 anos e, pelo menos em Silverstone, com o austro-suíço Philipp Peter, de 43 anos e com larga experiência com carros Grã-Turismo.

PROTON COMPETITION
Sede: Ummendorf (Alemanha)
Chefe de equipe: Gerold Ried
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin
Pilotos: Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (#88)

L9-IMG_6493

A Proton Competition tem como trunfo para 2013 a confiabilidade do seu ‘cavalo de batalha’ que é o Porsche 911 spec 2012 com que disputarão mais uma temporada do WEC. Basicamente, é o mesmo carro com que Richard Lietz/Marc Lieb deram muito trabalho à dupla da AF Corse no ano passado. O trio foi mantido, com os italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti e o alemão Christian Ried. Dos três, Ruberti é o mais rápido, sem sombra de dúvidas. Ried e Roda, que são menos graduados, vão inclusive correr no ELMS para ganhar quilometragem.

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Chefe de equipe: George Howard-Chappell
Carro: Aston Martin Vantage V8
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Allan Simonsen (#95) e Jamie Campbell-Walter/Roald Goethe/Stuart Hall (#96)

L9-IMG_5679

Como parte do projeto de ampliação das atividades da Aston Martin Racing, o construtor britânico também se inscreveu na classe LMGTE-AM, com dois carros spec 2012. O lote de pilotos é bem interessante: um trio 100% dinamarquês guiará o #95, com destaque para Allan Simonsen, o mais experiente deles. Kristian Poulsen, que já competiu no WTCC e Christoffer Nygaard completam a trinca. A se ressaltar o saudado retorno do britânico Jamie Campbell-Walter a bordo do carro #96, que será dividido com o compatriota Stuart Hall e o alemão Roald Goethe.

Comentários

  • Confesso que curto vários destes carros, Porsche, Corvette “trovão” e Aston Martin são meus maravilhosos, a F458 é legalzinha também…mas, se é para escolher um para vercer corridas e campeonato fico com o trovão!!!!!!!!!!