Saudosas pequenas – Minardi, parte X

2001_MinardiPS01European_pre
Paul Stoddart trouxe Tarso Marques de volta para ser o “professor” de Fernando Alonso

RIO DE JANEIRO – Novos ares à vista para a Minardi no Mundial de Fórmula 1 em 2001. Após um período como parceiro tecnológico da Tyrrell, o australiano Paul Stoddart, proprietário da European Aviation e patrocinador da Arrows na Fórmula 1 e no time júnior que corria a Fórmula 3000, tornou-se sócio de Giancarlo Minardi e assumiu o comando da equipe de Faenza. A equipe passava a se chamar European Minardi.

Mudava a razão social, mas não as influências de Flavio Briatore sobre o time, até porque o boquirroto dirigente da Benetton queria ter Stoddart, tão boquirroto quanto, como um aliado nas discussões das equipes com Bernie Ecclestone, que já transformara a FOCA (Formula One Constructors Association) em FOA (Formula One Association) e depois a rebatizaria como FOM (Formula One Management), que é como a conhecemos hoje.

Minardi 2001
Paul Stoddart ladeado por seus pupilos

Uma amostra desta influência foi a chegada de um jovem espanhol ao time: nascido em Oviedo, nas Astúrias, Fernando Alonso Díaz, garoto de apenas 19 anos de idade na época, vinha de uma temporada de Fórmula 3000 com direito a uma vitória categórica em Spa-Francorchamps, guiando para a equipe Astromega. Para ajudar o piloto em seu primeiro ano de Fórmula 1, Stoddart foi buscar Tarso Marques, que nos quatro anos posteriores à sua segunda passagem pelo time, fizera algumas corridas na Fórmula Indy, inclusive na Penske.

No primeiro teste de pista do PS01 em Fiorano, debaixo de um toró inominável, Fernando Alonso disse ao que veio e foi mais rápido que o experiente Tarso em condições completamente adversas. E já no treino classificatório do GP da Austrália, em Melbourne, largou três posições à frente do brasileiro, estreando com um razoável 12º lugar.

F1-Fansite.com 2001 HD wallpaper F1 GP Malaysia_11 (1)
Tarso Marques num ano de dificuldades com a Minardi

Tarso conseguiu uma respeitável nona posição em Interlagos, sofrendo com as dimensões do carro projetado por Gustav Brunner e Gabriele Tredozi. Seus pés, de tamanho 43, quase não cabiam no cockpit em que Alonso caía como uma luva. E o garoto foi progredindo na categoria: de San Marino a Mônaco, Alonso conseguiu largar todas as provas em 18º lugar. Marques, em último. Mas somente em Barcelona, correndo em casa, Fernando conseguiu terminar, na 13ª posição.

__00alonso00df
Lado a lado na pista; porém Alonso foi amplamente superior nos resultados

O brasileiro foi de novo nono colocado no Canadá e até a Alemanha os dois pilotos foram vistos regularmente largando da última fila do grid. Em todas as vezes, exceto Montreal, Alonso foi superior a Tarso e no GP da Inglaterra, em Silverstone, o brasileiro ficou fora dos 107% da pole, sem condições de disputar a corrida.

minardi-ps-01-03
Tarso apanhando do PS01 em Hungaroring

Alonso impressionou outras duas vezes em qualificação, com o 18º posto em Hungaroring e a décima-sétima posição em Indianápolis. Pena que ele não tinha um carro à altura para fazer coisa melhor nas corridas. Seu melhor resultado do ano foi na Alemanha, com uma 10ª colocação. Tarso Marques despediu-se da Fórmula 1 em Spa, no GP da Bélgica e seu lugar passou a ser ocupado por um inexperiente malaio: Alex Yoong largou em último nas três corridas finais do ano e terminou somente no Japão, em décimo-sexto.

O espanhol foi guindado à condição de piloto-reserva da Renault em 2002 e a vaga de primeiro piloto da Minardi ficou aberta para mais uma negociata de Flavio Briatore com Paul Stoddart. Mas desta vez o australiano já conhecia o piloto em questão: era Mark Webber, a quem patrocinara na equipe Arrows Júnior de Fórmula 3000 em 2000 e era seu compatriota.

2002_MinardiPS02AsiaTech_pre
Lançamento do PS02, com os novos recrutas Mark Webber e Alex Yoong

O carro era o pior do ano: o modelo PS02 desenhado por Gabriele Tredozi e Loic Bigois, ex-engenheiro da Prost Grand Prix, tinha às costas o horroroso motor Asiatech 002 V10, o antigo Peugeot, com supostos 800 HP de potência. E para completar o orçamento do time com patrocínios oriundos da Malásia, Stoddart manteve o pouco competitivo Alex Yoong.

markminardie
Webber: estreia com 5º lugar em casa; euforia e delírio de Paul Stoddart

Logo no GP da Austrália, uma surpresa: em decorrência de uma colisão múltipla no início da corrida e a uma quebradeira geral, Mark Webber estreou com o pé direito na Fórmula 1. Chegou em 5º lugar, emocionando Paul Stoddart a ponto do então dono da Minardi subir ao pódio e estourar champagne de tanta alegria. Afinal de contas, o resultado representava um desafogo nas finanças apertadas do time.

minardi-ps02
Alex Yoong pouco fez em sua opaca passagem na F-1

Alex Yoong chegou em 7º em Melbourne e 13º no Brasil, onde Webber terminou a corrida em décimo-primeiro. Mas o malaio começou a mostrar que não era do ramo: não se qualificou em San Marino. Em Barcelona, a equipe não correu, pois os carros do time apresentavam uma grave falha estrutural na asa traseira. Por falta de segurança, Stoddart retirou seus carros do GP da Espanha.

mark-webber-minardi-2002
Webber em ação com o PS02

Webber era previsivel e frequentemente mais veloz que Yoong, que voltou a falhar uma qualificação em Silverstone, na Inglaterra e Hockenheim, na Alemanha. Como o rendimento do malaio não melhorasse, ele ficou ‘de castigo’ por duas corridas e Anthony Davidson, piloto de testes da BAR, estreou na Fórmula 1 em seu lugar.

F1-Fansite.com 2002 HD wallpaper F1 GP Hungary_14
Anthony Davidson experimentou as agruras de andar com o PS02 como reserva imediato de Alex Yoong

O britânico fez duas corridas – Hungria e Bélgica. Largou de último em ambas porque, piorar, impossível. Rodou em Hungaroring e bateu em Spa. Resultado: Yoong voltou ao cockpit do carro para as corridas finais da temporada.

Até o Japão, Yoong conseguiria apenas um 13º lugar em Monza, abandonando todas as demais corridas – saindo da última posição do grid, é claro. Webber ainda salvou uma décima posição em Suzuka e fechou o ano com saldo positivo, pois assinara com a Jaguar para disputar a temporada de 2003, enquanto o malaio nunca mais voltaria a guiar um Fórmula 1.

Amanhã, voltamos com o décimo-primeiro e penúltimo post da série.

Comentários