Team Jota sai na frente nos treinos do ELMS

RIO DE JANEIRO – Com 23 carros na pista graças ao forfait de última hora da Autorlando Sport, começaram hoje os treinos livres da primeira etapa do European Le Mans Series, que será sábado com 3 horas de duração. Os carros inscritos nas classes LMP2, LMPC, LMGTE e LMGTC andaram em todas as sessões com pista molhada e temperatura muito baixa, ao redor dos 10ºC no circuito britânico.

No primeiro treino as condições eram ainda muito piores, pois o asfalto estava bem molhado e chovia. Assim, a melhor marca foi 2’06″179, do Alpine A450 de Pierre Ragues/Nelson Panciatici, nada menos que três segundos e seis décimos melhor que o carro de Pierre Thiriet/Jonathan Hirschi, o 2º colocado.

A pista melhorou bastante em relação ao primeiro treino para a segunda sessão e aí os tempos baixaram. Com isso, o #38 do Team Jota guiado por Oliver Turvey/Simon Dolan ficou com o melhor tempo do dia em 1’51″699, superando Panciatici/Ragues, que acabaram as atividades com o segundo tempo em 1’52″181.

elms_fp2_013

Franck Mailleux, que correrá no fim de semana com a suíça Natacha Gachnang, fez na última volta do treino o 3º melhor tempo com o Morgan LMP2 Nissan da Morand Racing, em 1’52″256. Brendon Hartley foi o quarto mais rápido, seguido por Pierre Thiriet e Patric Niederhauser.

elms_fp2_063

Entre os LMPC, o jovem francês Paul-Loup Chatin pôs as manguinhas de fora: marcou 1’57″911 e superou a marca do veterano compatriota Soheil Ayari. Os dois ficaram com a 7ª e 8ª marca, respectivamente, do treino – muito à frente do carro de Alex Loan/Matthieu Lecuyer, que foi o 15º geral.

elms_fp2_082

Valendo-se da melhor aptidão do Porsche 911 (997) GT3 RSR e do conhecimento da pista, Nick Tandy colocou o #77 da Proton Competition com o melhor tempo entre os modelos LMGTE, em 2’03″454, seguido da Ferrari #52 da RAM Racing partilhada por Johnny Mowlem/Matt Griffin e do Porsche #75 da ProSpeed Competition, que conta com o experiente francês Emmanuel Collard a bordo.

elms_fp2_053

E na LMGTC, o BMW Z4 GT3 da Ecurie Ecosse foi o mais rápido – 2’05″543, 14º tempo na geral, suplantando o Audi R8 LMS da equipe Momo Megatron DF1 e a Ferrari da AF Corse.

Neste sábado, a partir de 11h10, hora local (7h10 de Brasília) os carros entram na pista para os treinos de classificação que definem o grid. Vinte minutos primeiro para os GTs das divisões LMGTE e LMGTC e depois outros vinte para os protótipos de LMP2 e LMPC. A largada para a corrida será também no sábado, às 15h locais (11h de Brasília).

Comentários