Team Jota vence a corrida caótica do ELMS

8644181154_41ec3e6998_o

RIO DE JANEIRO – O European Le Mans Series começou de forma movimentada, porém caótica, a temporada 2013 de sua competição. Com os carros largando às 15h locais em Silverstone para três horas de corrida, começou a chover tão logo se iniciou a volta de apresentação e o que se viu durante mais de duas horas e quinze, além da pista molhada, foi um show de rodadas e saídas de pista – além de algumas boas performances de diversos pilotos.

Como as condições não melhoraram após uma longa presença de um Safety Car em decorrência do acúmulo de água no traçado de 5,891 km de extensão, a direção de prova decidiu de forma sábia e coerente por terminar a corrida assim que se completou 75% do tempo regulamentar – ou seja, duas horas e quinze minutos.

Assim, a vitória ficou com o Zytek Z11SN do Team Jota, guiado por Oliver Turvey e Simon Dolan, que largara mais cedo da pole positionApenas quatro dos LMP2 inscritos chegaram na mesma volta, com o Oreca 03 Judd da Race Performance, guiado por Patric Niederhauser e Michel Frey em segundo e o Oreca 03 Nissan da atual campeã do ELMS, a Thiriet by TDS Racing, ocupando o último lugar do pódio graças a Pierre Thiriet e Jonathan Hirschi.

O Alpine A450 de Pierre Ragues/Nelson Panciatici, que liderou grande parte da primeira hora de prova, caiu para quarto e por lá ficou. A surpresa veio nas quatro posições seguintes, todas ocupadas pelos carros da LMGTE, onde o melhor foi o Porsche 911 (997) GT3 RSR da Proton Competition guiado por Nick Tandy/Christian Ried/Gianluca Roda, com o 5º posto na geral após uma impressionante guiada de Tandy no piso molhado durante as primeiras voltas. Johnny Mowlem/Matt Griffin, com a Ferrari F458 #52 da RAM Racing, terminaram em sexto no resultado final e segundo na classe, seguidos por Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo e por Andrea Bertolini/Joël Camathias.

Entre os três LMPC inscritos, salvou-se o #48 de Anthony Pons/Soheil Ayari com a 9ª posição geral, beneficiado pelos problemas enfrentados pelo #47 de Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch. O #49 de Alex Loan/Matthieu Lecuyer bateu assim que foi autorizada a largada e sequer completou a primeira volta.

Na LMGTC, a Ecurie Ecosse venceu com a BMW Z4 GT3 do trio Ollie Milroy/Alasdair McCaig/Andrew Smith, 10º colocado na geral, três posições à frente da Ferrari F458 dos italianos Gai, Casé e Rizzolli. O Audi R8 LMS de Giermaziak/Bader/Derdaele, embora classificado, não estava na pista quando a corrida foi declarada encerrada.

A 2ª etapa do ELMS será no dia 18 de maio, no Circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Itália.

Confira o resultado final neste link.

Comentários