Turvey é o primeiro pole do ELMS

First-ELMS-pole-of-2013-for-Turvey_articlethumbnail

RIO DE JANEIRO – O Team Jota Sport fez as honras da casa e larga da pole position na abertura da temporada 2013 do European Le Mans Series, as 3 Horas de Silverstone. Com uma volta sensacional, o britânico Oliver Turvey pôs o Zytek Z11SN na frente de todo mundo – 1’48″032, oito décimos abaixo do tempo do neozelandês Brendon Hartley, segundo colocado com o Oreca 03 Nissan da Murphy Prototypes.

O Alpine A450 de Nelson Panciatici ficou com a terceira melhor marca, mais de um segundo acima do tempo da pole e bem à frente de outro Oreca 03, este com motor Judd, guiado pelo suíço Patric Niederhauser. Franck Mailleux, no Morgan LMP2 Nissan da Morand Racing, fez o quinto tempo e Jonathan Hirschi, no carro #1 da Thiriet by TDS Racing, foi o sexto colocado.

Na classe LMPC, Paul Loup Chatin surpreendeu de novo: fez o melhor tempo na qualificação em 1’54″102, seis décimos melhor que o experiente Soheil Ayari. E colocou-se em 9º lugar geral no grid, à frente de pelo menos um LMP2 – o velho Lola B11/40 Judd da equipe DKR Engineering, de Luxemburgo.

Entre os LMGTE, poucas surpresas: a RAM Racing, que também é da casa, ficou na frente graças a Johnny Mowlem, pole position da divisão com sua Ferrari. O britânico virou em 2’02″358, 13º geral, e superou o compatriota Nick Tandy (Proton Competition/Porsche 911 (997) GT3 RSR por três décimos de segundo. A terceira posição ficou com François Perrodo, da ProSpeed Competition, em mais um Porsche, seguido de outras duas Ferrari F458 Italia, alinhadas para Federico Leo (AF Corse) e Andrea Bertolini (JMW Motorsport).

Por fim, na LMGTC, o polonês Kuba Giermaziak, no Audi R8 LMS da Momo Megatron DF1, fez o melhor tempo da divisão sem grandes problemas, três décimos abaixo da BMW guiada por Andrew Smith. Lorenzo Casé, da AF Corse, foi o terceiro mais rápido.

As 3 Horas de Silverstone terão início às 15h locais (11h de Brasília).

Comentários