Alles klar, herr kommissar?

RIO DE JANEIRO – O austríaco Johann Hölzel, mais conhecido como Falco, falecido prematuramente aos 40 anos na República Dominicana, é até hoje lembrado por uma de suas músicas que por aqui chegaram e acabaram fazendo muito sucesso: “Der Kommissar” era integrante de uma coletânea da então CBS (hoje Sony), chamada Video Hits, onde despontavam outros artistas como Michael Jackson, Phil Collins, Donald Fagen, Supertramp, Prince, Eddy Grant, P.H.D, Joe Jackson, Christopher Cross e Men At Work.

Confesso que entre as músicas da fitinha (sim, comprei-a em cassette), “Der Kommissar” era uma das que mais gostava de ouvir. Naquele ano de 1983, Falco contou com o auxílio luxuoso de uma cover quase instantânea de seu sucesso: como ele canta em alemão e também em vienense (com enxertos de frases em inglês – que aliás não são aleatórias), o grupo After The Fire fez a versão em inglês, mantendo o “Alles Klar, herr Kommissar?”  original. A música foi um sucesso nos EUA, atingindo o 3º lugar nas paradas daquele país.

Três anos depois, o cantor lançou “Rock Me Amadeus”, que virou trilha sonora obrigatória nos clipes de Daytona que o grande João Mendes apresentava no saudoso Bike Show, hoje exibido na internet e que na época passava na extinta TV Corcovado, no canal 9 do Rio de Janeiro. Com esta música, aí sim Falco alcançou número #1 nos EUA, fazendo igualmente sucesso no Brasil.

Falco faz parte, aliás, de uma safra de artistas germânicos que nos anos 80 estouraram por aqui: a loucaça da Nina Hägen esteve aqui no Rock In Rio e, dizem as más línguas, papou o filho da Marta Suplicy, que faria “Garota de Berlim” com participação da própria. E ainda teve a Nena, do hit “99 Luftballons”, que ganhou uma versão em inglês: “99 Red Balloons”.

Mas hoje o astro é o Falco, de quem outro dos bons jornalistas de automobilismo, o Ico – vulgo Luiz Fernando Ramos – é fã incondicional. Então pra rapaziada ligada em música dos anos 80 e pro Ico, que tem sangue vienense na veia, pois mora na Áustria, “Der Kommissar” é o clip da semana.

Comentários

  • Caramba, anos 80 e seus hits pop. Muito bom.

    Nasci em 92, mas gosto bastante das músicas pop dessa década (anos 80). Saíram muitas coisas de qualidade, como Alphaville, Men At Work, Michael Jackson, A-Ha, Duran Duran, Cyndi Lauper, entre outros. O que veio depois não foi muito animador.

    Ainda bem que existe a Internet para encontrarmos essas jóias que muitos esqueceram.