As armas de Audi e Toyota para Spa e Le Mans

RIO DE JANEIRO – O Mundial de Endurance (WEC) começou há duas semanas com vitória da Audi sobre a Toyota nas 6 Horas de Silverstone. Com um importante detalhe: enquanto os alemães já alinharam o R18 e-tron quattro na especificação 2013, os rivais japoneses estavam com o modelo do ano passado, o mesmo que das últimas cinco corridas do certame anterior, ganhou três provas.

Agora as equipes têm pela frente, em maio e junho, talvez os dois maiores desafios da temporada deste ano: a disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps no próximo sábado e, no mês que vem, a clássica 24 Horas de Le Mans, em sua 81ª edição. E tanto Audi quanto Toyota atacam como e onde podem para poder dar cabo uma da outra no restante do campeonato.

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Neste ano, a Audi seguiu à risca a artimanha da rival ano passado. A partir justamente de Silverstone, o TS030 Hybrid foi equipado com uma nova asa traseira com um endplate duplo, o que criou alguma celeuma e provocou o seguinte comentário de Pascal Vasselon, o chefe de equipe da Toyota: “Apenas fizemos uma leitura inteligente do regulamento”.

De acordo com um post anterior escrito pelos colegas do site Le Mans Portugal, o artigo 3.6.3 do Regulamento Técnico, referente às asas traseiras, especifica que a asa traseira tem um máximo de 1600mm de comprimento, enquanto as respectivas terminações laterais, ou endplates, deverão ter 1000 cm2 de área sem ultrapassar na sua forma um retângulo de  765 mm x 300 mm. Nada é referido para além disto, exceto no artigo 3.6.2, referente a apêndices aerodinâmicos na carroceria, onde é especificado que a carroceria não poderá conter nenhum elemento aerodinâmico capaz de gerar downforce para além dos permitidos pelo regulamento. A dúvida que surgiu era precisamente a de saber até que ponto aquela endplate dupla, que parecia conter uma pequena asa no seu interior, era ou não legal.

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Como no automobilismo muita coisa se copia mais do que se cria, nos últimos tempos, a Audi implementou a novidade da rival em seus carros este ano, vencendo em Sebring na ALMS e Silverstone, como já dito neste post. Mas os alemães têm outro ás na manga: uma versão longtail, com barbatana mais alongada, será testada no circuito de Spa-Francorchamps. O carro experimental vai ser conduzido pelo brasileiro Lucas Di Grassi, pelo espanhol Marc Gené e pelo britânico Oliver Jarvis.

A Audi afirma que os testes de túnel de vento mostraram que o novo artefato, além de ser mais eficiente na geração de pressão aerodinâmica sob alta velocidade, elimina o arrasto aerodinâmico. É tudo o que a turma de Wolfgang Ulrich sonhava para novamente derrotar a Toyota e conquistar mais um triunfo em Sarthe. “Como sempre, a Audi vai usar a corrida em Spa como um ‘ensaio geral’ para as 24 Horas. Testar a variante longtail no terceiro carro, que não foi desenvolvido 100% para os tempos de volta em Spa é um elemento importante para nossa preparação rumo a Le Mans”, afiançou o big boss da marca dos quatro anéis de Ingolstadt.

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A Toyota pretende responder à altura, com a estreia oficial da spec 2013 do TS030 Hybrid, que traz várias novidades no campo aerodinâmico e também na montagem do motor elétrico. Anteriormente à frente, o super capacitor do protótipo japonês passou para a seção traseira do bólido. “Decidimos redesenhar o monocoque para este ano, porque como no ano passado tínhamos, na verdade, um carro-laboratório, nosso motor elétrico podia ser montado atrás e à frente. Sem o motor frontal, otimizamos a parte aerodinâmica”, explicou Pascal Vasselon.

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O carro deste ano tem, portanto, um nariz bem menos empinado que o modelo visto até Silverstone, na abertura do WEC, com um prolongamento até a seção frontal e de linhas mais, digamos, suaves. Os engenheiros da marca japonesa também buscam uma melhora na refrigeração do sistema de freios, implementando duas aberturas na carenagem frontal.

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Nos testes feitos à exaustão em Paul Ricard, na França e também no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a Toyota não usou, curiosamente, a polêmica asa traseira hoje copiada pela rival Audi. Apareceu nos ensaios com o conjunto aerodinâmico que será usado nas 24 Horas de Le Mans e, talvez, em Spa-Francorchamps.

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