Audi sai na frente em Spa

Audi WEC Test

RIO DE JANEIRO – Com seus três protótipos R18 e-tron quattro, a Audi sai na frente da Toyota no primeiro treino livre para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, que aconteceu no fim da madrugada aqui do Brasil. A sessão foi inteiramente dominada pelos bólidos alemães, com a versão Longtail guiada por Lucas Di Grassi comandando a classificação durante grande parte do tempo.

Porém, prevaleceu a hierarquia reinante no time de Ingolstadt e o melhor tempo foi do #1 de Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer, com a marca de 2’01″972, numa média superior a 206 km/h. O carro #2 de Allan McNish/Tom Kristensen/Loïc Duval ficou em segundo, batendo a marca do #3 de Lucas Di Grassi/Oliver Jarvis/Marc Gené por apenas 0″027.

Estreando a versão 2013 do seu TS030 Hybrid, a Toyota ficou em quarto com o único carro novo pronto, para Alex Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima. Eles acabaram a pouco mais de oito décimos do melhor tempo da sessão, enquanto o carro antigo com Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin foi o 6º colocado.

Surpresa das boas foi o quinto lugar geral do Lola Toyota #12 da Rebellion Racing, posicionado a menos de um segundo do tempo do Audi #1 – resultado excelente diante da diferença de performance entre os protótipos com motores elétricos e o carro do time helvético, que não possui esse artifício.

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Na LMP2, Olivier Pla, a bordo do Morgan #24 da OAK Racing, estabeleceu o tempo de referência da divisão no primeiro treino, em que pese uma saída de pista do dinamarquês David Heinemeier Hänsson a meio da sessão. O francês marcou 2’10″318, deixando o Oreca Nissan da G-Drive Racing partilhado por Roman Rusinov/Mike Conway/John Martin em segundo e o carro-gêmeo da Pecom Racing, com Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer/Nicolas Minassian na 3ª colocação do grupo.

O carro #25 do brasileiro Antonio Pizzonia e seus parceiros Tor Graves e James Walker foi o quarto mais rápido, a seis décimos do bólido da OAK Racing. Após 32 voltas percorridas, cravaram 2’10″935, média superior a 192 km/h.

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Na LMGTE-PRO, outro carro que ficou longo tempo em primeiro foi o Aston Martin Vantage #98 cuja melhor marca foi feita por Fred Makowiecki, parceiro do brasileiro Bruno Senna, em 2’22″426. Mas no fim da sessão, praticamente todos os carros da divisão melhoraram suas marcas e o #98 caiu para sétimo entre sete inscritos. Toni Vilander, parceiro do japonês Kamui Kobayashi na AF Corse, fez a volta mais rápida da primeira sessão em 2’20″395, quatro décimos abaixo de Gianmaria Bruni, com a outra Ferrari F458 Italia. O Aston #97 de Darren Turner/Stefan Mücke/Peter Dumbreck foi terceiro e o Porsche de Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas ficou em quarto.

Por fim, na LMGTE-AM, nenhuma surpresa: Marco Cioci cravou a volta mais rápida com a Ferrari #61 da AF Corse em 2’22″890, mais de meio segundo abaixo do tempo do britânico Jamie Campbell-Walter, da Aston Martin. A Ferrari F458 de Rui Águas/Enzo Potolicchio/Matteo Malucelli ficou com o terceiro tempo, seguida do Porsche de Raymond Narac/Jean-Karl Vernay e do Corvette de Patrick Bornhauser/Julien Canal/Fernando Rees.

Um pequeno aparte: a FIA e o ACO mudaram para este fim de semana a qualificação das 6 Horas de Spa-Francorchamps. Não serão mais 20 minutos para LMGTE-PRO/AM e LMP1/P2. O tempo de pista subiu para meia hora. Apesar do caos reinante na qualificação das 6 Horas de Silverstone, a história da média das quatro voltas – duas mais rápidas de cada um dos pilotos escalados – está mantida. A qualificação acontece ainda hoje às 19h locais, 14h de Brasília.

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