MENU

11 de maio de 2013 - 14:23International GT Open

Estratégia perfeita dá vitória a Ramos e Pastorelli em Portimão

158_1113 16 133

RIO DE JANEIRO - A equipe é holandesa, mas com um piloto “da casa”, não tinha como dar errado: o português Miguel Ramos e o holandês Nicky Pastorelli, graças a uma inteligente e perfeita estratégia, venceram a corrida #1 da segunda rodada dupla do International GT Open disputada neste sábado no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Largando na primeira fila ao lado da Ferrari pole position de Andrea Montermini/Luca Filippi, a dupla luso-holandesa se baseou no seguinte cálculo: como não tinham handicap adicional por cumprir, ao contrário do carro #3 da Villorba Corse, que tinha 30 segundos extras para o seu pit stop obrigatório (mínimo de 1min45seg ao invés dos usuais 1min15seg), Ramos fez um primeiro turno de guiada mais curto e assim que os boxes foram abertos, entregou o carro a Pastorelli.

Enquanto Filippi dava o máximo para tentar abrir uma diferença que fizesse o companheiro Montermini voltar à pista ainda em primeiro, o holandês registrava tempos constantes de volta. Como efeito, o italiano fez seu pit, o veterano ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy foi aos boxes e, quando voltou, caíra para segundo, sem qualquer chance de reverter a vantagem que o Corvette possuía após as rodadas de pit stops. Daí, Pastorelli acelerou tranquilo para a vitória, fechando as 36 voltas com 9″982 de vantagem sobre Montermini.

A corrida teve três intervenções do Safety Car: a primeira logo no início, por partida falsa; a segunda, tão logo a verde foi acionada, em razão de uma panca entre o Porsche da equipe estreante Rinaldi Racing, guiado por Marco Seefried e a Ferrari de Francesco Castellacci. E a terceira e última, por conta de problemas no Mosler do espanhol Rafael Unzurruzaga.

Os brasileiros fizeram uma corrida razoável: Luiz Razia andou bem no seu turno de pilotagem, mas numa disputa acabou provocando inclusive uma rodada do italiano Matteo Beretta, onde a Ferrari deste ficou em posição perigosa na pista. O baiano entregou o carro a Chris Van Der Drift, que conduziu até o fim e terminou em 9º na geral e sexto na divisão GTS. Rafael Suzuki recebeu o outro carro da Bhai Tech Racing das mãos do italiano Giorgio Pantano e permaneceu até o final para terminar na 11ª posição geral e oitavo na categoria.

A vitória nesta divisão foi do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver, que é de Portugal, com outros dois pilotos locais: César Campaniço e Carlos Vieira, que cruzaram a linha de chegada em 3º na geral, superando a Ferrari de Aleksej Basov e Alessandro Pier Guidi, da estreante Estamotorsports.

Amanhã, com largada prevista para as 8h da manhã (hora de Brasília), teremos a corrida #2, com 50 minutos de duração.

Resultado final da corrida #1 em Portimão:

1º #4 Miguel Ramos/Nicky Pastorelli
V8 Racing Chevrolet Corvette C6-R “small block” (SGT)
36 voltas em 1h10min35seg021

2º #3 Luca Filippi/Andrea Montermini
Scuderia Villorba Corse Ferrari F458 Italia (SGT)
a 9″982

3º #81 César Campaniço/Carlos Vieira
Team Novadriver Audi R8 LMS Ultra (GTS)
a 36″594

4º #67 Alessandro Pier Guidi/Aleksej Basov
Estamotorsports Ferrari F458 Italia GT3 (GTS)
a 41″753

5º #1 Aliaksandr Talkanitsa Jr./Aliaksandr Talkanitsa
AT Racing Ferrari F458 Italia (SGT)
a 42″344

6º #61 Miguel Toril/Jan Seyffarth
Seyffarth Motorsport Mercedes-Benz SLS AMG GT3 (GTS)
a 45″988

7º #57 Dimitros Deverikos/Isaac Tutumlu
Autorlando Sport Porsche 911 (997) GT3 R (GTS)
a 50″819

8º #60 Stefano Costantini/Álvaro Barba
Ombra Racing Ferrari F458 Italia GT3 (GTS)
a 55″487

9º #66 Luiz Razia/Chris Van Der Drift
Bhai Tech Racing McLaren MP4-12C GT3 (GTS)
a 55″992

10º #63 Pol Rosell/Roman Mavlanov
SMP Racing-Russian Bears Ferrari F458 Italia GT3 (GTS)
a 57″611

3 comentários

  1. Mefistófeles disse:

    Gostei da estréia na FOX com o Hamilton no programa da F4, Sucesso!

  2. Gustavo Oliveira disse:

    Legal ver o Miguel Ramos pilotando um Corvette, lembro de uma entrevista dele em 2010 dizendo que, embora tenha pilotado por alguns anos o Maseratti MC12, o sonho dele era mesmo o carro americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>