Grand-Am na capital mundial do automóvel

Chevrolet+GRAND+AM+Detroit+200+MORG2Q4Ry5al

RIO DE JANEIRO – Neste sábado, dia 1º de junho, os carros da Rolex Sports Car Series voltam às pistas para a quinta etapa da temporada 2013. É a vez da Chevrolet Grand-Am 200, que será disputada no circuito Belle Isle Park, em Detroit, no estado do Michigan.

A capital mundial do automóvel, como a cidade é conhecida, recebe a Grand-Am para o primeiro evento em pistas citadinas do calendário. A corrida terá 2h de duração e, por ser de tiro mais curto que a maioria do campeonato, será de ataque intenso por posições do início ao fim.

Estão confirmados, por enquanto, 26 carros: treze protótipos DP, dez inscritos na classe GT e outros três na GX. Oswaldo Negri continua de fora, em recuperação após uma cirurgia. A presença brasileira fica restrita a Antonio Pizzonia, no segundo carro da Michael Shank Racing e a Christian Fittipaldi, que desde Road Atlanta divide um dos Corvette DP da Action Express com o português João Barbosa.

O que não muda é a liderança de Scott Pruett e seu parceiro Memo Rojas, que comandam a classificação da DP com 128 pontos, sete a mais que Jon Fogarty/Alex Gurney. Na GT, Alessandro Balzan é o líder. O italiano tem 110 pontos, um apenas à frente de John Potter e Andy Lally. Na GX, Jim Norman comanda a tabela de classificação com 137 unidades.

Vamos aos inscritos:

DP

#01 CHIP GANASSI RACING WITH FELIX SABATES
BMW Riley
Scott Pruett/Memo Rojas

#2 STARWORKS WITH ALEX POPOW
Ford Riley
Alex Popow/Ryan Dalziel

#3 8STAR MOTORSPORTS
Corvette DP
Enzo Potolicchio/Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin

#5 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP
João Barbosa/Christian Fittipaldi

#6 MICHAEL SHANK RACING
Ford Riley
Antonio Pizzonia/Gustavo Yacamán

#8 STARWORKS MOTORSPORT
Ford Riley
Brendon Hartley/Scott Mayer

#9 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP
Brian Frisselle/Burt Frisselle

#10 WAYNE TAYLOR RACING
Corvette DP
Jordan Taylor/Max Angelelli

#42 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Dane Cameron/Wayne Nonnamaker

#43 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Will Nonnamaker/Joe Nonnamaker

#60 MICHAEL SHANK RACING
Ford Riley
John Pew/Michael Valiante

#90 SPIRIT OF DAYTONA RACING
Corvette DP
Ricky Taylor/Richard Westbrook

#99 GAINSCO/BOB STALLINGS RACING
Corvette DP
Jon Fogarty/Alex Gurney

GT

#18 MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Porsche 911 (997) GT3 R
Tomy Drissi/Dion Von Moltke

#31 MARSH RACING
Chevrolet Corvette C6-R
Eric Curran/Boris Said

#44 MAGNUS RACING
Porsche 911 (997) GT3 R
John Potter/Andy Lally

#57 STEVENSON MOTORSPORTS
Chevrolet Camaro GT-R
John Edwards/Robin Liddell

#61 R.FERRI/AIM MOTORSPORT RACING WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Max Papis/Jeff Segal

#63 SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Alessandro Balzan/Jeff Westphal

#69 AIM AUTOSPORT TEAM FXDD WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Emil Assentato/Anthony Lazzaro

#73 PARK PLACE MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 R
Patrick Lindsey/Patrick Long

#93 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
Gunther Schaldach/Michael Marsal

#94 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
Bill Auberlen/Paul Dalla Lana

GX

#00 VISIT FLORIDA RACING/SPEEDSOURCE
Mazda 6GX
Joel Miller/Tristan Nunez

#38 BGB MOTORSPORTS
Porsche Cayman
Jim Norman/Spencer Pumpelly

#70 MAZDASPEED/SPEEDSOURCE
Mazda 6GX
Sylvain Tremblay/Tom Long

Comentários

  • Esse Alex Gurney seria parente do Grande(ao quadrado) Daniel Sexton Gurney(Dan Gurney)tido por Jim Clark como uma magnifico piloto.

      • Obrigado !(também ao quadrado) pois posso ter as melhores informações da minha categoria predileta,numa linguagem muito boa e elucidativa.
        Que Deus continue a abençoar a você e toda a sua familia, Oro para que você atinja todos os seus objetivos pessoais e seja muito feliz

  • sempre que vejo uma lista da Grand-Am, do WEC ou de qualquer outra corrida de endurance me faço a mesma pergunta: POR QUE OS CARROS DA GANASSI NÃO CORREM CONTRA A AUDI, A TOYOTA OU ATÉ MESMO CONTRA OS OUTROS LMP1 OU LMP2??? SERIA MEDO POR PARTE DO VELHO CHIP GANASSI? CALENDARIO NÃO É COMPATIVEL?

    • Os protótipos da Grand Am tem chassis tubular e carroceria parecida entre eles para equalizar aerodinâmica e peso, usam a mesma caixa de câmbio X-Trac igual a da nossa StockCar , motores de vários fabricantes equalizados também e o mesmo fabricante de pneus. Os protótipos do WEC, os LMP1 e LMP2 usam chassis de fibra de carbono, motores aspirados ou turbo, a gasolina ou diesel, KERS no Toyota e Audi, vários fornecedores de pneus. A disparidade técnica é muito grande com larga vantagem para os LMP1 e LMP2. Ano que vem a American Le Mans Series vai ser unificada junto com a Grand AM nos USA apenas. Provávelmente teremos só carros LMP2 bastante inferiores aos LMP2 europeus para se equivalerem aos DP da Grand Am.