Grand-Am na capital mundial do automóvel
RIO DE JANEIRO – Neste sábado, dia 1º de junho, os carros da Rolex Sports Car Series voltam às pistas para a quinta etapa da temporada 2013. É a vez da Chevrolet Grand-Am 200, que será disputada no circuito Belle Isle Park, em Detroit, no estado do Michigan.
A capital mundial do automóvel, como a cidade é conhecida, recebe a Grand-Am para o primeiro evento em pistas citadinas do calendário. A corrida terá 2h de duração e, por ser de tiro mais curto que a maioria do campeonato, será de ataque intenso por posições do início ao fim.
Estão confirmados, por enquanto, 26 carros: treze protótipos DP, dez inscritos na classe GT e outros três na GX. Oswaldo Negri continua de fora, em recuperação após uma cirurgia. A presença brasileira fica restrita a Antonio Pizzonia, no segundo carro da Michael Shank Racing e a Christian Fittipaldi, que desde Road Atlanta divide um dos Corvette DP da Action Express com o português João Barbosa.
O que não muda é a liderança de Scott Pruett e seu parceiro Memo Rojas, que comandam a classificação da DP com 128 pontos, sete a mais que Jon Fogarty/Alex Gurney. Na GT, Alessandro Balzan é o líder. O italiano tem 110 pontos, um apenas à frente de John Potter e Andy Lally. Na GX, Jim Norman comanda a tabela de classificação com 137 unidades.
Vamos aos inscritos:
DP
#01 CHIP GANASSI RACING WITH FELIX SABATES
BMW Riley
Scott Pruett/Memo Rojas
#2 STARWORKS WITH ALEX POPOW
Ford Riley
Alex Popow/Ryan Dalziel
#3 8STAR MOTORSPORTS
Corvette DP
Enzo Potolicchio/Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin
#5 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP
João Barbosa/Christian Fittipaldi
#6 MICHAEL SHANK RACING
Ford Riley
Antonio Pizzonia/Gustavo Yacamán
#8 STARWORKS MOTORSPORT
Ford Riley
Brendon Hartley/Scott Mayer
#9 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP
Brian Frisselle/Burt Frisselle
#10 WAYNE TAYLOR RACING
Corvette DP
Jordan Taylor/Max Angelelli
#42 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Dane Cameron/Wayne Nonnamaker
#43 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Will Nonnamaker/Joe Nonnamaker
#60 MICHAEL SHANK RACING
Ford Riley
John Pew/Michael Valiante
#90 SPIRIT OF DAYTONA RACING
Corvette DP
Ricky Taylor/Richard Westbrook
#99 GAINSCO/BOB STALLINGS RACING
Corvette DP
Jon Fogarty/Alex Gurney
GT
#18 MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Porsche 911 (997) GT3 R
Tomy Drissi/Dion Von Moltke
#31 MARSH RACING
Chevrolet Corvette C6-R
Eric Curran/Boris Said
#44 MAGNUS RACING
Porsche 911 (997) GT3 R
John Potter/Andy Lally
#57 STEVENSON MOTORSPORTS
Chevrolet Camaro GT-R
John Edwards/Robin Liddell
#61 R.FERRI/AIM MOTORSPORT RACING WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Max Papis/Jeff Segal
#63 SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Alessandro Balzan/Jeff Westphal
#69 AIM AUTOSPORT TEAM FXDD WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Emil Assentato/Anthony Lazzaro
#73 PARK PLACE MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 R
Patrick Lindsey/Patrick Long
#93 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
Gunther Schaldach/Michael Marsal
#94 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
Bill Auberlen/Paul Dalla Lana
GX
#00 VISIT FLORIDA RACING/SPEEDSOURCE
Mazda 6GX
Joel Miller/Tristan Nunez
#38 BGB MOTORSPORTS
Porsche Cayman
Jim Norman/Spencer Pumpelly
#70 MAZDASPEED/SPEEDSOURCE
Mazda 6GX
Sylvain Tremblay/Tom Long
Por acaso sabe informar se haverá transmissão em tv?
Não posso informar.
Esse Alex Gurney seria parente do Grande(ao quadrado) Daniel Sexton Gurney(Dan Gurney)tido por Jim Clark como uma magnifico piloto.
É o filho dele.
Obrigado !(também ao quadrado) pois posso ter as melhores informações da minha categoria predileta,numa linguagem muito boa e elucidativa.
Que Deus continue a abençoar a você e toda a sua familia, Oro para que você atinja todos os seus objetivos pessoais e seja muito feliz
sempre que vejo uma lista da Grand-Am, do WEC ou de qualquer outra corrida de endurance me faço a mesma pergunta: POR QUE OS CARROS DA GANASSI NÃO CORREM CONTRA A AUDI, A TOYOTA OU ATÉ MESMO CONTRA OS OUTROS LMP1 OU LMP2??? SERIA MEDO POR PARTE DO VELHO CHIP GANASSI? CALENDARIO NÃO É COMPATIVEL?
Os protótipos da Grand Am tem chassis tubular e carroceria parecida entre eles para equalizar aerodinâmica e peso, usam a mesma caixa de câmbio X-Trac igual a da nossa StockCar , motores de vários fabricantes equalizados também e o mesmo fabricante de pneus. Os protótipos do WEC, os LMP1 e LMP2 usam chassis de fibra de carbono, motores aspirados ou turbo, a gasolina ou diesel, KERS no Toyota e Audi, vários fornecedores de pneus. A disparidade técnica é muito grande com larga vantagem para os LMP1 e LMP2. Ano que vem a American Le Mans Series vai ser unificada junto com a Grand AM nos USA apenas. Provávelmente teremos só carros LMP2 bastante inferiores aos LMP2 europeus para se equivalerem aos DP da Grand Am.
O website da FOX Sports anuncia transmissão ao vivo no sábado 01 de junho ás 18h00.
Então é isso.