Mais uma trifeta dos e-trons no segundo treino em Spa

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RIO DE JANEIRO – A supremacia dos R18 e-tron quattro sobre os Toyota TS030 Hybrid segue mantida em Spa-Francorchamps após o segundo treino livre. Assim como no primeiro, os três protótipos alemães dominaram a folha de tempos, enquanto aos japoneses, o que restou foi quinta e sexta posições, superados pelo surpreendente Lola Toyota a gasolina da Rebellion Racing.

Pode ser que a Toyota tenha usado este segundo treino para fazer long runs e experimentar a configuração dos seus dois protótipos em ritmo de corrida, testando cálculos de combustível, desgaste dos pneus e do equipamento em geral. E os números fazem crer que isto seja verdade, pois o carro #7 de Nakajima/Wurz/Lapierre completou 49 voltas e o #8 de Buemi/Sarrazin/Davidson percorreu 44 giros no total.

Apesar desta opção da Toyota em sacrificar os tempos em busca dos acertos, a Audi dominou amplamente a segunda sessão, onde mais uma vez Lucas Di Grassi estabeleceu o tempo de referência, melhor que a pole position registrada ano passado. O brasileiro ficou com a volta de 2’01″377 comandando a classificação até bem próximo do fim, quando Andre Lotterer encaixou duas voltas voadoras e fechou o treino em primeiro – 2’01″276. A terceira posição, do Audi #2, foi a 0″414 do carro-gêmeo líder.

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A Rebellion continua muito bem em Spa: o carro #12 de Nick Heidfeld/Nicolas Prost/Neel Jani ficou a 1″029 do melhor tempo da sessão, mais de dois segundos abaixo do HPD #21 da Strakka Racing, segundo entre os LMP1 não oficiais e sétimo na geral.

Na LMP2, onde Lucas Luhr chegou como reforço de última hora para o Team Jota Sport, Oliver Turvey registrou a volta mais rápida do segundo treino livre em 2’09″025, quatro décimos mais veloz que o Morgan #24 da OAK Racing, trazendo na sequência o Oreca 03 Nissan #49 da Pecom Racing.

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Antonio Pizzonia, a bordo do #25 da Delta-ADR, estabeleceu o quinto melhor tempo da divisão em 2’10″192, superando a marca obtida mais cedo. O amazonense deixou para trás o Oreca da G-Drive, o Zytek da Greaves, os dois Lotus, o Lola Nissan da Gulf Middle East e o #45 da OAK Racing.

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Na LMGTE-PRO, apesar das advertências recebidas por exceder o limite da pista, a Ferrari #51 de Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella manteve o domínio da AF Corse em Spa e fez o melhor tempo da principal divisão dos Grã-Turismo, marcando 2’20″159, um décimo mais rápido que o Aston Martin Vantage V8 de Stefan Mücke/Darren Turner/Peter Dumbreck. O Porsche de Timo Bernhard/Jörg Bergmeister/Patrick Pilet foi o terceiro, seguido da Ferrari de Toni Vilander/Kamui Kobayashi e do Aston Martin de Fred Makowiecki/Rob Bell/Bruno Senna.

O britânico Matt Griffin deu à Ferrari F458 Italia da AF Corse o melhor tempo do dia na LMGTE-AM já no apagar das luzes do treino, com a marca de 2’21″155, num treino onde os quatro melhores da classe superaram o último carro da LMGTE-PRO. O português Rui Águas estabeleceu o segundo tempo do grupo em 2’21″189 e o Corvette C6-R que tem entre os integrantes do time o brasileiro Fernando Rees acabou com o terceiro tempo – 2’21″300.

A partir de 14h de Brasília (19h locais) será definido o grid de largada para as 6 Horas de Spa-Francorchamps.

Comentários

  • Bruni é Bruni né ? Além de tentar de tirar a vitória da BMW nas 12 Horas de Sebring ano passado mesmo com seu carro prejudicado desde o início da prova para beneficiar o outro carro da equipe, ele sempre faz isso em SPA, ele sai cortando a Eau Rouge na segunda perna. Só que é bom o pessoal da AF Corse se ligar que o pessoal da ACO já não está tão ferrarista assim, parece que há mais investimentos por debaixo dos panos da Aston Martin. Que vença a Porsche. E a Rebellion mostrando o porquê é a melhor equipe não oficial de fábrica dos últimos anos. Meus parabéns e ainda tem o carro mais bonito.

    O Audi longtail vai dar trabalho… make your move Toyota !