Próxima corrida da F-3 Sul-Americana será na Argentina

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RIO DE JANEIRO – Agora é oficial: a 3ª rodada dupla da Fórmula 3 Sul-Americana na temporada 2013 será mesmo na Argentina. O circuito de Concordia, cidade da província de Entre Ríos, será o primeiro a receber uma corrida da categoria no país desde 2011, quando os carros da F-3 competiram em Paraná, também em Entre Ríos, nos dias 24 e 25 de setembro, com vitória de Fabiano Machado em ambas as oportunidades.

A corrida de Concordia será em conjunto com a TC2000, uma das mais populares categorias do automobilismo da Argentina e a única que não se realizará no Brasil e em concomitância com a Copa Petrobras de Marcas. A cidade de Concordia se situa a 500 km da capital Buenos Aires e tem população estimada em 142 mil habitantes (dados do Censo de 2001).

Com a confirmação da 3ª rodada dupla na Argentina, espera-se um bom número de pilotos do país na disputa dessa corrida. Bruno Etman, único argentino que participou de todas as quatro corridas disputadas em 2013, lidera na classe Light com 75 pontos. Na divisão principal, Felipe Guimarães e Raphael Raucci somam 60 e dividem a ponta do campeonato.

Comentários

  • Fica tudo em casa, pois a F3, o Brasileiro de Marcas e a TC 2000 Argentina usam o mesmo motor produzido pelo Mago de Alta Gracia, Córdoba na Argentina, Oreste Berta, motor que com seus 2.300cc fazem a nossa F3 a mais veloz do mundo. Não sei se na TC 2000 a cilindrada é reduzida, mas acho que não. A TC 2000 e o Brasileiro de Marcas são muito parecidas, monoblocos de fábrica trabalhados em carroceria, suspensão e freios modificados, com PowerTrain padrão. Allás vale lembrar que os blocos desse motores são o mesmos do Ford Georgia OHC 140 c.i. (cubes inches) ou polegadas cúbicas, e no sistema decimal 2.300 cc que a Ford Brasil em Taubaté S.P., fabrica desde 1975 e que já equipou Maverick 4, Jeep, Rural, F-75, F-100, Sierra Inglês e Mustang Americano, estes dois últimos com turbo compressor o que fazia a fábrica testar eles com gás pois dada a taxa de compressão não havia combustível na época que conseguisse girar eles.