R$ 1,1 mi para correr em MG… só aqui mesmo…

12abr2013---antigo-autodromo-de-jacarepagua-da-espaco-a-obras-do-parque-olimpico-da-rio-2016-1369180898372_615x300

RIO DE JANEIRO – O Vinícius Silva, seguidor do blogueiro no facebook, mandou um link bastante interessante sobre uma questão que não fora ainda comentada nem aqui e nem nas redes sociais: os gastos com as corridas do Campeonato Carioca de Automobilismo fora do Rio de Janeiro.

Muito bem: em matéria assinada por Vinicius Konchinski, o UOL revela que uma verba de R$ 1,1 milhão foi entregue pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para a FAERJ, a Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, fazer as provas do certame regional no Mega Space, em Santa Luzia, no estado vizinho de Minas Gerais.

Abaixo, reproduzo um trecho da matéria.

A autorização para o pagamento já foi dada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Pedro Índio da Costa, e publicada no Diário Oficial do Município.

Por meio de um contrato de patrocínio, a FAERJ receberá repasses de verbas municipais até o final deste ano. Com eles, pagará as despesas para organizar 12 provas, em seis finais de semana, no circuito Mega Space, em Santa Luzia, Minas Gerais, além das despesas relacionadas à transferência do Campeonato Carioca de Automobilismo para fora do Rio.

De acordo com a FAERJ, passagens de avião e hospedagem em hotéis para pilotos, por exemplo, entram nessa conta. A federação explicou que tudo o que os esportistas não gastariam correndo no Rio de Janeiro, mas gastarão agora correndo em Santa Luzia serão custeados com as verbas municipais.

Irônico, não? A prefeitura do Rio de Janeiro não destinava um único centavo para a manutenção do Autódromo Internacional Nelson Piquet no orçamento do município. E agora encontra-se uma “solução” financeira para se fazer corridas em Minas Gerais? O que seria isso? Um mea culpa pela destruição do circuito? De uma hora para outra, o município do Rio virou amiguinho do automobilismo?

Francamente… não acho legal isso. É um precedente perigoso que se abre. Vai que no futuro a FAERJ fica nas mãos de outro presidente que ache lindo e maravilhoso correr em Santa Luzia, com um dinheirinho garantido pela prefeitura e aí se esquece da história do novo autódromo – e garanto que aqui isso não será esquecido – e ficamos a ver navios.

Só aqui mesmo que essas coisas acontecem…

Comentários

  • Um absurdo. Deixaram o autódromo caindo aos pedaços e dinheiro pra levar meia dúzia de piloto perdido aparece derrepente.

  • Rodrigo, além de carioca, piloto e indignado com tudo isso (como você bem sabe, aliás) vou falar o meu relato, como um simples cidadão pensante.

    Sinceramente, alguém não percebe que os custos para uma equipe disputar uma etapa fora do Rio vão muito além da passagem/hospedagem de um piloto e acompanhante?!

    Quantos integrantes são necessários para formar uma equipe? As hospedagens e transportes deles não é custeada! E os treinos para acerto do carro? E o transporte do carro e material sobressalente?

    Sinceramente, pensei em voltar a correr esse ano, pela primeira vez com o amigo e preparador Pedro Tavares, mas além do custo, essa situação desanima… MUITO! Além do mais, correr contra um ou dois pilotos…

    … bem, isso nem mesmo corrida é.

    Tenho pena dos que não tiveram a oportunidade de andar aqui em Jacarepaguá. EU tenho esse sonho realizado. Muitos não terão. E de muitos tentaram apagar essas lembranças… em vão.

  • Eu havia dito há alguns meses. Um cala-boca viria pra uma meia dúzia, e o resto f%&&%#$-se. Tá aí. Na maior cara de páu. Nossa sociedade está mesmo perdida.

  • Há vá!!!!
    Verdade isso???
    A tá! Entendi!!! Arrumaram um jeito de lucrar com a desgraça de Jacarepagua!!
    Entendi tudo.. Ja tem gato e bolso aberto esperando só a grana entrar….
    Corrupção á vista!!
    Essa cartolagem não cria mesmo vergonha na cara….
    Se vão correr meia duzia como disseram aqui o que sobrar é lucro….
    Faz o seguinte: Aluguem um galpão aparelhem o dito com peças e mecanicos por aqui..
    Depois mandem a conta pros idealisadores dessa maracutaia.. Quero só ver se pagam a despesa…
    Duvido!! E duvido que paguem alguma coisa desse din dim todo pra alguma equipe…
    Eu duvido….
    E se alguem for mais bocudo e cobrar é capaz do governo do Rio mandar jogar as tais bombas encontradas lá em deodoro em cima de quem cobrou….
    Essa safadesa é um golpe muito do velho, ultrapassado….
    Isso tá parecendo o “”Bolsa automóbilismo”” ou o “minha roda minha vida”””…
    Todo mundo fala e tal. Mas ninguém conhece ninguem que foi “”realmente beneficiado com esses programas””” Só que a grana tá saindo, e saindo..

  • Caro Rodrigo e visitantes do A Mil or Hora!.. É preciso que se diga que a decisão de fazer o Estadual 2013, no Megaspace,, em,BeloHorizonte, resultou de um acordo da FAERJ , ainda em 2012com Pedfeitura do RJ que se comprometera em arcar com os gastos operacionais, para a reslização do Campeonato em outra pista, já que o Atódromo de Jacarepaguá seria mesmo, demolido, o Acordo foi comunicado aos e Pilotos e equipesem novembro de 2012. A escolha do Mega- space deveu-seaos menores custos para a realização das provas, quando comparados aos aos de realizá-los em Interlagos, em São Paulo ,ISP., levando em conta, as taxas de transporte psara Carros, PILOTOS E EQUIPES , taxas de Autódromo e de hospedagem e refeições, nas palavras deDjalma Neves, presidente da FAERJ,que, sempre, ressaltou a necessidade de se manter vivo Automobilismo do Estado Rio ainda que usando , temporariamente,outros Autódromos,Brasileiros. parar tal

    Realmente poucos os pilotos que foram a primeira etapa, em BH mas, a decisão de não comparecer a essa 1a. Etapa foi foi de pilotos que alegaram várias razões para essa decisão, inclusive por entenderem que o Mega space é uma pista oerigosa,por possuir poucas áreas de escape, entre outras razões..

    Segundo Djalma Neves, o baixo comparecimentoà primeira Etapa, poderia por, em risco, esse Acordo que, agora, teve sua verba liberada e divulgada!

    , Éclaro que oideal teria sido manter Jacarepaguá, por todas as zões que bem sabemos!
    ! Se o novo Autódromo vai sair dopapel, ou não isso não será motivo para que os pilotos não compareçam às próximas etapas,já que, afinal, a verba prometida, foi liberada.

    ´É muito alto o valor ?
    Não se,,até porque não tenho conhecimento aprofundado sobre os reais custos para a realização de tais eventos.

    É legal?, É Justo?

    Deixo ao Tibunal deContas do Município, do Rio de Janeiro,esse julgamento.

    Da minha parte, torço ara que esse Campeonato dê certo!
    Abraços … do Carlos Alvim

  • Blá, blá, blá… simples. não façam corridas. tanto oba-oba… duas opções: não correm ou correm em outro lugar. e fico com a impressão que: 1 – vocês preferem a segunda opção e 2 – correr em Minas parece ser uma afronta. Aposto que se fosse para correr em são paulo, por exemplo não teria tanta notoriedade, talvez houvesse até a exaltação por terem achado uma alternativa.

    como dizem as “minas” cariocas: “aff, puro recalque!”