Vitória de Farfus em Hockenheim

Augusto-Farfus-teste-Hockenheim-2013-640x448

RIO DE JANEIRO – Começa com vitória a temporada 2013 de Augusto Farfus no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo. Com as arquibancadas de Hockenheim praticamente lotadas, o piloto brasileiro da BMW tirou partido da 2ª posição obtida no treino classificatório e de uma excelente largada – além de uma estratégia muito bem-sucedida, para completar as 42 voltas da prova e ouvir o hino nacional cantado à capella no pódio – com fortíssimo sotaque alemão. Mais Brasilianischen impossível…

E por falar em estratégia, a equipe Schnitzer (Augusto é da RBM, para quem corria no WTCC) acertou na mosca com o alemão Dirk Werner. Último no grid, o piloto do carro #2 fez sua primeira parada mais cedo e, com um stint mais longo – usando os pneus option, aliás – se manteve na pista, inclusive tendo assumido a liderança, para depois efetuar seu segundo pit stop e voltar à frente de todos os outros pilotos, menos Farfus. Acabou premiado com a 2ª posição.

Christian Vietoris, terceiro no grid, caiu para 11º, mas fez uma excelente corrida de recuperação. No fim da corrida, atacou o britânico Gary Paffett e com o uso do DRS, que estreou na categoria neste fim de semana, ganhou um lugarzinho no pódio. O atual campeão Bruno Spengler chegou em 5º lugar, com o pole position Timo Scheider em sexto, guiando o melhor Audi na pista.

Joey Hand foi outro que andou muito bem: completou na 7ª colocação, seguido por Mike Rockenfeller. Marco Wittmann foi o melhor estreante no resultado final, com a nona posição, seguido por Roberto Mehri, que enfim conquistou seu primeiro ponto no DTM.

Os outros três novatos foram bem na corrida. Pascal Wehrlein e Dani Juncadella, companheiros de equipe na Mücke Motorsport, optaram por não parar quando o Safety Car entrou na pista após o problema que tirou o Audi “Iron Man” de Adrien Tambay da corrida. Os dois chegaram a formar uma improvável dobradinha, mas como tinham que obrigatoriamente cumprir dois pit stops, acabaram fora da zona de pontos.

Timo Glock também andou bem: saiu de 15º e chegou a ser segundo colocado com sua BMW amarela. E, após o primeiro pit stop, foi vítima da pressa: uma roda, a traseira direita, teve a porca mal fixada e ela ‘pediu demissão’. O alemão foi obrigado a abandonar e o jeito é partir para a próxima, que será em Brands Hatch, na Grã-Bretanha, dia 19.

O resultado final:

1º #7 Augusto Farfus
BMW Team RBM
42 voltas em 1h10min11s583

2º #2 Dirk Werner
BMW Team Schnitzer
a 3″692

3º #9 Christian Vietoris
HWA Mercedes
a 9″675

4º #3 Gary Paffett
HWA Mercedes
a 12″613

5º #1 Bruno Spengler
BMW Team Schnitzer
a 13″212

6º #23 Timo Scheider
Audi Team Abt Sportsline
a 13″753

7º #8 Joey Hand
BMW Team RBM
a 14″100

8º #19 Mike Rockenfeller
Audi Team Phoenix
a 14″477

9º #21 Marco Wittmann
BMW Team MTEK
a 17″894

10º #4 Roberto Mehri
HWA Mercedes
a 19″537

Comentários

  • A etapa de abertura do Alemão de Turismo foi muito boa e melhor ainda com a vitória do Augusto Farfus com sua M3, largando num ótimo 2º lugar, outra coisa: Foi sensacional essa soprano cantando (mesmo com sotaque alemão), ao vivo, a capella e com a letra decorada, o hino Brasileiro ! Quem sabe faz ao vivo !

  • A estratégia de Farfus em trocar pneus com safety car foi fundamental para a vitória. A maior parte dos pilotos ficou em dúvida do que fazer. A equipe de Timo Glock foi a que mais errou na estratégia de paradas e errou tanto que chegou a esquecer de apertar a roda direita traseira. Há três coisas que colocam Werner no 2º posto, a estratégia de pneus e a qualidade do BMW, os carros da BM sobraram neste circuito, e a indecisão sobre o timming de paradas do restante pelotão. A televisão alemã esqueceu-se (vou dizer no mínimo esqueceu-se) de Farfus durante a maior parte da corrida, principalmente quando era claro, que se nada de excepcional acontecesse, Farfus venceria. Só nas 2 voltas finais o plano foi para Farfur e isso não se entende muito bem. Talvez seja falta de experiência automobilistica do diretor de imagem. Farfus segue lutando contra tudo e contra todos.
    Enquanto no WEC a Audi deu show, no DTM foi uma decepção. Nem largando da pole a Audi conseguiu evitar o vexame.
    Esperava-se mais de Pascal Wehrlein. Depois do que fez na qualificação e durante toda a corrida, o fim foi meio inglório.

      • Mas o Wolfgang apareceu em um momento da transmissão. Pode ser que estava só a passeio. Quanto ao hino, show de bola, muito melhor que o Luan Santana na Indy, alguns anos atrás em SP.

    • Discordo da parte de que o Farfus “esquecido” pela transmissão. Naquela parte em que ele não estava com bom desempenho e foi atacado, a TV dedicou boa parte da transmissão. No fim, quando assumiu a liderança faltando 5 voltas e tinha uma distância que estava claro que só não venceria se ocorresse uma situação adversa, que mostraram a briga por posições intermediárias. Depois, faltando pouco mais de uma volta que passaram a mostrá-lo, principalmente para mostrar a bandeirada. Isso é normal. Em qualquer categoria isso ocorre. Se o líder está disparado e há brigas por posições intermediárias, vão focar nas brigas, não no líder. Não tem essa de lutar “contra tudo e contra todos”. Daqui a pouco vão falar que é mais um “brasileirinho contra o mundo”… Menos pachequismo…

      • Exatamente. Mais um brasileiro contra tudo e contra todos. Não há como negar que as portas não estão muito abertas para os brasileiros principalmente na Europa. É inegável. A realidade é clara como água. Interesses comerciais e não só.

  • Não acho que se esqueceram do Farfus, é que como a briga mais forte estava no pelotão intermediário, preferiram mostrá-la.

    E bela vitória do Farfus.

    • Quando Werner entrou na volta 37, Farfus passou para a liderança. Em qualquer transmissão com algum respeito pelo lider da corrida, o locutor diz logo: “Farfus é o novo lider da corrida” e daí o diretor de imagem por educação busca a imagem do líder imediatamente. Como a tv estava mostrando o pit do Werner entende-se que não se mostre imediatamente o lider, mas Farfus foi ignorado pela tv até o fim da volta 39. Se isso não é esquecimento então….

  • Assisti pela Bandsports e foi uma vitoria muito bonita e bem arquitetada.O narrador da Band precisa melhorar muito (narra o obvio),mas o comentarista é muito bom,Abs,Mauricio

    • O únco ¨senão¨ para a transmissão da prova foi o narrador fraco do Bandsport.Mesmo assim foi uma bela vitória que não foi diminuida pela transmissão alemã.Até na NASCAR o foco sai do lider por um bom tempo se ele estiver folgado na frente.

  • Fantástica a corrida de Augusto Farfus! A inteligência de corrida demonstrada foi extraordinária, ou dele ou então do seu estrategista ou ambos que é mais correto.
    Agora o nosso hino nacional cantado por uma alemã em português foi a coisa mais linda que já assisti em automobilismo de competição. Aos dirigentes da DTM fica meu agradecimento por esta atitude tão maravilhosa!

  • Estava no Anhembi, durante a corrida da GT, quando anunciaram a vitória do Augusto Farfus Jr…excelente começo para este piloto, que merece destaque mesmo em uma categoria (excelente, por sinal) ainda desconhecida para grande parte do público.

  • Farfus fez uma grande corrida em Hockenheim. Ele precisa aproveitar o inicio do campeonato, onde a BMW mostra leve vantagem sobre Mercedes e Audi para abrir uns pontos na frente.
    É realmente, quase inacreditavel, que temos um brasileiro com chances reais de vencer o DTM (Campeonato de carros de turismo mais importante do planeta).
    E o DTM segue num desenvolvimento excelente. A adoção do DRS deu ótimos resultados com muitas ultrapassagens.

    Pra quem assistiu… Fiquei arrepiado com a soprano alemã cantando o hino brasileiro. Sensacional!

    Só uma coisa a falar… Hockenheim… Que saudade do traçado na floresta negra com aquelas retas imensas cortadas por chicanes complicadissimas. Será que não dá pra ter uma das provas do calendario naquele traçado nos proximos anos?