Aston Martin vence em casa no Blancpain Endurance Series

Blancpain Endurance Series 2013 Silverstone

RIO DE JANEIRO – Para nenhuma surpresa, a Aston Martin Racing aproveitou o “fator casa” e venceu hoje na 2ª etapa do Blancpain Endurance Series, em Silverstone. Após andar bem em Nürburgring há duas semanas, mesmo com o 10º lugar na classificação final, o construtor britânico não baixou os braços, revisou o Aston Martin Vantage V12 e o trio formado por Fred Makowiecki/Darren Turner/Stefan Mücke conquistou uma vitória mais do que merecida na corrida que teve 3 horas de duração e 86 voltas no total.

Os pilotos que defendem a marca no WEC partiram da pole position num grid composto por 57 carros e não foram incomodados durante toda a disputa. A equipe que chegou um pouco mais próxima do poderio do Vantage #97 foi a Belgian Audi Club Team WRT, que busca o tricampeonato da série: o #1 de Stéphane Ortelli/Laurens Vanthoor/Rene Rast chegou em segundo, logo à frente do #13 de Frank Stippler/Christopher Mies/Edward Sändström.

Vencedores em Monza na rodada inaugural do campeonato, os italianos Daniel Zampieri e Davide Rigon, além do brasileiro Cesar Ramos, tinham a 4ª posição praticamente assegurada na abertura da última volta da disputa, após largarem da sétima posição do grid. Mas algo aconteceu pelo caminho e eles foram superados por duas outras duplas: o Nissan GT-R de Lucas Luhr/Steven Kane/Peter Dumbreck chegou em quarto, ultrapassando também a BMW Z4 da Marc VDS Racing guiada por Nick Catsburg/Henri Moser/Markus Palttala.

Apesar do resultado, a trinca da Kessel Racing continua na liderança do campeonato com 33 pontos após as duas primeiras corridas da temporada, enquanto Mies/Sandström/Stippler somam 27 e Makowiecki/Turner/Mücke têm 25, ocupando a 3ª posição da classificação na Pro Cup.

O melhor McLaren MP4-12C, guiado por Alexander Sims/Álvaro Parente/Stef Dusseldorp, chegou em 7º na geral, seguido do Audi #2 de Niki Mayr-Melnhof/Rahel Frey/Matt Halliday e do #16 de Enzo Ide/Anthony Kumpen/Markus Winkelhock. Após uma performance sensacional na qualificação, quando conseguiram o segundo melhor tempo, o trio formado por Lucas Ordoñez/Alex Buncombe/Peter Pyzera completou em décimo na geral, mas vencendo na classe Pro-Am Cup.

Nessa divisão, mais um Aston Martin conseguiu um bom resultado: a Barwell, graças a Mark Poole/Richard Abbra/Joe Osborne, acabou em 2º lugar e em 13º na geral, uma volta atrás do Nissan #35 e com menos de 20 segundos de vantagem para os franceses Henry Hassid/Ludo Badey, que chegaram em terceiro no grupo com a BMW Z4 da TDS Racing.

O McLaren MP4-12C da equipe Molitor Racing Systems, do brasileiro Carlos Kray, que nesta etapa dividiu o carro com o estadunidense Rodin Younessi e o argentino Estebán Gini, largou da 37ª posição desta vez, a menos de dois segundos da pole. No correr da disputa, a trinca enfrentou problemas, perdeu sete voltas – mas pelo menos recebeu a quadriculada, ainda que em 41º na geral e em 17º na divisão, sem chance de terminar nos pontos.

Na Gentlemen Trophy, levou a melhor o Porsche da ARC Bratislava, com Miro Konopka e Ahmad Al Harty recebendo a quadriculada em 25º lugar, três posições adiante da Ferrari do Team SOFREV-ASP guiada por Gabriel Balthazard/Jerôme Policand/Maurice Ricci. A exemplo das outras duas divisões, mais uma equipe britânica, no caso a PGF-Kingfaun, faturou o 3º posto com John Gaw/Andrew Dryburgh.

O campeonato segue em Paul Ricard, na França, no último domingo do mês.

Comentários

  • Acompanhei a prova quase toda, e, de fato, depois de assumir a ponta, a Aston sobrou. A destacar, tbm, o excelente desempenho de Lucas Ordoñez no primeiro turno do Nissan #35, que fez o que pode para segurar o Aston pilotado por Darren Turner. Outro destaque, mas negativo, foi o desempenho de Rodin Younessi na McLaren partilhada com Carlos Kray: perdi a conta de quantas vezes ele rodou em seu turno de pilotagem, coia deprimente de se ver. César Ramos, por sua vez, segurou bem as pontas em seu turno, mas me pareceu que o carro perdeu desempenho durante a pilotagem de Daniel Zampieri (não sei qual o motivo), que fez o que pode para se defender, inclusive, no meu ponto de vista, fazendo algumas manobras não muito esportivas…
    De qualquer forma, no geral, grande corrida. Agora é esperar por Paul Ricard.