Chuva cancela qualificação em Glen e líderes partem da pole
RIO DE JANEIRO – A classificação para as 6 Horas de Watkins Glen, 7ª etapa da Rolex Sports Car Series, recebeu a visita da chuva, que cancelou as atividades de pista, especialmente na hora em que os DPs (Daytona Prototypes) iam fazer suas voltas de definição do grid de largada. Assim, com o treino cancelado, o grid será conhecido pela classificação dos pilotos no campeonato.
Isto posto, a pole position para a segunda corrida mais longa do ano, após as 24 Horas de Daytona, é de Jordan Taylor/Max Angelelli, com o Corvette (Dallara) #10 da escuderia Wayne Taylor Racing. Com 173 pontos, a dupla defende sua liderança na classificação, onde somam um ponto apenas de avanço para Jon Fogarty/Alex Gurney, que com o cancelamento do treino saem em segundo.
A terceira posição é do #2 da Starworks, que terá a bordo a dupla usual formada por Ryan Dalziel/Alex Popow, reforçados pelo francês Sébastien Bourdais. Christian Fittipaldi/João Barbosa, recém-vitoriosos em Mid-Ohio, sairão da 4ª posição, com Richard Westbrook/Ricky Taylor/Antonio Garcia em quinto e os atuais campeões Memo Rojas/Scott Pruett partindo de sexto.
Para Oswaldo Negri, 21º colocado no campeonato com apenas 43 pontos somados, não foi a melhor das notícias. O piloto do carro #60 tinha feito o melhor tempo na última sessão livre antes do classificatório e tinha ótimas expectativas. Só que além disso, os pontos de John Pew, décimo-sétimo com 90 unidades, não são suficientes para levar a dupla da Mike Shank Racing além da 13ª posição no grid de 14 protótipos da DP.
O grid das classes GT e GX foi definido, este sim, pelos tempos obtidos na classificação, uma vez que a chuva só caiu no finalzinho da sessão. A pole position ficou com o Camaro GT.R #57 de Robin Liddell, liderando os autênticos muscle cars estadunidenses na primeira fila da divisão, pois Eric Curran foi o segundo a bordo do Corvette C6-R (foto acima), ao marcar 1’52″781.
Em terceiro, ficou a Ferrari #61 de Max Papis/Jeff Segal/Toni Vilander, último carro a virar abaixo de 1’53” entre os bólidos da divisão de Grã-Turismo. O Audi #24 tripulado pelo português Filipe Albuquerque na qualificação ficou em quarto, seguido da BMW M3 de Bill Auberlen e da Ferrari F458 de Alessandro Balzan.
Na GX, Sylvain Tremblay sobrou, colocando 1″159 de frente para o Porsche de Spencer Pumpelly. O outro Mazda 6GX, guiado por Yojiro Terada, só completou duas voltas muito lentas e ficou com a última posição.
O Fox Sports transmite ao vivo as 6 Horas de Watkins Glen neste domingo a partir do meio-dia. Nas primeiras três horas, Hamilton Rodrigues narra e Thiago Alves comenta. As três últimas têm narração de Gustavo Villani e comentários do blogueiro que vos escreve.
Confira o grid completo:
1ª fila:
#10 Max Angelelli/Jordan Taylor (Wayne Taylor Racing/Corvette DP)
#99 Jon Fogarty/Alex Gurney (Gainsco-Bob Stallings Racing/Corvette DP)
2ª fila
#2 Alex Popow/Ryan Dalziel/Sébastien Bourdais (Starworks with Alex Popow/Ford Riley)
#5 Christian Fittipaldi/João Barbosa (Action Express Racing/Corvette DP)
3ª fila
#90 Richard Westbrook/Ricky Taylor/Antonio Garcia (Spirit of Daytona/Corvette DP)
#01 Memo Rojas/Scott Pruett (Chip Ganassi Racing/BMW Riley)
4ª fila
#42 Dane Cameron/Wayne Nonnamaker/Mark Wilkins (Team Sahlen/BMW Riley)
#9 Brian Frisselle/Burt Frisselle (Action Express Racing/Corvette DP)
5ª fila
#6 Gustavo Yacaman/Justin Wilson (Mike Shank Racing/Ford Riley)
#8 Brendon Hartley/Scott Mayer/Pierre Kaffer (Starworks Motorsport/Ford Riley)
6ª fila
#3 Enzo Potolicchio/Michael Valiante/Stéphane Sarrazin (8Star Motorsports/Corvette DP)
#43 Will Nonnamaker/Joe Nonnamaker/Joe Sahlen/Mark Wilkins (Team Sahlen/BMW Riley)
7ª fila
#60 Oswaldo Negri/John Pew (Mike Shank Racing/Ford Riley)
#4 Emilio Di Guida/Luis Diaz (8Star Motorsports/Corvette DP)
8ª fila
#57 Robin Liddell/John Edwards (Stevenson Motorsports/Camaro GT.R)
#31 Eric Curran/Boris Said (Marsh Racing/Corvette Z06 C6-R)
9ª fila
#61 Max Papis/Jeff Segal/Toni Vilander (R.Ferri/AIM Motorsport Racing With Ferrari/Ferrari F458 Italia Grand-Am)
#24 Felipe Albuquerque/Edoardo Mortara/Dion Von Moltke (Audi Sport Customer Racing/Audi R8 LMS Ultra Grand-Am)
10ª fila
#94 Bill Auberlen/Paul Dalla Lana/Billy Johnson (Turner Motorsport/BMW M3)
#63 Alessandro Balzan/Jeff Westphal/Craig Stanton (Scuderia Corsa/Ferrari F458 Italia Grand-Am)
11ª fila
#62 Andrew Davis/Jan Heylen/Madison Snow (Snow Racing/Wright Motorsports/Porsche 911 (997) GT3-R)
#73 Patrick Lindsey/Patrick Long/Bryan Sellers (Park Place Motorsports/Porsche 911 (997) GT3-R)
12ª fila
#69 Emil Assentato/Leh Keen/Anthony Lazzaro (AIM Motorsport Team FXDD With Ferrari/Ferrari F458 Italia Grand-Am)
#93 Pedro Lamy/Gunther Schaldach/Michael Marsal (Turner Motorsport/BMW M3)
13ª fila
#44 Andy Lally/Richard Lietz/John Potter (Magnus Racing/Porsche 911 (997) GT3-R)
#46 Al Carter/Charles Putman/Charlie Espenlaub (Fall-Line Motorsports/Audi R8 LMS Ultra Grand-Am)
14ª fila
#03 Guy Cosmo/Mike Hedlund/Johannes Van Overbeek (Extreme Speed Motorsports/Ferrari F458 Italia Grand-Am)
#18 Eduardo Costabal/Eliseo Salazar (Mühlner Motorsports America/Porsche 911 (997) GT3-R)
15ª fila
#55 Rui Águas/Robert Kauffmann (AF-Waltrip/Ferrari F458 Italia Grand-Am)
#80 Tom Haacker/Kelly Collins/Bryce Miller (TruSpeed Motorsports/Porsche 911 (997) GT3-R)
16ª fila
#70 Tom Long/Sylvain Tremblay/Andrew Carbonell (Speedsource/Mazda 6GX)
#38 Spencer Pumpelly/Jim Norman (BGB Motorsports/Porsche Cayman)
17ª fila
#00 Joel Miller/Tristan Nunez/Yojiro Terada (Visit Florida Racing/Speedsource/Mazda 6GX)
Republicou isso em meus arquivos.
Não sei bem como é o regulamento da GT, mas esse negócio de Camaro andar na frente é muito estranho e até tendencioso a favor de modelos americanos. Não é um carro muito rápido de fábrica, comparado aos demais modelos da classe. Enfim…
Vou acompanhar, se possível, a corrida toda amanhã. Essa que é uma das mais importantes da temporada da Grand Am.