Direto do túnel do tempo (92)

1977tompryceRIO DE JANEIRO – Um dos aniversariantes da terça-feira, se vivo fosse, seria o galês Tom Pryce. Nascido em 11 de junho de 1949, o piloto do País de Gales teve carreira fugaz na Fórmula 1, onde correu pela Shadow em 41 oportunidades, após sua estreia com um Token RJ02 Cosworth no GP da Bélgica, em Nivelles.

Pryce, que fez uma pole position e foi duas vezes ao pódio, somando 19 pontos na carreira, morreu de forma trágica durante o GP da África do Sul, disputado em 5 de março de 1977, após atropelar o fiscal Jansen Van Wuuren, que atravessou a pista com um pesado extintor de incêndio nas mãos para socorrer um incêndio no outro Shadow, guiado pelo italiano Renzo Zorzi. O piloto descia a reta a 270 km/h – e quem quiser, que recorra ao YouTube para assistir os diversos – e chocantes – vídeos que mostram como foi o incidente.

Após a morte de Tom, a viúva Nella Pryce, com quem se casara em 1975, travou uma verdadeira batalha nos tribunais – que durou três anos – com os proprietários do circuito de Kyalami. Usando a inexperiência de Van Wuuren, que tinha apenas 19 anos, os advogados de Nella provaram que o rapaz não podia ser fiscal de pista e assumir tamanha responsabilidade. O processo foi ganho e os donos do circuito lhe pagaram uma indenização.

Na foto acima, vemos Tom Pryce nos boxes de Kyalami, antes daquela que seria a sua última corrida na vida.

Há 36 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Nestes tempos de informações virtuais ficamos conhecendo outros acidentes terríveis como o norte-americano Gordon Smiley que perdeu o controle do carro ao bater de frente no muro de proteção a 360 km/h, em 1982, na Indy 500, tendo o corpo completamente destroçado pelo impacto, tão horrível quanto o de Tom Pryce.