Discos eternos – Jimi Hendrix live at Woodstock (1969)

jimi_hendrix_live_at_woodstock_1999_retail_cd-front

RIO DE JANEIRO – Aproveitando o embalo da trilha sonora da noite desta sexta-feira, vou falar de um artista que dispensa apresentações. Em sua breve vida e carreira, deixou uma legião de fãs e a certeza de que ninguém – em tempo algum – conseguiu ou conseguirá superar o talento natural ao empunhar uma guitarra. Falo, claro, de Jimi Hendrix.

O músico foi o escolhido pelos produtores Artie Kornfeld e Michael Lang para encerrar o Festival de Woodstock em 1969, não sem antes terem levado um “fora” de Roy Rogers. Com o cachê mais alto de todos os artistas – cerca de US$ 50 mil na época – Jimi, que estava morando nas proximidades de Bethel após a dissolvição do Experience, topou, fechou o contrato e começou a caçar outros músicos para o show.

O fiel Mitch Mitchell tocaria a bateria e Billy Cox foi o escalado com a debandada de Noel Redding. Larry Lee, um velho amigo de Jimi dos tempos de exército, foi chamado para ajudar. Juma Sultan e Jerry Velez seriam os percussionistas.

Os shows atrasaram por conta do mau tempo logo do terceiro dia e Jimi, que fecharia o festival à meia-noite do domingo, 18 de agosto de 1969, entrou no palco quase nove horas após o horário previsto. Ele e os rapazes precederam o grupo de rockabilly Sha-Na-Na e, mesmo com a plateia meia-bomba em razão da debandada geral – afinal, era uma segunda-feira e gente normal trabalha às segundas – Hendrix e os músicos foram calorosamente bem recebidos.

O locutor anunciou a entrada do grupo como “Jimi Hendrix Experience”, no que ele logo rebateu. “Nós nos cansamos do Experience e então mudamos um pouco as coisas. A banda se chama Gypsy Sun And Rainbows. E com certeza não passamos de um bando de ciganos”, disse.

Cigano ou não, o fato é que Hendrix justificou plenamente o cachê e fez um show magnífico. Abriu com “Message To Love” e dedicou a primeira parte a músicas que o público já conhecia bastante, como os blues “Hear My Train a Comin'” e “Red House”, a sensacional “Spanish Castle Magic”, a sensualíssima “Foxey Lady” e ao improviso vertiginoso em “Jam Back The House”.

E ainda viria mais. Jimi teve a ousadia de tocar “Izabella”, uma música que ainda estava absolutamente inédita e só seria lançada anos depois em estúdio num disco póstumo do guitarrista. Ele arrebenta em “Fire” e transmuta “Voodoo Child”, revirando seu clássico do avesso, com solos e improvisos que fazem corar os mais corajosos que ousam reverberar seus acordes como aprendizes do talento do mestre supremo.

Com o jogo ganho, Hendrix decalca “Star Spangled Banner”, em ritmo alucinante, fazendo sua guitarra soar no compasso da bateria de Mitch Mitchell, parecendo que bombas caíam no palco – e nada mais anti-Vietnã do que tocar o hino estadunidense num festival de rock, com a Fender Stratocaster gritando como nunca. “Purple Haze” vem na sequência, numa interpretação arrebatadora, precedida de um longo solo de guitarra. Uma das mais esperadas músicas pela plateia, “Hey Joe” fecha a catártica e inesquecível performance do mago da guitarra no encerramento – com chave de ouro – do festival de Woodstock.

Fica claro que – ao ver as imagens do show – Hendrix carregou quase todo mundo nas costas. Com exceção de Mitch Mitchell, que deu um show na bateria e de Billy Cox, que compôs com ele uma ótima ‘cozinha’, os outros músicos pouco ou nada acrescentaram. Há quem diga que o engenheiro de som Eddie Kramer e o produtor Alan Douglas, na mixagem final para som digital, anularam completamente a presença de Lee, Juma e Velez. Até podemos entender isso como algo justificável, porque, na verdade, o grande astro no palco era ele, Jimi, o Deus da Guitarra.

E uma coisa precisa ser perguntada, embora saibamos a resposta:

Existiu mesmo algum ser terráqueo ao nível de James Marshall Hendrix no quesito guitarrista?

Ficha técnica de Jimi Hendrix Live At Woodstock
Selo: MCA/Universal Music
Gravado ao vivo no Festival de Woodstock em 19 de agosto de 1969
Produzido por Alan Douglas
Tempo total: 96’38”

Músicas:

1. Introduction
2. Message To Love
3. Hear My Train A Comin’
4. Spanish Castle Magic
5. Red House
6. Lover Man
7. Foxey Lady
8. Jam Back The House
9. Izabella
10. Fire
11. Voodoo Child (Slight Return)
12. Star Spangled Banner (Francis Scott Key/John Stafford Smith)
13. Purple Haze
14. Woodstock Improvisation
15. Villanova Junction
16. Hey Joe (Billy Roberts)

Todas as outras músicas de autoria de Jimi Hendrix

Comentários

  • Ja viu o dvd ? E ainda mais sensacional, o mizinho (ultima corda) do Jimi arrebenta na introdução da Red House e ele toca e finaliza a musica desse jeito… sem mizinho… coisa de genio… e na minha humilde opinião eu preferia o Noel Redding no baixo… o Billy Cox era muito… básico…