Equipes de Le Mans 2013 – Aston Martin Racing (LMGTE-AM)
RIO DE JANEIRO – Começa hoje aqui no blog a apresentação de cada uma das equipes que disputarão em 22 e 23 deste mês a 81ª edição das 24 Horas de Le Mans. Vamos começar pela ordem inversa da numeração e também em ordem de hierarquia dos times, com a LMGTE-AM e seus modelos Grã-Turismo produzidos até 2012, onde é obrigatória a participação de dois pilotos com graduação prata e/ou bronze, os chamados gentlemen drivers, junto a somente um que pode ser ouro ou platina.
Começamos com a Aston Martin Racing. O construtor britânico, que completa 100 anos de existência, quer ganhar absolutamente tudo o que estiver ao seu alcance. E isto inclui, logicamente, o WEC e as 24 Horas de Le Mans, onde o ataque é total. São dois carros na classe LMGTE-AM, muito bem preparados, pois são remanescentes das disputas do último ano.
O carro #95 tem um trio 100% dinamarquês, com o apoio técnico da equipe alemã Young Driver, de Erhard Fischer. Esse bólido foi confiado a Allan Simonsen, Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, que já correram juntos em Sarthe ano passado e disputam todo o campeonato do WEC.
No #96, o líder natural é o experiente Jamie Campbell-Walter, experiente piloto britânico de 40 anos que irá para sua quinta presença em Sarthe. Seus companheiros de time, não só no WEC como também nas 24h deste ano, são o também britânico Stuart Hall, que ano passado guiou pela Pescarolo, e o alemão Roald Goethe, um entusiasta da marca Aston Martin e em cujos carros sempre está pintado, de forma emblemática, o nome “Delaney” – talvez aludindo a Michael Delaney, personagem de Steve McQueen no filme sobre Le Mans, produzido em 1970. Ele é também proprietário de uma alentada coleção de carros de competição.
Conheça os pilotos:
Allan Simonsen
Data de nascimento: 5 de julho de 1978 (34 anos)
Cidade natal: Odense
Participações nas 24 Horas de Le Mans: seis (2007-2012)
Melhor resultado: 12º na geral em 2010, com Dominik Farnbacher e Leh Keen
Melhor resultado em subclasse: 2º na LMGT2 em 2010, com Dominik Farnbacher e Leh Keen
Christoffer Nygaard
Data de nascimento: 24 de março de 1983 (30 anos)
Cidade natal: Lyngby
Participações nas 24 Horas de Le Mans: duas (2010 e 2012)
Melhor resultado: 22º na geral em 2010, com Tomas Enge e Peter Kox
Melhor resultado em subclasse: 3º na LMGT1 em 2010, com Tomas Enge e Peter Kox
Kristian Poulsen
Data de nascimento: 18 de novembro de 1975 (37 anos)
Cidade natal: Flensburg
Participações nas 24 Horas de Le Mans: duas (2010 e 2012)
Melhor resultado: 10º na geral em 2010, com Emmanuel Collard e Casper Elgaard
Melhor resultado em subclasse: 1º na LMP2 em 2010, com Emmanuel Collard e Casper Elgaard
Jamie Campbell-Walter
Data de nascimento: 16 de novembro de 1972 (40 anos)
Cidade natal: Oban, Escócia
Participações nas 24 Horas de Le Mans: quatro (2005-2007 e 2009)
Melhor resultado: 14º na geral em 2005, com Nicolas Minassian e Andy Wallace
Melhor resultado em subclasse: 7º na LMP1 em 2005, com Nicolas Minassian e Andy Wallace
Roald Goethe
Data de nascimento: 2 de março de 1960 (53 anos)
Cidade natal: Hamburgo
Participações nas 24 Horas de Le Mans: uma (2011)
Melhor resultado: abandono em 2011, com Michael Wainwright e Fabién Giroix
Melhor resultado em subclasse: abandono na LMGTE-AM em 2011
Stuart Hall
Data de nascimento: 18 de outubro de 1984 (28 anos)
Cidade natal: Chelmsford, Inglaterra
Participações nas 24 Horas de Le Mans: quatro (2007-2009 e 2012)
Melhor resultado: 4º na geral em 2007, com João Barbosa e Martin Short
Melhor resultado em subclasse: 4º na LMP1 em 2007, com João Barbosa e Martin Short
Muito bom Rodrigo. Estou ficando 100% familiarizado com o Endurance acompanhando seu site diariamente. Uma pena que nenhum protótipo da garage 56 vá disputar esse ano. O Delta Wing acho que perdeu o fôlego com a saída da Nissam, enquanto o Green gt ainda nao esta preparado para uma corrida dessas. Protótipos assim chamam muita atenção para a categoria.
Como assim o #96 sem aerofólio no Journeé Test? Desde quando isso é permitido? o_o
Nem tinha reparado. Troquei a foto. :)
Putz, mas fiquei curioso quanto a isso… Pois nunca vi nenhuma equipe usar um carro sem aerofólio em testes desde que eles foram admitidos como obrigação, acho.
Tbm percebi no site aí vi aqui tbm. Mas não deixa fora do Blog não Rodrigo. Coloca como um post de foto só como um fato curioso.