FIA GT Series no Azerbaijão

2012 City Challenge Baku

RIO DE JANEIRO – Nem Bahrein, nem Emirados Árabes Unidos: a última etapa do FIA GT Series foi marcada para o Azerbaijão. A antiga república soviética, situada às margens do Mar Cáspio, foi escolhida para fechar o campeonato com a 6ª rodada dupla, nos dia 19 e 20 de outubro. Isto fez com que a penúltima data, a de Navarra, na Espanha, fosse remanejada para 28 e 29 de setembro.

De acordo com a SRO, trinta carros no máximo poderão estar presentes no chamado Baku World Challenge, disputando um prêmio de € 175 mil, sendo € 100 mil para o time vencedor da corrida principal. Poderão disputar a corrida as equipes do FIA GT Series que disputarem as três corridas anteriores à do encerramento do certame, dois wild cards ao gosto dos promotores e quatro outros veículos oriundos do Blancpain Endurance Series e do British GT.

A pista é de rua e com cerca de 4 km de extensão. Ano passado, o circuito foi usado pela primeira vez no chamado City Challenge, que reuniu uma multidão nas arquibancadas para ver as belas máquinas do FIA GT. Agora em 2013, o evento sai do caráter de evento extracampeonato para ser a decisão do Mundial. Nada mal, hein?

Rodrive com Lambo em Zandvoort 

A 3ª rodada do campeonato, nos dias 6 e 7 de julho em Zandvoort, na Holanda, terá uma novidade: a escuderia portuguesa Rodrive vai trocar o Ford GT, considerado “pouco competitivo” pelo Lamborghini Gallardo. Vamos ver se Cláudio Ricci e Matheus Stumpf finalmente terão condições de andar ao mesmo nível das duplas do grupo Pro-Am, onde os gaúchos estão inscritos.

Comentários

  • Quanto a pista, não conheço. Sobre a Rodrive, o problema do Ford GT era a idade do carro em relação aos demais, defasado em tecnologia e desempenho…Nas etapas que tivemos até agora o Gallardo também não pareceu muito competitivo perante o batalhão de Audi R8, Z4 e McLaren, se não me engano, havia apenas um inscrito.
    Só um adendo: Há dias atras vi um vídeo do ADAC GT Masters 2013, não me recordo a pista, mas era na Alemanha…lá corre um Ford GT GT3 2013 e me pareceu muito competitivo. Se eu fosse do pessoal da Rodrive, daria uma olhada e pensaria melhor no modelo escolhido para substituir o “velho”.

    • O detalhe é que o Ford GT3 2013 é da Lambda Performance, que – suspeitava-se – daria suporte à Rodrive. A Lambda assumiu o desenvolvimento do carro após a morte de Martin Bartek, da Matech. Mas acho que a parceria Rodrive-Lambda nunca se concretizou.

      • Há um tempo atrás li que estes carros eram os “velhos” Ford GT do Antônio Hermann que corriam aqui no GT Brasil. Se for verdade, é por isso a defasagem.

      • Então…ai é que tá a questão…o próprio Matheus Stumpf sagrou-se bi-campeão do GT Brasil com o Ford GT…ano passado, a Sun Red também alinhou um “velho” Ford GT, do Hermann, inclusive, no finado GT1ano passado e levou um sonoro “fumo” dos outros carros, mais novos e modernos. Portanto, ao contrário do que pensa a Rodrive, acho o carro bastante competitivo, mas se eles alinhassem um deste ano o resultado nas primeiras rodadas poderia ser diferente…e se fosse para trocar de fabricante, hoje considero Mercedes (SLS), McLaren (MP4) e Audi (R8) melhores opções que a Lambor…mas a decisão é deles e que dêem um bom equipamento ao Stumpf e ao Ricci, porque são bons pilotos.