Grand-Am a caminho de Mid-Ohio

2013_GrandAMDetroit_1600x800

RIO DE JANEIRO – Neste sábado, a Rolex Sports Car Series terá a disputa da 6ª etapa, chegando à metade do campeonato com a Diamond Cellar Classic no circuito misto Mid-Ohio Sports Car Course, em Lexington, pista que conta com um traçado de 2.258 milhas (3,633 km de extensão) e 13 curvas no total.

A temporada 2013 é uma das mais equilibradas da história da competição. Apenas sete pontos separam a dupla líder da classificação dos pilotos na Daytona Prototypes (DP), onde Max Angelelli/Jordan Taylor, com duas vitórias, somam 148 pontos, dois à frente de Jon Fogarty/Alex Gurney e sete adiante de Ryan Dalziel/Alex Popow. O acidente sofrido em Detroit foi bem ruim para Scott Pruett/Memo Rojas, que agora ocupam a 4ª posição na tabela com vinte pontos a menos que os líderes.

A corrida de Mid-Ohio pode marcar o regresso de Oswaldo “Ozz” Negri às pistas, isto se a Mike Shank Racing conseguir deixar pronto a tempo o carro #60 que sofreu sérios danos na corrida passada. Sem ponto algum somado em 2013, Oswaldo vai lutar para terminar o campeonato de forma digna. Já Christian Fittipaldi, 6º colocado com 120 pontos, vai em busca da primeira vitória no ano. Antonio Pizzonia, 12º com 102 pontos, sabe que a corrida do próximo sábado não será das mais fáceis e ainda existe um complicador: o colombiano Gustavo Yacamán, seu companheiro de equipe, foi posto em observação pelas próximas duas corridas, em razão do mau comportamento em Detroit, quando provocou o acidente que tirou os carros de Rojas/Pruett e Pew/Valiante de esquadro, além de uma batida do Corvette DP de Richard Westbrook/Ricky Taylor.

Na GT, a situação do campeonato aponta para uma liderança não muito tranquila de Alessandro Balzan, que tem 142 pontos contra 137 de John Edwards/Robin Liddell. Os pilotos do Camaro #57 da Stevenson Motorsports estão em franca ascensão e buscam no próximo fim de semana a quarta vitória consecutiva no campeonato. Andy Lally/John Potter estão em 3º lugar com 137 pontos também e, mais distantes, Anthony Lazzaro/Emil Assentato ocupam o quarto posto com 125, um a mais que Patrick Long/Patrick Lindsey.

A classe GX segue com liderança de Jim Norman, que soma 169 pontos contra 157 de Joel Miller e 150 de Tom Long/Sylvain Tremblay. Tristan Nunez ocupa o 4º posto com 122 pontos e Spencer Pumpelly é o quinto com 102.

Nesta etapa, a prévia de inscritos contempla 27 carros – treze DPs, onze GTs e três GXs. A novidade é o Porsche #62 da Snow Motorsports, que só tinha aparecido nas 24 Horas de Daytona e volta com Madison Snow e Andrew Davis a bordo. A largada para a Diamond Cellar Classic será às 16h30 locais, 17h30 de Brasília.

Vamos à lista de inscritos:

DP

#01 CHIP GANASSI RACING WITH FELIX SABATES
BMW Riley
Scott Pruett/Memo Rojas

#2 STARWORKS WITH ALEX POPOW
Ford Riley
Alex Popow/Ryan Dalziel

#3 8STAR MOTORSPORTS
Corvette DP (Coyote)
Enzo Potolicchio/Michael Valiante

#5 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP (Riley)
João Barbosa/Christian Fittipaldi

#6 MICHAEL SHANK RACING
Ford Riley
Antonio Pizzonia/Gustavo Yacamán

#8 STARWORKS MOTORSPORT
Ford Riley
Brendon Hartley/Scott Mayer

#9 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP (Riley)
Burt Frisselle/Brad Frisselle

#10 WAYNE TAYLOR RACING
Corvette DP (Dallara)
Jordan Taylor/Max Angelelli

#42 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Dane Cameron/Wayne Nonnamaker

#43 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Joe Nonnamaker/Will Nonnamaker/Joe Sahlen

#60 MICHAEL SHANK RACING
Ford Riley
Oswaldo Negri Jr./John Pew

#90 SPIRIT OF DAYTONA RACING
Corvette DP (Coyote)
Richard Westbrook/Ricky Taylor

#99 GAINSCO/BOB STALLINGS RACING
Corvette DP (Riley)
Jon Fogarty/Alex Gurney

GT

#18 MÜLHNER MOTORSPORTS AMERICA
Porsche 911 (997) GT3 R
pilotos a anunciar

#31 MARSH RACING
Chevrolet Corvette C6-R Z06
Eric Curran/Boris Said

#44 MAGNUS RACING
Porsche 911 (997) GT3 R
Andy Lally/John Potter

#57 STEVENSON MOTORSPORTS
Chevrolet Camaro GT.R
John Edwards/Robin Liddell

#61 R.FERRI/AIM MOTORSPORT RACING WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Max Papis/Jeff Segal

#62 SNOW RACING/WRIGHT MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 R
Andrew Davis/Madison Snow

#63 SCUDERIA CORSA MICHELOTTO
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Alessandro Balzan/Jeff Westphal

#69 AIM AUTOSPORT TEAM FXDD WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia Grand-Am
Anthony Lazzaro/Emil Assentato

#73 PARK PLACE MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 R
Patrick Lindsey/Patrick Long

#93 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
pilotos a anunciar

#94 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
Bill Auberlen/Paul Dalla Lana

GX

#00 VISIT FLORIDA RACING/SPEEDSOURCE
Mazda 6GX
Joel Miller/Tristan Nunez

#38 BGB MOTORSPORTS
Porsche Cayman
Jim Norman/Spencer Pumpelly

#70 MAZDASPEED/SPEEDSOURCE
Mazda 6GX
Tom Long/Sylvain Tremblay

Comentários

  • Eu sempre gostei da coisas com alta tecnologia,sei que os carros da grand-am estão um pouco longe dos L M p1/2 más com toda sinceridade me agrada mais por ser mais semelhante aos carros que os mortais ricos podem comprar,já um LM P1 é quase um formula com carenagem e cobertura para o piloto(se não me engano teve uma Mercedes W 196 streamliner de 1954/55 que Moss testou em algum circuito, nesta configuração) e jamais serão mais que carros de pista,muito longe dos Lola T 70,GT-40 e até 917 que tiveram versões “civis”.Outra coisa que percebi é que tem um Camaro disputando a classe GT e andando bem e não tem um arquirrival Mustang. Porque seria? Talvez pela suspensão do carro da Ford ser mais obsoleta com o pesado eixo rígido na traseira e talvez não possa ser modificada(não conheço o regulamento) ou teria outros problemas de desenvolvimento,pois tenho a impressão que o motor da Ford seja ligeiramente mais moderno e potente que os da GM,você teria alguma informação a respeito
    Uma excelente semana a todos,

    • Me lembro de ter visto, em anos anteriores (a memória me falha…), mais de uma vez, um Mustang andando pelo menos em Daytona. Não teve desempenho nem um pouco empolgante, mas a equipe tbm era pequena.