Lamentável

RIO DE JANEIRO – Não é a melhor forma de começar a semana, mas já que estamos aqui para isso, lá vai:

Cidade de Carpina, interior de Pernambuco. Corrida de kart disputada numa pista de rua, presumo pelas imagens que vi. O piloto Fernando Lopez, do Recife, perdeu o controle do micromonoposto e entrou direto num poste que ficava atrás das proteções de pneus que pretensamente protegiam público e competidores.

Fernando, de 32 anos de idade, faleceu ainda em Carpina, antes de ser trasladado para um hospital na capital, em razão dos graves ferimentos que recebeu na cabeça.

Que este acontecimento sirva para mostrar que não é qualquer pista de rua que tem segurança e que lugar de kart é preferencialmente num kartódromo, com todas as condições necessárias para o desenvolvimento de um piloto. E que lugar de corrida é em autódromo.

Vai de mal a pior o automobilismo no Brasil. E agora? Teremos piloto mandando mensagem no twitter dizendo que isso é uma vergonha?

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7aXoRcFfMwU]

Adendo: recebi na minha caixa de e-mail, através da assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Automobilismo, uma nota emitida pela Federação Pernambucana. Leiam a íntegra do documento:

A Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA) e o Kartódromo do Tamboril vêm, por meio desta, esclarecer que a corrida de kart de rua, realizada em Carpina, Zona da Mata Norte, no último domingo (02/06), da qual participava o Sr. Fernando Lopez, 32 anos, que veio a óbito após grave acidente, era um evento clandestino, sem o reconhecimento da FPA, entidade máxima do automobilismo no Estado.

A Federação Pernambucana de Automobilismo tem hoje apenas dois campeonatos de Kart reconhecidos e homologados, ambos disputados sob a supervisão desta FAU com a segurança e padrões de competição dentro das exigências que o esporte necessita.

A realização de Provas de Automobilismo em vias publicas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, só pode ser realizada com a devida autorização da entidade desportiva estadual, e essa autorização é inexistente. 

Waldner Bernardo – Presidente da FPA.

Comentários

  • Absurdo, chocante! Mesmo pra mim,que sou dessa área! Tudo sem condições mínimas de segurança e realização.Até o socorro! IMPRESSIONANTE!

    • Ixii!!!
      Pelo visto nessas imagens entre os 15 e 36 segundos deste vídeo ficou parecendo ter mais de uma vítima nesse acidente…
      Um espectador ou trabalhador do evento que está ao lado do posto simplemente some…..
      Cmplicado tdo isso…

  • Muti triste, lamentável! Importante lembrar que se foi autorizada a realização da corrida, alguém se responsabilizou, no caso a Federação Pernambucana, ( em se tratando de prova regional) ou CBA ( se prova nacional).
    De qualquer forma vale lembrar que a alta cúpula da CBA é toda ela Pernambucana e de forma direta ou indireta, cabe a eles uma atuação exemplar principalmente quanto ao quesito mais importante e fundamental; a SEGURANÇA dos envolvidos em provas de eua.

  • Inacreditável, muito triste… Tudo errado, a pseudo-pista no meio de postes e muros, a pseudo-proteção de pneus, que acabou catapultando o kart, o público exposto, a invasão da pista logo após o acidente, o atendimento com dificuldades porque tinha um monte de gente em volta, etc, etc… Coisa de circo romano, coisa horrorosa. Quantas vidas mais terão que ser perdidas antes que se tome consciência que corrida não é brincadeira?
    Numa pista de verdade, seria só uma saída de pista, provavelmente sem grandes consequências, ali foi um acidente fatal. Parabéns, dirigentes.
    Que o Fernando descanse em paz, é só no que podemos pensar, principalmente todos nós que já corremos tanto de kart e que, graças a Deus, saímos inteiros.

  • Caro Rodrigo. Quanto ao acidente, nada mais para ser dito. Só para atualizar quanto a lamentável situação do automobilismo nacional, sou de Natal, capital do Rio Grande do Norte, cujo kartódromo foi demolido no mês de janeiro de 2013 para dar espaço para o estacionamento do novo estádio de futebol que sediará 04 jogos da copa de 2014.

  • Realmente horroroso!!!!!
    Com a pior das consequências…o rapaz pagou com a vida pela incompetência de gente que não está nem ai pelo esporte a motor!!!
    Gostaria de fazer um adendo: Além de pistas de rua sem a mínima condição de segurança para praticantes e público, há também certos autódromos que merecem uma revisão completa…fiquei espantado com o que vi ontem pela tv lá em Brasília…justamente no evento da categoria que se diz “a maior do automobilismo brasileiro”, áreas de escape ridículas, barro, um asfalto que não merece nem referências quanto ao seu estado de conservação. além de uma corrida (se é que podemos chamar aquilo de corrida…) decidida pelos comissários de prova, acidentes horríveis. Sinceramente temi pelo pior naquele entre o Fabio Fogaça e o Ricardo Sperafico…no que diz respeito ao automobilismo nacional, foi um fim de semana lamentável em todos os sentidos. Meus sentimento à família do rapaz, que encontre a paz.

  • Só alguns comentários a respeito….
    Essa pessoa já falecida é menos um que tenha no esporte uma paixão…
    Kart é caro não da retorno…
    E, mais importante ainda é a gente ver no meio daquela confusão de gente em cima de um acidentado é ver alguem com uma camisa que estampava “””CLARAMENTE”” o logo inconfundível da CBA..!! Se o cara está usando é por que o torneio é oficial…
    Mesmo assim se não for oficial tem a chasncela da CBA..
    Tá no vídeo mais ou menos á 3,00 e 3:05 minutos …Bem claro C B A ….
    Quero ver agora a cremalheira vir a publico com a costumeira cara de pau de sempre desmentir o que é nítido, firme e forte….O individuo está lá á trabalho para o evento vestindo o logo da CBA…
    Então!!!!Dois pneus um em cima do outro, 3 vai! Representam segurança á favor da vida????
    que qúé isso o CBA.. Vcs são novamente coniventes nesses assacinatos todos que estão acontecendo no nosso território nacional em nome do esporte á motor..Na qual a CBA detem todos os direitos e na minha opiniãp os deveres e obrigações….
    Sempre ela. Sempre o tal do Pinteiro aparece nas manchetes ensanguentadas que envergonham qualquer cidadão digno desse Pais…
    Mais uma na conta já gorda dos dirigentes CBAnos e suas Faus fantasmas e inoperantes…
    Com dis aqui nosso amigo que nos permite este tipo de desabafo sem que aja qualquer tipo de censura…
    “”””PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS””””
    Valeu Rodrigo por nos mostrar de novo a realidade de nosso automobilismo…
    Eu particularmente acho que o que vimos foi um assasinato premeditado.. E que a policia e ajustiça devam investigar a fundo esse caso.. Que tem o dedo da presidencia da CBA como responsável por mais essa atrocidade..
    Só que vivemos no Brasil da corrupção e impunidade.. Sinceramente não acredito que a policia ou a justiça venham a ser envolvidas, e se o forem ainda vou duvidar da imparcialidade na apuração dos fatos…Camaradagem infelismente se compra facilmente com um pouco de dinheiro sujo de sangue….
    Vamos ver.. Tomara que eu esteja errado e morda a lingua…Gostaria muito e até faço votos de que euesteja errado.. Até pagaria por esse erro se a justiça for feita como deve.. Com prazer!!!!

  • Durante muitos anos realizamos corridas de Fórmula 200, ( kart com 6 marchas) nas ruas do interior de São Paulo A prefeitura da cidade indicava um lugar e os pilotos montavam a pista dando a máxima atenção a segurança do público e principalmente dos pilotos! Todo um efetivo enorme de policiais, bombeiros, policiais devtrânsito, Uti’s móveis, médicos, socorristas, seguranças, etc compunham o contingente de apoio ao evento que era inspecionado e aprovado pela Federação De Automobilismo de São Paulo. Em 5 anos não tivemos um único acidente com maior gravidade! Acho muito estranho um acidente em uma corrida de kart na rua com vitima fatal na cidade de Carpina, no estado de Pernambuco, justamente na Federação de origem da alta cúpula que dirige a Confederação Brasileira de Automobilismo, simplesmente inadmissível um fato triste como esse, sob os olhares atentos do Presidente da entidade e seus colaboradores! LAMENTÁVEL

  • Como fã de automobilismo, eu só tenho a lamentar. Como kartista amador e como realizador de eventos, dono de clube de kart e membro do Xkart, eu tenho a lamentar e a me revoltar mais ainda!

    Atitudes como essa simplesmente “marginalizam” o nosso esporte. Um verdadeiro oportunista criou este evento afim de arrecadar grana e deu no que deu. Sem alvará, sem segurança alguma, sem nada. Se correr com um F1 na rua, com um cockpit feito com a mais avançada tecnologia de engenharia de materiais, que evolui de forma absurda, ano após ano já é perigoso, imaginem em um kart de 2 tempos sem área de escape e em condições mambembes que mais pareciam a corrida da Gávea nos anos 30 aqui no Rio de Janeiro. Sinceramente, só faltou o feno!

    Culpados? Posso apontar vários! A começar pelos pilotos que aceitaram a participação neste evento. Com todo respeito, o público alvo não é iletrado e ignorante.

    Que a justiça seja feita e que sirva de lição a todos os envolvidos.
    Errei ao apontar que as corridas na Ilha de Man são as mais perigosas do mundo.

    Ninguem conhecia Carpina ainda! Infelizmente…

    Godspeed Fernando Lopez!