Pequenas maravilhas – Especial Le Mans – Bentley EXP Speed 8 (2003)

index (3)

RIO DE JANEIRO – Mais um grande campeão das 24 Horas de Le Mans chega ao blog em forma de miniatura. Aliás, duas. Oferecimento do Adalberto Franco de Camargo Jr., que mandou a foto do Bentley EXP Speed 8 vitorioso em Sarthe no ano de 2003.

Os Bentley Boys fizeram uma histórica dobradinha para a marca, que na época já pertencia, assim como a Audi, à Volkswagen. Não à toa, o motor do protótipo era o Audi FSi V8 com 3,6 litros turbo. O projeto de Peter Elleray tinha como base o modelo R8C que não se saiu bem na disputa da prova em 1999.

Após o 4º lugar alcançado em 2002 com pneus Dunlop, a Bentley entrou no ano seguinte com os Michelin e um carro mais bem desenvolvido – e praticamente sem adversários, face a ausência da Audi, que “emprestou” Tom Kristensen e Dindo Capello, o construtor britânico venceu pela primeira vez em Sarthe após 73 anos, quando Woolf Barnato e Glen Kidston ganharam em 1930 com o famoso modelo Speed Six.

O carro #7 guiado por Capello, Kristensen e Guy Smith venceu após completar 377 voltas, duas à frente de David Brabham/Mark Blundell/Johnny Herbert. Após a vitória, o Bentley e seus pilotos desfilaram triunfalmente nas ruas de Paris, passeando pelo Champs Elysées e o Arco do Triunfo. Nada mais lógico.

Comentários