Pequenas maravilhas – Especial Le Mans – McLaren BMW F1 GTR (1996)

RIO DE JANEIRO – A partir de hoje até o dia 22, o blog vai publicar, pelo menos uma vez por dia, uma miniatura alusiva às 24 Horas de Le Mans, corrida que chega neste ano ao seu 90º aniversário. E vamos abrir os trabalhos em grande estilo.

BMWMcLarenF1GTR96 (3)

O Nick Nagano mandou o “monstrinho” dele, nas palavras do próprio: é uma miniatura da McLaren BMW F1 GTR alinhada pela equipe italiana Bigazzi na edição de 1996 das 24 Horas de Le Mans.

BMWMcLarenF1GTR96 (4)

E não é um carro qualquer: esse #39 da foto foi conduzido por ninguém menos que Nelson Piquet. O tricampeão mundial de Fórmula 1 dividiu o bólido com o venezuelano Johnny Cecotto e com Danny Sullivan, dos EUA. Eles largaram da 12ª posição do grid e terminaram em oitavo lugar a 30 voltas do TWR-Porsche guiado por Davy Jones/Alexander Wurz/Manuel Reuter. Foi a primeira participação de Piquet em Sarthe e ele voltaria à corrida no ano seguinte, quando JJ Lehto bateu com o carro que partilhava com o brasileiro e mais o britânico Steve Soper.

BMWMcLarenF1GTR96 (5)

A McLaren teve sucesso em Le Mans com esse modelo, cuja produção foi descontinuada após o acordo contratual com a Mercedes-Benz na Fórmula 1, contemplando parte da sociedade do time então dirigido por Ron Dennis. Em 1995, com um carro idêntico, mas alinhado pela equipe japonesa Kokusai Kahiatso, JJ Lehto/Masanori Sekiya/Yannick Dalmas venceram aquela corrida, disputada em grande parte com pista molhada.

Comentários

  • Valeu Rodrigo! Esqueci de falar a marca/escala dela: é Kyosho 1:64. Além dela, possuo outros dois modelos de Le Mans dessa mesma marca de miniaturas: o Jaguar XJR-9 e o Porsche 911 GT1-98, mas não são os que correram a edição, o Jaguar eu aposto que foi um test car por ser todo verde, e o 911 GT1 é a versão de rua do mesmo, Straßenversion. Até o fim do ano, pretendo colecionar mais miniaturas de Le Mans! Valeu mesmo, sou apaixonado pela McLaren F1 desde criança!