Pequenas maravilhas – Especial Le Mans – Porsche 911 GT1-98 (1998)

indexRIO DE JANEIRO – Da coleção do Wilson Carpini, eis um grande carro das 24 Horas de Le Mans. Eis a miniatura em escala 1:18 do Porsche 911 GT1-98, que venceu a corrida francesa há 15 anos – foi a última vitória da marca de Stuttgart na classificação geral, aliás.

Esse carro, com o chassi #003, disputou as 24 Horas e também algumas provas do FIA GT, onde a marca também tinha a Zakspeed como cliente. Se no FIA GT o time oficial não conseguiu superar a Mercedes-Benz, por conta da inferioridade dos pneus Michelin em relação aos Bridgestone da rival germânica, em Sarthe a Porsche foi absoluta: a marca venceu em dobradinha, com Allan McNish/Laurent Aiello/Stéphane Ortelli em primeiro e Jörg Müller/Bob Wollek/Üwe Alzen em segundo.

O 911 GT1-98, um projeto de Anthony Hatter, tinha motor 3,2 litros turbocomprimido com seis cilindros opostos. Com potência aproximada de 600 HP, o carro alcançava 330 km/h com o uso de um câmbio sequencial de seis marchas. Pena que o modelo teve vida curta: em 1999, a FIA extinguiu a classe GT1 e a Porsche preferiu então concentrar suas atenções nos modelos LMGT2 e depois no RS Spyder LMP2 – até agora, já que em 2014 ela estreia na classe de protótipos LMP1

Comentários

  • Foi polêmica esta vitória em Le Mans pois muitos juravam que se tratava de um protótipo fechado e não um GT! O pessoal da Porsche AG (malandros que só) achou uma brecha no regulamento: construiu um modelo todo em branco e o “pos a venda”! Um cidadão “comprou este modelo” e no final de semana das 24 Horas de Le Mans o parou no estacionamento aberto em Le Mans, provando que “era um modelo de passeio, comprado por uma pessoa que possuia o documento de propriedade do veículo e, com isso, cumprindo a regra que para considerar um carro Grand Turismo era necessário 1 e somente 1 veículo de rua construído”.
    Depois deste episódio (juntando com o epidódio anos antes do Mazda 787 rotativo), nunca mais a ACO foi conivente com brechas e tornou o regulamento muito mais difícil de se cumprir, como o que aconteceu com o Maserati MC 12 que teve sua homologação prontamente reprovada, rompendo de vez com a FIA! Hoje a paz entre ACO e FIA foi reestabelecida há poucos anos! (será que esquecí de algo?)

    • Ahhhh claro, o detalhe da placa na frente não nos deixa mentir que “é um carro de passeio”… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk