Pequenas maravilhas – Especial Le Mans – Sauber-Mercedes C9 (1989)

index (1)

RIO DE JANEIRO – Mais um carro campeão das 24 Horas de Le Mans que se tornou uma obra-prima em tamanho miniatura chega ao blog na série das Pequenas maravilhas sobre os carros de Sarthe. Cortesia do Marcio Riva, que caprichou no visual: este é um kit em escala 1:24 da Tamiya do Sauber-Mercedes C9 guiado por Manuel Reuter/Stanley Dickens/Jochen Mass na corrida disputada em 1989. E com requintes, como conta o próprio Marcio.

“Montei esse carro há uns cinco anos. Usei pintura automotiva, adesivos que representam fibra de carbono e peças de metal foto gravado, além de metal torneado para ter mais detalhes.”

index (2)

E que detalhes! O carro do Marcio é uma joia rara.

O Sauber-Mercedes C9 também. Foi concebido para receber o motor V8 type Mercedes M119 a 90º, que tinha 4.973 centímetros cúbicos de cilindrada e era movido a duas turbinas KKK. Projeto do próprio Peter Sauber e de Heini Mader, o carro era a evolução do modelo C8.

Com sua pintura que remetia às Flechas de Prata do passado, o Sauber Esporte Protótipo chegou a incríveis 398 km/h no ponto de maior velocidade no retão Mulsanne, que ainda não tinha as chicanes. O francês Jean-Louis Schlesser, que conduziu o #62 naquela 24 Horas em parceria com Jean-Pierre Jabouille e Alain Cudini, foi o campeão mundial do Grupo C entre os pilotos naquele ano.

Comentários