Respirando por aparelhos

2013611952233_192114_319879_zebra_II

RIO DE JANEIRO – Trabalhei hoje na transmissão da Rolex Sports Car Series no Fox Sports e, por isso mesmo, não tive tempo para acompanhar a fundo o que houve hoje em Brasília. Mas pelos relatos que li nas redes sociais, o caos reinou no Planalto Central neste fim de semana de Stock Car.

Pois é… Brasília… a capital do país nos oferece, aliás, um enorme contraste. Não muito distante dali, um estádio novinho em folha, para a Copa de 2014 e também para a Copa das Confederações. Custo da brincadeira: R$ 1,5 bilhão. É o que chamamos de elefante branco, pois Brasília não tem times na Série A e nem na Série B do Brasileiro e as médias de público do campeonato do Distrito Federal são ridículas.

Bem próximo dali, fazendo para muitos o papel do vizinho incômodo e desagradável, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, inaugurado em 1974, vai chegar a quase 40 anos sem ter tido UMA ÚNICA troca de asfalto. Guard-rails e áreas de escape jamais foram modernizados. As zebras do circuito eram conhecidas por ser verdadeiras rampas de lançamento. E não custa nada lembrar: Laércio Justino pagou com sua vida pela falta de segurança recorrente no circuito planaltino.

Não obstante, essa mesma pista, sucateada e destruída, tornou-se o palco de mais um vexame que mancha a já abalada credibilidade do automobilismo brasileiro. Uma reforma – se é que pode se chamar o que se fez de reforma – malfeita, “nas coxas”, atrapalhando todo o fim de semana da Stock Car, que realiza neste fim de semana a 5ª etapa de seu campeonato. E ainda me veio o sr. Agnelo Queiroz, na frente das câmeras de uma emissora de TV, afiançar que o circuito terá ‘reformas substanciais’ – e, pasmem, falando numa segunda corrida de Fórmula Indy no país. É muita cara de pau!

Aliás, cara de pau é pleonasmo para políticos, dirigentes e quejandos neste país e no automobilismo brasileiro. E vou incluir nesse balaio de gatos os pilotos. Sim, os pilotos. Pelo seguinte: os autódromos são o local de trabalho deles – e não excluo dessa colocação os gentleman drivers – porque afinal eles também usufruem do mesmo espaço que os competidores que têm no automobilismo o seu ganha-pão. Pergunto eu: por que os pilotos não se cotizam, não se unem e cruzam os braços? Não está na hora de acabar com esta palhaçada de competir em circuitos que mais parecem galinheiros?

E tem mais: tirando uma ou outra honrosa exceção, que pilotos de peso, de fato, lutaram pela sobrevivência de Jacarepaguá? Algum levantou a voz para denunciar o absurdo que foi destruir uma praça esportiva à guisa de parque olímpico? Não né… e agora soubemos que a FAERJ está recebendo uma verba da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para fazer corridas em Minas Gerais, a mais de 400 km da capital, enquanto a mesma prefeitura do Rio de Janeiro não destinava UM ÚNICO CENTAVO para a manutenção do finado autódromo.

Fundo do poço, várzea, qualifiquem do jeito que vocês quiserem a situação do esporte no país. E a tendência é piorar: a Copa vem aí, a Olimpíada também e até 2016 as verbas serão cada vez mais escassas. Esqueçam reformas de autódromos, esqueçam que um dia já fomos um manancial absurdo de talentos, porque não somos mais. A verdade é dura, cruel e precisa ser dita.

Temos que abrir os olhos para a realidade: o automobilismo brasileiro respira sob aparelhos. E muitos são os culpados. Apontá-los é lugar comum. Todos sabemos de quem se trata. Incomoda – e muito – o descompromisso de quem deveria fazer alguma coisa, e no fundo, nada faz, pela sobrevivência do esporte neste país.

Salvemos o esporte a motor no Brasil. E rápido, de preferência até 2017. Antes que ele acabe.

A foto que ilustra este post é de Luca Bassani, retirada do site Grande Prêmio.

Comentários

  • Simples, qdo quem ganha dinheiro com o nosso automobilismo, e se vangloria em poder dar cortesias e tal, não deve ter nenhum conhecimento de causa, ou seja, enquanto a coisa andar “sozinha” tá bom…..

  • Perfeito texto Rodrigo. Simplesmente perfeito. Essa é a situação atual. Eu tenho 45 anos e não lembro de ter visto o automobilismo brasileiro em uma situação pior que a de hoje.

  • vVocê em toda razão, rodrigo, mas, justiça seja feit Cacá Bueno, Mais uma vez, soltou o verbo ccontra esse descaso com o Automobilismo Brasileiro . E mais opino eu, pelo desrespeito ao dinheiro público. Lamento ….

  • Vivi na pele a destruição de Jacarepaguá, tudo que você falou aqui, é pouco para retratar o descaso com o Automobilismo Brasileiro.
    Já não voto em qualquer eleição desde 1989, ontem o Oscar falou que desistiu da politica por ter visto muita coisa errada.
    Esse é o pais que vivemos, com “representantes” do povo cagando pra eles.
    Espero que as emissoras de TV invistam no Automobilismo, pois assim poderei, sem Autódromo no Rio, (e no futuro no pais), curtir o que um Automobilista mais gosta, corridas de carro.
    Escrevo no momento que assisto a corrida da GrandAm no FoxSports comentado por você, morrendo de inveja, pois sei que o Automobilismo não morreu fora do Brasil.
    Abço

  • De novo as mesmas coisas!!
    Falta crônica de manutenção. E, guando fazem fazem tudo errado!!!
    O problema do nosso automobilismo é cruél, vejam só fizeram aquele muro dantesco no café em Interlagos. Gastaram uma fortuna com aquilo, e pior ainda é que não está nem acabado, falta a colocação do trecho final ainda. O material está lá largado na área de escape do café alguns metros antes da entrada de box… Aquele muro sózinho se provou que não serve pra nada… .. Devolve os carros pra pista muito mais rápido do que os antigos pneus.. Disseram e juraram de pé junto de que para a F-1 era o ideal… Lembram no ano passado o forçe india que bateu na curva do café e foi parar só depois do final do muro???Criaram a chincane com as zebras ao contrário. depois de muita conversa mole foram lá e arrumaram as zebras, depois de uns dois anos refizeram a saida da mesma. “””Depois de muita porrada lá””””..
    Destroem um autodromo inteiro no Rio, ai criam uma tal de verba pra despesas…
    Resolvem fazer uma obrinha de nada em Brasilia e o que acontece??? Isso que estamos assistindo hoje..
    Outro pastelão.. De tempos em tempos aparecem essas mancadas…
    Só sei de uma coisa… Em SP. com muro, chincane errada e o conserto. Sobrou dinheiro em uma porrada de bolsos safados…
    No Rio com essa verba e a destruição do templo sobrou e vai sobrar de novo muita grana desviada ..
    Agora em Brasilia tá escancarada a safadeza, fizeram da verba uma farra e com o que sobrou tamparam o sol com cimento de quarta ou quinta../aliás ali deve ter muito mais cal e areia do que cimento.. Tiveram que economizar pra não dar na cara…
    Só que em todos os casos sem execcão vimos uma farra com o dinheiro destinado a manutenção ou destruição de autodromos…
    Em todos os casos vimos a cara da cremalheira sorrindo na cara de todo mundo.. “”parecendo falar””” Podem reclamar e espernear… O dindim que interessa já tá no borso mesmo.. Então sorria mesmo o Prespone.. Rico ri a toa.. Ainda mais com um dinheiro ganho na base da maracutáia e favorecimentos….
    Os pilotos????Esses são apenas parte do espetáculo.. O que tem de gente grauda usufruindo da farra que é a torneira aberta do automobilismo Brasileiro não é brincadeira….
    E governos nunca vão falar nada, afinal de quatro em quatro anos os políticos sabem onde estão as portas do dinheiro mais fácil…
    E caminhando está o automobilismo esportivo, de chapéu na mão descalço e mal trapilho…O automobilismo coporativo? Esse não!!! Esse também ri com grandes cremalheiras pois das despesas com carros de luxo é fácil comprovar contas astronomicas para o famoso Leão..Que tem também lá seus devaneios com o dindim fácil e robusto pra ajudar a encobrir certas despesas….
    Ou seja tamo fù!!!!
    E a moda é futebol, nesse meio também deram os seus jeitos de enricar. Uma dessas cameras flagrou um presidente afanado medalhas de jogadores…É a politica do bolso cheio. Isso é o que vale….
    Ou vcs acham que destruiram jacarepaguá de graça???Pagaram uns absurdos pras máquinas revirarem tudo. e depois pra remover o que sobrou. depois pra aterrar e construir esses elefantes… E nisso tem projetos, plantas rascunhos.. E aí nem é mais nota de cenzinho aos montes……É banco abrindo as portas só pra ajudar nos tramites de legalização de dindim podre….
    É foda, Só que a coisa ainda não acabou com o automobilismo, e nem vai acabar.. Esses malandros contam com mentes brilhantes pra deixa-lo na UTI sim, só que sem correr um risco eminente de morte…O jogo é esse deixar lá mas preservar a sua vida indefinidamente… Morinbundo enguanto tem din dim médico nehum deixa morrer…
    Assim é a vida, assim caminham as nossas Faus, a CBA Campeã de Borsar Album…
    Esses são os especialistas que dirigem o volante ..A coisa tá tão entranhada nesse meio que não apreceu “””ninguem”” pra ir contra isso tudo…
    Sabem por que???? Tá todo mundo no esquema…
    Éssa é a verdadeira escola de Mafiosos no Brasil.. Faus e CBA…..
    …..

  • Ampliar uma zebra com bloquete para calçada é o cumulo da boquetagem. Já andei de carro e moto aqui no autodromo, estou a anos luz de ser piloto mas qualquer um percebe que a nossa pista não tem condições de receber competições de alto nível, isso sem contar as instalações como um todo que são deploráveis.

  • É Rodrigo, automobilismo brasileiro esta na UTI, não temos mais categorias de base, os autodromos estao uma vergonha e os dirigentes nada fazem. Tanto CBA como as federaçoes nao fazem nada. pois ha dirigentes sem experiencia e competencia. O governo acha que esporte é so futebol. Vai ser a Copa da vergonha e dos bandidos.

  • O acidente de Laercio Justino foi em treino da stock car, ele perdeu o controle, rodou, e escapou para a parte interna da curva, batendo sua lateral esquerda na lateral de um guincho plataforma estacionado, pareceu acidente de transito na rua, só que foi em autódromo.

  • Entendo que Carros de Corridas são feitos para correrem em autódromos.
    No Brasil eles esquecem os autódromos e fazem umas corridas de merda nas ruas.
    E querem que tenhamos automobilismo?

  • Aonde estão os expoentes do automobilismo nacional (Emerson,Piquet,Massa,Wilsinho,
    Os Buenos(pai e filhos)etc,etc) ,que não levantam a voz contra tudo isto que acontece.

  • O Brasil ainda tem F-1 porque o Sr. Bernie ganha muito dinheiro, quando diminuir ou cortar a grana, ficaremos sem F-1.

    • Que adianta ter um GP de F1 no país se não temos pilotos que justifiquem este gasto,quando a F1 veio ao Brasil tínhamos PILOTO e não fantoches vestidos de vermelho.Para que um gasto tão alto se o representante do Brasil é pouco mais que nada na equipe e para o país que representa.
      E este empenho para ter uma Olímpiada em um pais que simplesmente desconhece qualquer esporte que não seja futebol,só mesmo se for para agradar aos ” CUMPADÍS” das grandes empreiteiras com as obras sempre de custos corrigidos(para +,+ e +).E o absurdo de destruir um autódromo construído com dinheiro publico para uma competição que dura no máximo um mês e depois sabemos todos nós que ficará abandonado ou se destinará a especulação imobiliária.Bom ,más a licitação para demolir e construir esta sabemos muito bem como funciona neste país.E nisto eles são muito bons,e que se dane saúde e educação e as pessoas que necessitam de escola ou socorro médico.Deve ser este o pensamento dos que usam dinheiro público para efetuarem obras.

  • Parabens Rodrigo.Os pilotos e dirigentes são parte do problema dessa equação podre.Quando a precariedade os atinge eles esperneiam postam fotos no facebook, mas quando as categorias de base estavam sumindo e destruiram o autodromo de Jacarepagua ninguem deu um pio.Enquanto a globo transmite a stock car todos se sentem seguros e satisfeitos.O dia em que a tv descartar a stock todos ficarão a ver navios.O automobilismo respira por aprelhos num país em anestesia geral.Quem será o Lobão do nosso automobilismo pra jogar merda no ventilador, dar nome aos bois e desafinar o coro dos contentes?