Alpine marca pole no Red Bull Ring, mas é desclassificada; Turvey/Dolan saem na frente no ELMS

ELMS_Red_Bull_Ring-36

RIO DE JANEIRO – A equipe francesa Signatech Alpine se sobressaiu diante das adversárias no treino que definiu o grid de largada para a 3ª etapa do European Le Mans Series, neste sábado, no circuito austríaco Red Bull Ring, em Spielberg. O #36 de Nelson Panciatici marcou 1’23″737 na qualificação e ficou com a pole position, para a alegria do companheiro de equipe Pierre Ragues e do chefe do time, Philippe Sinault.

Mas, como não há bem que sempre dure, os comissários desportivos acabaram punindo Panciatici com a perda da pole, pois o piloto da Terra da Bastilha conseguiu o melhor tempo ignorando uma zona de bandeiras amarelas, onde os pilotos têm que reduzir a velocidade. Como punição, eliminaram todos os tempos do #36, porém abrindo o precedente do protótipo largar em 8º, último entre os LMP2.

ELMS_Red_Bull_Ring-38

Dessa forma, a pole position foi herdada pelo Team Jota, que com o Zytek Z11SN de Simon Dolan/Oliver Turvey, puxará o pelotão de 26 carros, seguido do Oreca #18 de Brendon Hartley/Jonathan Hirschi. Da segunda fila, partirão o Oreca #1 de Pierre Thiriet/Mathias Beche e o Morgan #43 da Morand Racing, guiado por Natacha Gachnang/Franck Mailleux. A SMP Racing, em sua estreia na LMP2, parte da 7ª posição do pelotão.

ELMS_Red_Bull_Ring-47

Entre os LMPC, melhor tempo para o #47 de Nico Verdonck/Alex Loan, nono na geral, com o tempo de 1’27″631, três décimos abaixo do #49 de Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch. A estreante equipe Algarve Pro Racing Team conseguiu a terceira posição, graças à dupla C.O. Jones/Nicky Catsburg.

ELMS_Red_Bull_Ring-77

Na LMGTE, Nick Tandy se sobressaiu com o Porsche #77 da Proton Competition e fez o melhor tempo da divisão, com 1’29″391, um décimo abaixo da Ferrari #66 da JMW Motorsport, que teve Andrea Bertolini a bordo no qualifying. A britânica RAM Racing ocupa a segunda fila, com Johnny Mowlem melhor que Gunnar Jeannette. Jean-Karl Vernay, no Porsche da IMSA Performance Matmut, foi o quinto mais bem classificado do grupo, seguido pelo veterano Manu Collard, da ProSpeed Competition.

ELMS_Red_Bull_Ring-72

A SMP Racing fez 1-2 na LMGTC, desbancando inclusive dois dos inscritos da LMGTE. O carro de Devi Markozov/Aleksandr Frolov/Luca Persiani foi o mais rápido da classe, com o 20º tempo geral em 1’30″705, 0″036 melhor que a outra Ferrari do time, guiada por Fabio Babini/Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin. A AF Corse, com Andrea Rizzoli/Stefano Gai/Lorenzo Casé, ficou com a terceira posição.

Confira o grid completo:

1. fila
Dolan-Turvey (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 1’23″871
Hartley-Hirschi (Oreca-Nissan) – Murphy – 1’24″010

2. fila
Thiriet-Beche (Oreca-Nissan) – Thiriet by TDS – 1’24″054
Gachnang-Mailleux (Morgan-Judd) – Morand – 1’24″318

3. fila
Frey-Niederhauser (Oreca-Judd) – Race Performance – 1’24″407
Kraihamer-Holzer (Oreca-Nissan) – Boutsen Ginion – 1’24″794

4. fila
Mediani-Zlobin (Oreca-Nissan) – SMP – 1’25″083
Ragues-Panciatici (Alpine-Nissan) – Signatech – 1’23″737 (*)

5. fila
Loan-Verdonck (Formula Le Mans Oreca) – Endurance Challenge – 1’27″631
Chatin-Hirsch (Formula Le Mans Oreca) – Endurance Challenge – 1’27″942

6. fila
Jones-Catsburg (Formula Le Mans Oreca) – Algarve – 1’28″234
Pons-Ayari (Formula Le Mans Oreca) – Endurance Challenge – 1’28″770

7. fila
Ried-Roda-Tandy (Porsche 997) – Proton – 1’29″391
Bertolini-Camathias (Ferrari 458) – JMW – 1’29″513

8. fila
Mowlem-Griffin (Ferrari 458) – RAM – 1’29″629
Jeannette-Montecalvo (Ferrari 458) – RAM – 1’29″780

9. fila
Milesi-Vernay (Porsche 997) – IMSA – 1’29″800
Perrodo-Collard (Porsche 997) – Prospeed – 1’30″068

10. fila
Perazzini-Cioci-Leo (Ferrari 458) – AF Corse – 1’30″187
Markozov-Persiani-Frolov (Ferrari 458) – SMP – 1’30″705

11. fila
Babini-Shaitar-Ladygin (Ferrari 458) – SMP – 1’30″741
Rizzoli-Gai-Casè (Ferrari 458) – AF Corse – 1’30″836

12. fila
Mallegol-Bachelier-Blank (Ferrari 458) – AF Corse – 1’30″865
Kox-Pronk (Lamborghini Gallardo) – Kox – 1’31″127

13. fila
H.Felbermayr-H.Felbermayr Sr – Bachler (Porsche 997) – Proton – 1’31″466
Millroy-Smith-McCaig (BMW Z4) – Ecosse – 1’31″765

Comentários