ARTA e Honda vencem duplamente no Super GT

024

RIO DE JANEIRO – A quarta etapa da temporada 2013 do Super GT, disputada neste domingo no circuito Sugo Sportland, terminou com vitória dupla da Autobacs Racing Team Aguri (ARTA). O time do ex-piloto de Fórmula 1 Aguri Suzuki ganhou nas duas categorias, fato inédito neste campeonato.

Na GT500, o Honda HSV-010 de Ralph Firman/Kosuke Matsuura levou a melhor após 81 voltas, numa corrida tremendamente disputada e que foi decidida no terço final, quando uma chuva insistente deixou a pista escorregadia, provocando rodadas, acidentes e saídas de pista. Tanto que a diferença para o Lexus SC430 de Daisuke Ito/Andrea Caldarelli, que chegaram em segundo numa ótima corrida da dupla, foi de apenas 2″534. Os bicampeões Masataka Yanagida/Ronnie Quintarelli completaram o pódio, cruzando a cinco segundos e meio dos vencedores.

Satoshi Motoyama/Yuhi Sekiguchi, que saíram da pole position, acabaram a disputa em 7º lugar, duas voltas atrás. Após largar em 14º, o carro #12 do brasileiro João Paulo de Oliveira e do parceiro Tsugio Matsuda ficou pelo caminho muito cedo: a suspensão do Nissan do Team Impul quebrou logo depois da quarta volta e a dupla teve que desistir. Apesar do revés, eles estão firmes na disputa pelo título: ocupam o 3º lugar com 31 pontos. Takuya Izawa/Takashi Kogure, que também não pontuaram no fim de semana, seguem na frente com 35 pontos somados.

Na GT300, o #55 de Takashi Kobayashi/Shinichi Takagi conquistou a segunda vitória consecutiva do time com o modelo CR-Z da Honda, equipado com sistema híbrido de recuperação de energia. O outro carro da montadora, alinhado pelo Team Mugen para Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama, chegou em segundo. A corrida de Sugo mostrou a reabilitação dos atuais campeões Kyosuke Mineo/Naoki Yokomizo, que completaram em 3º lugar no Porsche #0.

Pole position na qualificação, o Subaru BR-Z de Tetsuya Yamano/Kota Sasaki chegou em 6º lugar, uma volta atrasado em relação aos vencedores da categoria. Os antigos líderes, Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim, ressentiram-se de um carro muito lastreado (72 kg extras), de acordo com a posição ocupada no campeonato. Acabaram em 13º lugar, duas voltas atrás – e perderam a liderança para Mutoh/Nakayama, que marcaram pontos em todas as corridas. Mesmo sem vencer qualquer corrida (têm três segundos lugares e um sétimo), somam 49 pontos no campeonato, contra 40 de Kobayashi/Takagi e 36 de Hiranaka/Wirdheim.

A próxima etapa do campeonato será a 42ª edição dos 1000 km de Suzuka, marcados para 18 de agosto. Ano passado, a vitória foi da dupla Masataka Yanagida/Ronnie Quintarelli.

Comentários