Henri Julien (1927-2013)

55d1cf922a0112e66ff86222176f288cRIO DE JANEIRO – Domingo triste para o automobilismo. Na cidade francesa de Hyères, morreu Henri Julien, aos 85 anos de idade. Ele foi o fundador da Automobiles Gonfaronaises Sportives, que todos nós conhecemos como AGS – aquela mesma que esteve na Fórmula 1 nas décadas de oitenta e noventa.

Nascido em Gonfaron, cidadezinha localizada na região montanhosa dos Pireneus, Julien começou como mecânico e enveredou na construção de carros de corrida nos anos 60, associado a um belga chamado Christian Vanderpleyn, que seria primeiro seu assistente e depois desenhista dos seus chassis – primeiro de Fórmula France e depois de F-3 e F-2.

Nesta última categoria, lutando contra o poderio de March e Toleman, Julien, Vanderpleyn e o piloto Richard Dallest operaram verdadeiros milagres, vencendo duas corridas na temporada europeia de 1980. Nos anos seguintes, a AGS notabilizou-se pelo excepcional trabalho de desenvolvimento de seus chassis. Com pouco dinheiro, o minúsculo construtor francês incomodou a concorrência e em 1984, na última corrida da história da F-2, era a AGS quem vencia, graças a Philippe Streiff.

O caminho natural foi a Fórmula 3000, de resultados modestos, mas que encorajou Julien a dar o salto que parecia fora do alcance: fazer um Fórmula 1. Como os leitores do blog puderam ver na série Saudosas Pequenas, a AGS viveu dias de cão em seus primeiros anos. Os chassis eram verdadeiros Frankensteins sobre rodas, autênticas cadeiras elétricas. Mas foi com uma destas que Roberto Pupo Moreno deu a Henri Julien a alegria do primeiro ponto, no GP da Austrália de 1987.

Além de Moreno, a AGS teve em suas fileiras gente como Philippe Streiff, Gabriele Tarquini, Yannick Dalmas, Stefan Johansson, Fabrizio Barbazza e outros. Nenhum deles, aliás, podia ser considerado braço-duro. Os carros é que estavam abaixo do que os pilotos podiam fazer nas pistas.

A credibilidade da AGS, contudo, foi abalada num acidente na pré-temporada de 1989, quando Streiff capotou em Jacarepaguá e o arco de proteção acima da cabeça do piloto cedeu, provocando lesões no francês que, somadas ao resgate sofrível e ao atendimento demorado, deixaram-no irremediavelmente paraplégico.

Após isto, a equipe somou apenas um outro único ponto com Gabriele Tarquini no GP do México em 1989 e as aparições dos carros do time de Gonfaron passaram a ser cada vez mais escassas. Henri Julien já estava fora do time, que estava nas mãos de Patrizio Cantù e Gabriele Rafanelli quando as portas da escuderia foram fechadas, no fim do campeonato de 1991. A última corrida da AGS foi o GP de Mônaco e o time se retirou de cena após 47 GPs disputados.

Com a morte de Henri Julien, vai embora mais um pedacinho do automobilismo romântico, cada vez mais deixado de lado em detrimento de ‘modernidades’ como asas móveis, botões de ultrapassagem e carros cada vez mais parecidos.

Para conhecer mais sobre a trajetória da AGS, clique nos links abaixo.

Especial Saudosas Pequenas – AGS, parte I

Especial Saudosas Pequenas – AGS, parte II

Especial Saudosas Pequenas – AGS, parte III

Especial Saudosas Pequenas – AGS, parte IV

Comentários

  • Streiff ficou tetraplégico, me lembro que depois disso, Prost organizou corrida de kart corrida de Kart para arrecadar fundos para ele.

  • Para mim, a lembrança mais viva da AGS é o programa que permite cidadãos leigos pilotarem carros de F1 e Le Mans. Eles trabalham nas pistas de Var e Paul Ricard, permitindo, após treinamento inicial que se possa pilotar carros da F1 (o velho AGS de 1991 e um Prost do ano 2000) além do clássico Peugeot 905 campeão de Le Mans em 1992. Só me falta a grana.

  • Conocí a AGS allá por 1978, cuando el argentino Ricardo Zunino corría en la F2 Europea. El AGS de Richard Dallest (al igual que Brian Henton con el Boxer) peleaba contra la manada de March, Chevrón y Ralt que dominaban la categoría. De a poco fueron avanzando, y en 1986 llega el salto a la F1; siempre me acuerdo del JH21 con la publicidad de Charro. Pequeño equipo, pero a la vez un gran equipo, un esfuerzo de esos que se deben recordar siempre.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/