Por menos de um segundo, Ortelli/Vanthoor faturam na Holanda

2013_zandvoort_fiagt_wrtVanthoor_vimages1

RIO DE JANEIRO – Em final emocionante após 33 voltas, Stéphane Ortelli/Laurens Vanthoor venceram hoje a corrida classificatória do FIA GT Series em Zandvoort, na Holanda. Numa corrida onde os quatro primeiros chegaram separados por pouco mais de três segundos, mais uma vez o modelo R8 LMS Ultra da Audi prevaleceu, com três carros do time Belgian Audi Club Team WRT nos quatro primeiros lugares.

Quem quebrou a banca foi a Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da HTP Gravity Charouz, que chegou em 2º com Alon Day/Maximilian Bukh. Este último fez duas ultrapassagens sensacionais sobre Edward Sändström e Niki Mayr-Melhnof no terço final da corrida, que valeram o ingresso.

Álvaro Parente/Sébastien Loeb tiveram uma tarde infeliz. Mais cedo, conquistaram a pole position. Mas o luso fez uma péssima largada e na freada da curva do Tarzan, dividiu a tomada com o Audi de Laurens Vanthoor e a Mercedes de Andreas Simonsen. Houve um toque e um problema que impediu o McLaren #9 de prosseguir na disputa. Por esse entrevero, Simonsen foi punido com um drive through.

Se as coisas não foram bem para a Sébastien Loeb Racing, pelo menos para o BMW Team Brasil correu tudo bem. Allam Khodair chegou a ocupar a 3ª posição em seu turno, mas após o pit stop e a troca por Cacá Bueno, o carro #0 acabou em quinto – melhor resultado do time de Antonio Hermann e Washington Bezerra em 2013.

Apesar da penalização, Simonsen e seu parceiro Sergey Afanasiev venceram na divisão Pro-Am Cup, chegando em 7º na geral, adiante da BMW #6 de Armaan Ebrahim/Melroy Heemskerk, que fizeram ótima corrida vindos do fim do pelotão. O pódio no grupo foi completado pela Grässer GT, da Áustria, com o Lamborghini guiado por Dominik Baumann/Hari Proczyk. Na Gentlemen Trophy, o solitário Mercedes de Petr Charouz/Jan Stovicek recebeu a quadriculada em 15º lugar na geral.

O Lamborghini LP560-4 da Rodrive se envolveu numa confusão logo na segunda volta e Matheus Stumpf perdeu uma volta que não conseguiu mais recuperar. O gaúcho e o português Patrick Cunha terminaram em 14º lugar. Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez tiveram um problema de suspensão com a BMW #21, perderam cinco voltas e acabaram na décima-sexta posição.

Comentários

  • Fui dormir meio tarde de ontem para hoje e acordei no finalzinho da corrida…peguei os últimos 15 minutos…mas se tivesse mais duas ou tres voltas acho que o mercedão SLS conseguiria a ultrapassagem para a vitória. Boa corida da dupla Cacá/Khodair…as outras duplas brasileiras nem ouvi falar…sobre a Rodrive…se trocaram o Ford GT ano 2007 (!!!) por um Lambor Gallardo LP 560-4 continuam defasados, apesar deste ultimo ser um pouco mais novo, porque os outros Gallardos do grid (creio que tenha mais um…) correm com o kit atualizado LP 600 Plus…enquanto isso, la no ADAC GT Masters, um Ford GT 2013 encara sem problemas os Audis R8 Ultra, Z4 e SLS…e vence corridas…vai entender…