Thiriet e Race Performance largam na frente na Áustria

RIO DE JANEIRO – Começaram hoje os treinos livres para a 3ª etapa do European Le Mans Series, no circuito austríaco Red Bull Ring, em Spielberg. Sexta-feira de sol e muito calor, com temperaturas superiores a 30º C, um desafio a mais para pilotos e equipes, que terão de administrar os equipamentos num calor que promete.

Os vinte e seis carros que vão disputar a corrida – já que a DKR confirmou o forfait e não fez a viagem para o circuito, fizeram hoje bastante quilometragem para assimilar um traçado totalmente desconhecido pela absoluta maioria de pilotos e por quase todas as equipes presentes. 

Red_Bull_Ring_Free_04

Como era de se esperar, os protótipos LMP2 fizeram os melhores tempos das duas sessões do dia. Na primeira sessão, de manhã, o #1 da Thiriet by TDS Racing, da dupla Pierre Thiriet/Mathias Beche, marcou o melhor tempo em 1’25″638, média de aproximadamente 182 km/h. Pierre Ragues/Nelson Panciatici, da Signatech Alpine, ficaram em segundo, com a terceira posição ocupada por Brendon Hartley/Jonathan Hirschi, da Murphy Prototypes.

Na LMPC, a nova equipe Algarve Pro Racing Team ficou com a primeira posição entre os quatro carros inscritos: o #46 de C.O. Jones/Nicky Catsburg marcou 1’29″080, menos de um décimo abaixo do tempo do #49 de Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch. Alex Loan e seu companheiro Nico Verdonck ficaram com a terceira posição no grupo, uma vez que Soheil Ayari/Anthony Pons tiveram problemas em seu carro, completando apenas duas passagens.

O melhor tempo entre os inscritos da LMGTE foi da Ferrari #55 da AF Corse, partilhada por Federico Leo/Marco Cioci/Pier Giuseppe Perazzini, com 1’30″993, contra 1’31″032 de Andrea Bertolini/Joël Camathias e 1’31″338 de Johnny Mowlem/Matt Griffin. Foram três carros do cavalinho empinado nas três primeiras posições, com o Porsche de Gianluca Roda/Christian Ried/Nick Tandy em quarto.

Na LMGTC, outra Ferrari ficou na frente durante o primeiro treino livre: a SMP Racing liderou a sessão com o #69 de Fabio Babini/Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin, em 1’32″188, dois décimos à frente do #62 de Stefano Gai/Andrea Rizzoli/Lorenzo Casé. Mais um modelo do fabricante italiano, partilhado por Devi Markozov/Aleksandr Frolov/Luca Persiani, ficou com a 3ª posição.

À tarde, com temperatura mais baixa, os tempos melhoraram e o carro #34 de Patric Niederhauser e Michel Frey fechou o dia com 1’24″710, média de 183,8 km/h. Thiriet/Beche vieram em segundo a 0″188 da dupla da Race Performance, enquanto o #38 de Oliver Turvey/Simon Dolan, no único Zytek inscrito, ficou com a terceira posição, já na casa de 1’25”.

Verdonck e Loan concluíram o segundo treino livre com o melhor tempo entre os LMPC inscritos, registrando 1’28″988, enquanto Jones e Catsburg ficaram em segundo, com o tempo de 1’29″012. Paul-Loup Chatin e Gary Hirsch fizeram o terceiro tempo em 1’29″193.

Na LMGTE, outra vez uma Ferrari foi a mais rápida – só que a #66 de Andrea Bertolini/Joël Camathias, em 1’30″486, pouco mais de um décimo abaixo do Porsche #77 de Ried/Roda/Tandy. Mowlem/Griffin ficaram em 3º na divisão, com Perazzini/Cioci/Leo em quarto e os franceses Emmanuel Collard/François Perrodo em quinto, no Porsche #75 da ProSpeed Competition.

Também como no treino matinal, a SMP Racing ficou na frente da concorrência na LMGTC, desta vez com o carro de Markozov/Frolov/Persiani, que cravou 1’31″940 contra 1’32″273 da #62 de Gai/Rizzoli/Casé. Em terceiro ficou a dupla formada por Nico Pronk/Peter Kox, a bordo de uma Lamborghini.

Confira aqui os tempos dos treinos livres. Para abrir os arquivos em PDF, é preciso ter o Adobe Reader.

Comentários