A volta do Iceman?

raikk-94fdRIO DE JANEIRO – Parece que Kimi Räikkönen vai voltar para a Ferrari. Pelo menos é o que diz o jornal finlandês Ilta-Sanomat, através de post dos patrícios da Autosport no site da revista lusa. O campeão mundial de Fórmula 1 de 2007 teria acertado seu retorno para Maranello após quatro anos, quando ‘aposentou-se’ para enveredar pelos Ralis.

Aos 33 anos, o piloto voltou ano passado pela Lotus e fez uma excelente temporada de retorno, com direito a vitórias nos GPs de Abu Dhabi em 2012 e da Austrália, neste ano.

Agora, fica a dúvida: o Iceman volta a Maranello no lugar de quem? De Fernando Alonso, que segundo dizem, negocia por debaixo dos panos sua saída para a Red Bull? Ou mesmo do brasileiro Felipe Massa, com quem Kimi dividiu a equipe por três anos?

Cartas para a redação.

Foto: Räikkönen em coletiva nos tempos de Ferrari (arquivo Autosport.pt)

Comentários

  • Segundo os boatos, Kimi teria como companheiro Felipe Massa novamente. Nesse cenário, alonso iria para a Red Bull…

    Eu, sinceramente, não acredito NEM UM POUCO nessa história. Alonso não sairá da Ferrari tão cedo, e acredito que Kimi permaneça na Lotus. Massa que não tem vaga certa, ainda, embora esteja bem encaminhado para continuar mais um ano na Ferrari.

    Aposto em Ricciardo na Red Bull.

  • Pra vc postar aqui é pq a fonte é confiável né Rodrigo? Que bomba…eu sinceramente gostaria muito de ver a dupla Alonso x Raikkonen na equipe italiana…

  • Se eu fosse o Kimi, não ia prá Ferrari, não… Prá quê? Lá ele já foi campeão, numa época em que ainda se aproveitava o legado de Todt, Brawn e cia… Bem melhor do que o momento atual.
    Agora, digo isso sem considerar os $$$$$$ de euros que pode envolver a negociação…
    Mas continuo achando que ele está melhor na Lotus.

    • O problema são os recursos limitados que a Lotus possui, o que acaba não permitindo um desenvolvimento mais aprofundado dos carros.

      Esse modelo atual, por exemplo, tem obtido ótimos resultados com o Kimi na boléia pela característica que vem sendo o norteador da temporada: baixo consumo de pneus.

      Se a Lotus conseguisse desenvolvê-lo melhor, fatalmente estaria na briga pelo título de construtores e o Kimi estaria em melhores condições no campeonato de pilotos.

      Por mais que eu não goste da Ferrari atualmente, acho que seria bom o retorno do Kimi à scuderia.

      O problema é: quem seria o colega de equipe, já que o Alonso é um bebê chorão trambiqueiro e o Massa é uma piada e ambos deveriam ter saído da Ferrari há umas duas temporadas.

  • Me parece que tudo isto pesou pela falta de grana da Lotus. A equipe não teria como segurar um medalhão como o Kimi e se duvidar até o Grosjean vai pra rua. Felipe Massa pode começar a rezar e fazer promessa para os Deuses porque, a encrenca azedou pro seu lado, o mais fraco é lógico!

  • O próprio Raikkonen disse uma vez que não voltaria para a Ferrari por não gostar do Montezemolo. Mas se o $$ for bom porque não né Raikkonen ? KKKKKKKKKKKK. Sendo assim não acho que o Alonso aceitaria um companheiro de equipe forte não. E aí tem mais uma: o Alonso iria querer pegar um cara forte como o Vettel ? Ou seja, o Alonso vai ter que ceder seja pra que lado for.

    • Boa mesmo, para onde quer que vá, Alonso tem difíceis oponentes, mas acho que o Raikkonen ele embolsa…já Vettel e Lewis…duvido…

      • Dizem que após aquele episódio da Malásia o Brawn perdeu prestígio dentro da Mercedes e que iria ser mandando embora no fim deste ano. E essa semana apareceu a fofoca no Autoracing1 de que ele era cotado para retornar a Ferrari.

  • Deve ir o Kimi e para team principal vai a Pamela Anderson.
    Só se a Ferrari enlouqueceu, mas também não falta muito para isso. Acho que são manobras de distração por parte de alguém. Acho que a Ferrari vai de Alonso e Hulckenberg para 2014. Raikonnen fica na Lotus mesmo e provavelmente vai ter que aceitar redução de salário. Há fortes sinais vindos de uma série de declarações a respeito de Alonso que garantem que Alonso está firme na Ferrari para, pelo menos, 2014. A meu ver Alonso já perdeu o bonde de uma mudança de equipe. Agora é tarde. Tá velhinho e vai terminar a carreira na Ferrari mesmo. A Ferrari teria dois pilotos com mais de 30 anos, e adiar a passagem de bastão para um piloto mais jovem. Pouco provável. Pode até ser que Alonso aceite em 2015 ir para uma equipe menor. Acho que a Ferrari não vai conseguir produzir um motor 1.6 turbo competitivo. Motores de baixa cilindrada, com muita potência fornecida por um sistema turbo, não é o forte da Ferrari. Ainda acho que a Ferrari vai ter muita dificuldade em criar os sistemas de recuperação de energia previstos para o regulamento 2014. Um dos problemas do Ferrari nos ultimos 2 anos tem sido o Kers, e em 2014 vamos ter “Kers” em dose cavalar. A Ferrari também tem muitas dificuldades nesta matéria. Alonso vai sentir que o fim de carreira se aproxima e o 3º título é apenas uma miragem.
    Rodrigo, se me permite mudar de assunto. Hoje vi uma foto, também na versão impressa da Autosport portuguêsa que sai às quartas, da corrida, ou melhor do evento, em Road America. Esta foto era uma potencial linha de largada para o futuro campeonato fusão da Grand Am e a IMSA. confesso que não tinha visto antes. Eram 60 carros alinhados. Uma loucura. A matéria alerta para que provavelmente serão muitos menos em 2014 depois da fusão, mas mesmo assim serão muitos. E se forem mais de 40 os interessados? Cabem na pista de Elkhart Lake? E em Watikins Glens? Só brincadeira.

  • História – ou estória – difícil de acreditar. Kimi e Montezemolo não se bicam. Alonso não aceitaria dividir a equipe com um outro grande piloto. Também não acredito que o espanhol vá sair da Ferrari, até porque o patrocinador principal da equipe é o banco espanhol que está vinculado ao piloto ibérico.

    Para mim isso está mais para uma jogadinha combinada do empresário do finlandês com alguns caras da imprensa ou até da Ferrari para acelerar a sua contratação pela Red Bull. Depois que a Lotus parecer estar com problemas financeiros e a pressão para a promoção de um piloto do programa dos austríacos pode ter reduzido o valor de mercado de Raikkonen. Nada como aumentar a concorrência para garantir um salário e condições melhores na Red Bull.

  • Rodrigo,
    Boa tarde,
    Minha primeira vez nos comentarios, mas o leio todos os dias.
    Sobre Kimmi, li em outto blog, acho que do Fabio Seixas, nao tenho certezauma declaracao dele dizendo “minha decisao vai parecer estupida para muita gente “.
    Acha que isso pode ser um indicio ou apenas coincidencia?
    Desculpe a falta de pontuacao. Escrevo de um celular.
    Obrigado.

  • tinha lido sobre essa mais recente novidade da silly season no blog do Gomes, mas aqui há o adicional da ida de Alonso pra dividir box com Vettel – e então estarei torcendo fortemente para que assim aconteça , com Massa mantendo seu posto e reavendo um team mate com quem pode conviver bem, e o irascível espanhol indo perturbar a vida confortável do atual tricampeão mundial.
    a mim como espectador , um panorama perfeito para ano que vem.