Dome vence os 1000 km de Suzuka; Oliveira é 4º

H24-006

RIO DE JANEIRO – A Dome levou a melhor na disputa da 42ª edição dos 1000 km de Suzuka, 5ª etapa do Campeonato Super GT do Japão. Com 38 carros no grid, o #18 de Fred Makowiecki/Naoki Yamamoto levou a melhor após uma bela luta com o Nissan dos bicampeões Masataka Yanagida/Ronnie Quintarelli, que largaram da pole position a bordo do carro #23. A dupla vencedora completou as 173 voltas em pouco mais de 5h55min de disputa, com catorze segundos de vantagem para os rivais.

A 3ª posição ficou com o Lexus SC430 de Kazuki Nakajima/James Rossiter, da equipe Petronas Tom’s. Isto fez com que os três fabricantes da GT500 ocupassem os três lugares do pódio na divisão principal do campeonato. João Paulo de Oliveira e seu parceiro Tsugio Matsuda fizeram uma excelente corrida e terminaram em 4º lugar, não muito longe do #36. Foi um ótimo resultado para quem saiu da 11ª posição do grid.

Takuya Izawa e Takashi Kogure, que chegaram aos 1000 km de Suzuka como líderes do campeonato, caíram para quarto lugar na pontuação. A dupla do Honda #100 do Team Kunimitsu chegou apenas em décimo, somando dois pontinhos. O segundo posto deu a Quintarelli/Yanagida a liderança do campeonato com 42 pontos, um apenas a mais que João Paulo de Oliveira/Tsugio Matsuda, que estão vivíssimos na briga pelo título.

Na GT300, mesmo com um problema inesperado a poucas voltas do fim, venceu o Subaru BR-Z da equipe R&D Sport. O carro #61 de Tetsuya Yamano/Kota Sasaki/Takuto Iguchi completou no total 161 voltas, uma a mais que o Mercedes SLS AMG GT3 #52 da Okinawa-IMP guiado por Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya/Naoya Gamou e por outro carro do fabricante alemão, este partilhado por Haruki Kurosawa/Tsubasa Kurosawa/Akihiko Nakaya.

Com o 5º lugar, Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama, do Team Mugen, ampliaram a liderança no campeonato, com 57 pontos somados, contra 44 de Yamano/Sasaki e 42 das duplas formadas por Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim e Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya.

A 6ª etapa acontece no circuito de Fuji em 8 de setembro. Ano passado, quem ganhou esta corrida foi justamente o Nissan de João Paulo de Oliveira/Tsugio Matsuda. Fica a torcida para que eles bisem a conquista, que seria excepcional para que a dupla do Calsonic Team Impul possa brigar pelo título de verdade.

Comentários